Populares Mês

terça-feira, 9 de setembro de 2014


Gonçalo Paciência não tem aquela ratice, capacidade para trincar a língua, deixar a pele em campo, que o pai, Domingos Paciência, tinha - como é possível um jogador tão magrinho ter tanta alma e tanta raça, perguntavamos nós ao ver jogar o Paciência mais velho -, mas em habilidade pede meças ao progenitor. Também precisa de ser mais objectivo, mais pragmático, privilegiar o golo, se necessário, com as costas ou de bico, ao golo bonito, de antologia. Mas Gonçalo tem um grande talento e potencial para evoluir, tornar-se um ponta-de-lança de referência no F.C.Porto e na equipa de Portugal. Não tem sido muito bafejado pela sorte, já teve várias lesões graves, a última na sexta-feira ao serviço da selecção sub-21 e que o atirou novamente para a sala de operações - felizmente a lesão não foi tão grave como se chegou a temer, os ligamentos não foram afectados... Mas tem apenas 20 anos, ainda está muito a tempo de fazer a carreira que o seu talento perspetiva.
Força, Gonçalo, não há mal que sempre dure...

Curioso, no mínimo, que tendo Lopetegui melhor grupo em qualidade e quantidade que Paulo Bento, ainda por cima sem Cristiano Ronaldo, o treinador do F.C.Porto tenha sido tão causticado por só meter Quaresma a 5 minutos do fim, não o convocar para um jogo, mantê-lo no banco noutro e quase ninguém se lembrar de Quaresma quando Paulo Bento, mais uma vez se esqueceu do nº7 do F.C.Porto, mesmo com pouca margem de escolha. Por onde andam os defensores de Quaresma?

Há críticas que nos deixam felizes, elogios que nos causam desconforto. Há entrevistas que definem pessoas e instituições.
Quando a RTP Informação, vai ouvir Mário Figueiredo, que por acaso e por inerência, é vice-presidente da FPF, mas que tem um conflito declarado com o resto da direcção federativa e em particular com o presidente Fernando Gomes, no dia seguinte a uma derrota vergonhosa da selecção, está a definir o seu critério editorial, critério que deixa muito a desejar.

Quando Mário Figueiredo, agora!, dia seguinte a uma das mais inexplicáveis derrotas da selecção portuguesa de futebol, vem dizer que o contrato com Paulo Bento não devia ser renovado antes do mundial, está a mostrar aquilo que verdadeiramente é: um indivíduo de carácter mais que duvidoso, alguém que aproveita a maré para cavalgar a onda.

Quando Mário Figueiredo presidente de uma Liga completamente à deriva, sem qualquer credibilidade e à beira do abismo, luta desesperadamente, qual lapa, para se manter agarrado à rocha, que é como quem diz, agarrado ao tacho, não admira que a velha, requentada e bafienta cassete do papão F.C.Porto seja trazida à colação. É uma questão de sobrevivência. Foi o que aconteceu mais uma vez ontem. Também os elogios ao presidente do Sporting não são surpresa - recorde-se que os chorões de Alvalade foram um dos pouquíssimos clubes que apoiaram o actual líder da Liga. Bruno e Mário estão bem um para o outro, na demagogia, populismo e trauliteirismo.

Ah, não posso deixar de me rir às gargalhadas quando alguém como Mário Figueiredo diz que a estrutura da FPF, onde estão, entre outros, Pauleta, João Vieira Pinto e Humberto Coelho, não percebe nada de futebol.

Conclusão:
Enquanto esta criatura, na mesma linha do seu inenarrável presidente da assembleia geral, disser certas coisas, disparar contra o F.C.Porto, vai ter sempre aceitação, mesmo que nada o recomende enquanto dirigente desportivo.

Notas finais:
Casemiro, consciente que para Miguel Sousa Tavares o único bom jogador com nome começado pela letra C, chama-se Candeias, já pediu ao F.C.Porto para passar a ser conhecido por Henrique.

O senhor Tavares, prenuncia que Quaresma vai ser encostado no F.C.Porto e com isso ataca Lopetegui, mas atira-se com tudo ao seleccionador e também ele esquece do ostracismo de "Harry Potter" na selecção?


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset