Populares Mês

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A cara do Huguinho Gilberto, quando Miguel Guedes começa a desfiar o novelo do andor, é digna de ver e registar. Aqui, taliscadas em movimento.

Com o terreno encharcadíssimo - o jogo esteve em vias de não se realizar -, propício a choques e por isso tornando a vida difícil aos jogadores que, note-se, não têm ABS, logo a margem de tolerância devia de ser maior por parte dos árbitros, Maicon teve uma entrada imprudente no jogo frente ao Boavista, foi expulso. Bem expulso, disse-o na altura, mesmo que pelo menos o chinês do Boavista, Wei Shihao, também devesse ter ido tomar banho mais cedo. O F.C.Porto não ganhou, ninguém culpou o árbitro, mas todos ou quase todos, disseram ficar à espera para ver se o mesmo rigor tido com o central do F.C.Porto era para manter em relação a outros clubes, particularmente em relação ao clube do regime. Não foi preciso esperar muitos dias para verificarmos que os critérios eram diferentes. Enzo e Samaris tiveram entradas brutais às pernas dos adversários, Maxi é um caceteiro de créditos firmados, expulsões directas nem vê-las, duplos amarelos também são muito poucos. Ontem, com o Benfica em vantagem pela diferença mínima e já com amarelo, Talisca travou um contra-ataque com uma falta grosseira, dupla razão para ver o segundo e vir para a rua. Xistra parou o jogo, quando devia ter dado a lei da vantagem, ia para sacar do cartão, mas viu que era o segundo, arrependeu-se, marcou apenas a falta. Viria a mostrar o segundo amarelo ao brasileiro já no fim do jogo, a pedido, num lance em que era vermelho directo - qual a diferença entre a entrado de Maicon contra o Boavista e de Talisca no jogo do Funchal? Nenhuma, o jogador do F.C.Porto até tinha por si a atenuante do estado do terreno - ver resumo. Não vou especular se com menos um o Benfica não ganhava o jogo, não vou fazer como faz, por exemplo, Bagão Félix, o papa-hóstias e dizer que o Marítimo contra o F.C.Porto joga de uma maneira, contra o clube do regime de outra, que o Guimarães da Luz não teve nada  a ver com o que empatou com o F.C.Porto ou ganhou ao Sporting. Não vou por aí, mas era importante que os critérios fossem uniformes, entradas iguais, cartões iguais, que Xistra fosse chamado a explicar-se porque não mostrou o segundo amarelo a Talisca quando parou a jogada para mostrar cartão e depois recuou...
Entretanto, Xistra teve nota 6 para o panfleto da queimada, Artur Soares Dias, como referi ontem, nota 4. É assim que se condiciona e se passam as mensagens. Quem arbitra o F.C.Porto e em caso de dúvida, não tem o benefício merecido, é penalizado, quem arbitra o Benfica, mesmo com certezas é beneficiado. Cá dentro é isto que se sabe, na Champions, seis jogos, três exulsões. Quem quiser que tire conclusões. Mas é assim, escorado neste andor, que o catedrático já está novamente cheio de papo, de volta à arrogância e à bazófia. Atenção!, isto ainda não acabou...

Notas finais:
A Antena 1 fez um balanço das arbitragens na primeira-volta do campeonato. Quem foi ouvir? A APAF.
Fantástico!

Só convidam ressabiados e eles aproveitam. Depois de Octávio, o catedrático do terceiro mundo, mas despedido por incompetência.
Em relação ao que disse Manuel José na Renascença, apetecia-me dizer muita coisa, mas apenas vou dizer o seguinte: é legítimo convidar para analisar a primeira-volta do campeonato e por consequência, a prestação do F.C.Porto, um indivíduo que sempre que abre a boca em relação aos Dragões, mostra o mais requentado ressabiamento? Não me parece. Não se devia convidar ninguém que tivesse qualquer parti pris em relação a um clube.

É legítimo um treinador, o único na história do futebol português que foi despedido por incompetência, colocar em causa a qualidade do treinador do F.C.Porto, utilizando como argumento comparações especulativas com Paulo Fonseca ou o facto de Lopetegui ter sido guarda-redes? Lopetegui foi seleccionador espanhol no escalão sub-21, foi campeão europeu, pelas suas mãos passaram alguns dos agora melhores jogadores de Espanha. Não é alguém que apenas tem currículo no terceiro mundo, que tem legitimidade para tratar assim um profissional digno e que tem sido correctíssimo para com todos os agentes do futebol português. Uma vergonha, dupla vergonha, portanto.

Foto do Marítimo-Benfica, sacada da página do facebook de Fábio Silva.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset