Populares Mês

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016


Depois de ultrapassar com sucesso uma montanha, digamos, de 1ª categoria, para não ferir a susceptibilidade dos nossos "amigos" da Luz e quando muita gente dizia que não tinha capacidade para tal, o F.C.Porto tem amanhã ao final da tarde mais uma montanha pela frente, esta muito mais difícil, de categoria super-especial. As rampas Reus, Aubameyang e Mkhitaryan, por exemplo, são terríveis, vão obrigar a um muito maior esforço e concentração, atitude e coragem, personalidade e qualidade, porque só assim, com estes itens competentemente preenchidos, o Dragão poderá sair do Signal Iduna Park incólume e com as aspirações intactas. Não estão algumas figuras importantes, mas há "aguadeiros" prontos a substituí-los a preceito e de forma que a camisola às riscas azuis e brancas possa continuar na luta e a acreditar que pode cortar a meta de Basileia em primeiro lugar. Sim, porque passar este gigante, por alguns considerado inacessível, é um grande passo em frente e a partir daí tudo será possível.

O árbitro é o italiano Luca Banti, auxiliado por Lorenzo Manganelli e Alessandro Giallatini, tendo como assistentes adicionais Marco Guida e Andrea Gervasonie como quarto árbitro Andrea Padovan, todos da mesma nacionalidade.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton, João Costa e Casillas;
Defesas, Verdasca, Marcano, Martins Indi, José Ángel e Layún;
Médios, Francisco Ramos, Herrera, Sérgio Oliveira, André André, Evandro e Rúben Neves;
Avançados, Brahimi, Aboubakar, Marega, Varela, Suk e Corona.

Equipa provável:
Casillas, Layún, Martins Indi, Marcano e José Angel, Rúben Neves, Sérgio Oliveira e Herrera, André André, Brahimi e Aboubakar. 


Antevisão de José Peseiro:
Iván Marcano está em condições?
«Ainda não temos essa certeza. Certeza tenho que os 11 que vão jogar têm toda a nossa confiança.»

Este é um jogo difícil. É assim que o vê?
«Dentro dessa avaliação, é o jogo mais difícil. Os outros já passaram. É a convicção, a certeza da dificuldade do jogo. Contra uma equipa que é forte em qualquer momento dos jogos. Tem bons jogadores, está em 2º numa liga forte. É tudo argumentos a favor do Borussia Dortmund. A solidariedade tem de ser total, superação quando não tivermos a bola. Defender todos e bem nessa processo. Mas pela riqueza, pela qualidade, quando tivermos a bola temos de acreditar e fazer o Borussia correr e colocá-los em posição de não conforto. Temos dois jogos e queremos passar. Queremos levar para o Porto a solução desta eliminatória.»

FC Porto favorito à Liga Europa. Aceita? 
«Aquilo que é a história dos títulos do FC Porto faz todo o sentido. Eu sou treinador do FC Porto, a minha responsabilidade aqui é essa. Estou focado no FC Porto. A final de 2005? Não se trata de lembrar, sou apenas treinador do FC Porto. Vamos defender muito mais do que estamos habituados. Mas queremos fazê-lo bem.»
 
É legítmo pensar numa equipa diferente para este jogo?
«Acho que já dei uma resposta. Esta equipa vai obrigar-nos a defender com mais gente. Todos, e isso não tem a ver com mais médios, defesas, ou isso, têm defender.»
 
Vai adaptar a sua deia de jogo com a forma de jogar do Dortmund?
«Cada um tem a sua ideia, os seus recursos mas tem a ver muito com as qualidades dos nossos jogadores. Deixe-me fazer uma correção: parece que viemos aqui para defender, mas não é só isso. Queremos ser também afirmativos.»
 
Aceita sair com um empate?
«Se não pudermos ganhar, o empate será o melhor. Para levarmos daqui um bom resultado temos de ser melhores que nunca.»  
 
Marcano está clinicamente apto. O que falta? Empréstimo de Maicon foi a melhor solução?
«Marcano só irá a jogo se tivermos a convicção se pode jogar ao mais alto nível e não agravar a lesão. Quanto a Maicon, foi a melhor solução encontrada por todos e desejo-lhe felicidades.»
 
Antevisão de Hector Herrera:
O clássico foi importante para encarar este jogo com outra confiança?
Ganhar um clássico é sempre importante. Dá-te confiança. Era importante para virmos mais confiantes e com mais vontade para enfrentar este jogo.
 
Qual a estratégia para superar as ausências? 
«Faltam jogadores importantes dentro do grupo, mas dentro do grupo há outros que podem fazê-lo muito bem. Vão ocupar esses espaços e vão dar o melhor à equipa.» 
  
Dortmund tem média superior a três golos por jogo e como parar Aubameyang?
«Não me fixo tanto em quem vou enfrentar. Trato de cumprir dentro de campo. Não sou de estar muito focado na outra equipa. Amanhã vai ser um jogo bonito, um que qualquer um de nós gostaria de estar e levar um bom resultado para casa.»
 
Pode jogar Verdasca. Como é que os mais experientes acolhem os mais novos? 
«Dando-lhes confiança, fazendo-os sentir parte do grupo e isso é importante.»
 
Transição para a Liga Europa traz mais responsabilidades? Herrera já pensa no ambiente?
«É sempre importante, seja Champions ou Liga Europa. Tem a mesma importância. Abstrair-me? Um jogador gosta de jogar perante muita gente que não parem de cantar. Será um ambiente lindo e vamos desfrutá-lo.»
 
Face às ausências de Maxi e Danilo, pode actuar como lateral-direito? 
«Se o treinador entender que devo jogar a lateral-direito, não tenho problemas. Estou sempre preparado para ajudar a equipa e darei o meu máximo mesmo quando não jogar na minha posição»
  

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset