Populares Mês

sábado, 19 de novembro de 2016


Neste momento e no que toca ao F.C.Porto, aplica-se o ditado popular: casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. Isto fica difícil de gerir, há opiniões para todos os gostos e paladares, a internet permite quase tudo, até que por aqui apareçam alguns valentões a reclamar Assembleias Gerais Extraordinárias, mas depois nem sequer têm coragem de criar um perfil. É gente anónima e cobarde. De certeza que não é com gente dessa que o F.C.Porto contará e melhorará no futuro. Como eu não tenho agenda, sou um homem livre, independente, que não se deixa condicionar e do F.C.Porto só quero vitórias e títulos, mesmo desencantado, desiludido, amargurado com um situação que em vez de melhorar, parece que ainda vai piorar, vou continuar a trilhar este caminho, sabendo que não posso agradar a gregos e a troianos. E sendo assim, quero deixar desde já muito claro o seguinte: não contem comigo para reduzir tudo que se está a passar no F.C.Porto aos erros dos árbitros. A principal razão é porque isso só serve para desresponsabilizar dirigentes, técnicos e jogadores.

Peguemos no exemplo mais recente, o jogo de ontem.
Andarmos há anos a ser martelados e não reagirmos a nada, permitindo com um silêncio cúmplice que os Capelas desta vida nos faltem sistematicamente ao respeito, usem os critérios que lhe dão jeito, mas sempre contra o F.C.Porto, é culpa de quem? Já repararam a agressividade com que estas equipas jogam frente ao F.C.Porto, em comparação com os nossos rivais?
Ontem, João Capela, que é uma espécie de código postal e certificado de garantia do clube do regime - com ele a arbitrar o Benfica nunca perde; já o F.C.Porto é ao contrário: raramente ganha e muitas vezes, como ontem, é claramente prejudicado -, errou e errou muito, mas atendendo ao histórico do ladrãozinho, alguém disse alguma coisa antes? Não, não se pode pressionar os árbitros antes dos jogos. Pois não, mas chegamos agora ao futebol, andamos a dormir, não sabemos fazer o que fazem os outros? Não é verdade que eles passam as mensagens que querem através dos seus canais de propaganda, recadeiros e freteiros mobilizados? Capela tinha de saber antes do jogo que não queríamos ser favorecidos, mas se nos prejudicasse não íamos ficar calados. O que aconteceu? Um treinador que de três, só viu um penálti, uma reacção que não provoca danos no Dragões Diário. Estamos fora da Taça? Paciência, terça-feira há mais? Não, era já hoje uma conferência de imprensa, presidente, responsável pelo futebol, treinador, capitães e a deixar claro que Chaves foi a gota de água.

Somos constantemente desrespeitados, insultados e achincalhados por uma comunicação social sem ética e deontologia, sectária, facciosa, desonesta, com dois pesos e duas medidas, que não só não dá os destaques que o F.C.Porto justifica e merece, como ainda o desrespeita constantemente, condiciona, manipula e tem grande influência no dia a dia no nosso futebol e é culpa deste deixa andar é de quem? Por falar nisso, as lixeiras da queimada e da cofina - já viram a capa de hoje deste último? - vão continuar a frequentar alegremente as nossas instalações e nas conferências de imprensa a fazer perguntas aos nossos técnicos e jogadores?
 
E em cinco penáltis, marcar dois, é culpa de quem? 
Em três jogos para as competições internas, não ganhar um e pior, marcar apenas um golo, é culpa de quem? A este propósito, gastar mais de 25 milhões em defesas e à última hora gastar mais 6 num avançado com características particulares e que não é um matador, é culpa de quem?
Só fazer uma substituição e aos 78 minutos, é passar uma mensagem que se quer ganhar nos 90 minutos ou que desde muito cedo se tem na cabeça o prolongamento?
Acabar o tempo regulamentar claramente por cima do jogo, com uma superioridade que obrigava o Chaves quase apenas a defender e no prolongamento meter um médio e um defesa adaptado a médio, é o quê? 
Ter Brahimi no banco, é para quê? Se nunca entra, mesmo quando entra pelos olhos de toda a gente que devia entrar?
Não dar lista dos convocados para que o Setúbal, Arouca, Chaves, etc., não fiquem a saber quem vão enfrentar, é o quê? 
Ser Porto é dar sinais que até dessas equipas que nos são claramente inferiores, temos receio? Coragem e ousadia, arriscar para ganhar, não é de certeza. A sorte protege os audazes, não protege os medrosos. O F.C.Porto não construiu o seu sucesso com treinadores que antes de querer ganhar, tinham medo de perder.

Concluindo:
Falar dos árbitros, sim, sempre que tivermos razão! Como já disse muitas vezes, se o que se está  passar connosco fosse com o clube do regime, nem quero imaginar, há muito tempo que o futebol português já estava a ferro e fogo, mas nunca podemos reduzir tudo aos erros dos árbitros. Não foi assim que conseguimos atingir um patamar de excelência, nos tornamos no melhor clube português e um grande do futebol mundial.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset