Populares Mês

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017


Marega brilhou no Marítimo, está a brilhar no Vitória S.C., onde já tem 10 golos no campeonato, mesmo tendo cumprido castigo e esteja agora na CAN, Soares só tem 6, logo, não faz sentido a contratação do avançado dos vimaranenses. Há quem faça, mas eu não faço este tipo de raciocínio, há muitos outros factores a ter em conta, desde a capacidade para aguentar a pressão de jogar num clube de exigência máxima como é o F.C.Porto; até ao contexto em que se veste a camisola azul e branca; passando pela capacidade do treinador ter ou não capacidade para tirar de cada jogador aquilo que ele pode dar; sem esquecer a forma como uma massa adepta causticada por más decisões e três anos de seca, o que a torna menos tolerante, quer tudo para ontem, não tem paciência, à primeira má impressão, casca logo.
Dito isto, aquilo que vi de Soares não foi muito, o que vi não me chamou a atenção, muito menos me impressionou, por isso se me perguntam: Soares é fixe? A resposta só pode ser: não sei. Uma resposta cautelosa, porque já vi jogadores por quem não dava nada, serem belíssimas surpresas, já vi o contrário.
Como as coisas no F.C.Porto não estão para brincadeiras e, definitivamente, temos de deixar de comprar por comprar, apertando os critérios e gerindo o pouco dinheiro que temos com muita cautela; junto com o facto do actual responsável pelo futebol do F.C.Porto, ser alguém com conhecimentos e provas dadas na área do Scouting - o seu trabalho no Shakhtar é reconhecido, mais até que quando era o responsável pela mesma pasta no Dragão; faz-me acreditar que Soares tem algo de diferente em relação aos jogadores que temos, pode ser uma mais valia para o ataque portista. Pelo menos merece o benefício da duvida.

Já sobre o jogador do Chaves, Rafael Assis, também dado como certo no F.C.Porto, embora só na próxima época - tenho pena que não venha já -, se por um lado também não vi muito, aquilo que vi deixou-me muito bem impressionado. Grande pulmão, forte na recuperação da bola, com bola, critério e qualidade no passe, capacidade de rapidamente transformar um lance defensivo numa transição ofensiva perigosa.
Teoricamente, Assis é um jogador à Porto, se o futebol não fosse fértil em surpresas... diria que vai pegar de estaca. Mas pelas razões que apontei anteriormente, nada é garantido.

Silvestre Varela deixa definitivamente o F.C.Porto e vai jogar nos turcos do Kayserispor.
Silvestre Varela, também conhecido por Drogba da Caparica, foi ao serviço dos Dragões um profissional sério, respeitador, um jogador importante com Jesualdo Ferreira, esteve em grande na notável época 2010/2011, em que o F.C.Porto de André Villas-Boas ganhou tudo que era importante, incluindo a Liga Europa. Ultimamente era um mal-amado, mas como sou um portista com memória e aqueles que nos servem com profissionalismo, merecem todo o meu respeito, desejo a Silvestre Varela toda a sorte do mundo e muitas felicidades nesta nova etapa da sua longa e muito meritória carreira.

Postal para Vítor Pereira, o último treinador a ganhar um campeonato no F.C.Porto e que foi bi-campeão nos Dragões.
- Caro Vítor, com a legitimidade de quem te defendeu sempre com unhas e dentes e isso valeu-me até algumas chatices e incompreensões junto de amigos tão portistas quanto eu, deixa-me dizer-te o seguinte:
Que digas que amanhã, se for o caso, treinarás Sporting ou Benfica com a mesma paixão com que treinaste o F.C.Porto, só te fica bem, profissional a sério só pode ter essa postura.
Que digas que o F.C.Porto foi arrogante e autista na forma como encarou os teus dois títulos, pensando que tudo eram facilidades e não vendo os sinais que já eram notórios, também nada contra, é um sentimento que partilho, já aqui o expressei por várias vezes.
Mas Vítor, como alguém que gosta de ti, se me permites, dois conselhos:
Primeiro, não vás no canto de algumas sereias, de alguns vendilhões do templo, que só te querem ouvir a bicar o F.C.Porto - ultimamente virou moda, quem quiser mandar umas bocas contra o F.C.Porto tem todas as portas abertas nalguma escumalha da comunicação social.
Segundo, meu caro Vítor, humildade, por favor. Vamos ver quando o F.C.Porto volta a ganhar? O que tinhas tu ganho antes de treinar o F.C.Porto? Nada, andavas pela segunda Liga. O que ganhaste depois de deixar o F.C.Porto? Nada. Mais, estás a treinar na segunda divisão alemã.
Portanto, meu caro, se tens alguma mágoa, ultrapassa-a rapidamente, foi graças ao F.C.Porto que te tornaste um treinador com visibilidade e se o teu trabalho merece ser reconhecido, não consta que alguma vez te tivesse faltado apoio, mesmo quando isso custou ao F.C.Porto alguns milhões de euros, pela forma apressada como teve de se desfazer de alguns activos com quem estavas em claro litígio.

PS - Faleceu Carlos Alberto Silva, treinador bi-campeão no F.C.Porto, épocas 1991/92 e 1992/93.
Paz à sua alma. À família enlutada e ao F.C.Porto, os meus pêsames.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset