Populares Mês

terça-feira, 26 de dezembro de 2017


Nesta época festiva entre o Natal e o Ano Novo, o FC PORTO lidera em conjunto com o Sporting, o campeonato nacional. E lidera em conjunto por factores que lhe são adversos, senão seriamos primeiros isolados, com toda a justiça e mérito.
Ora neste FC PORTO de Sérgio Conceição(SC), que vai derrubando muros atrás de muros, leva a que a grande maioria dos adeptos do FCP, engula tudo aquilo que disse no principio de época, e eu, confesso, sou um deles. E ainda bem que assim é! Se há coisas no futebol que mais nos agradam é saber que nos enganamos redondamente nos nossos terríveis prognósticos.
Começando pelo treinador, Sérgio Conceição tem uma rara virtude, algo que dificilmente se encontra entre os treinadores, sejam eles de elite ou dos amadores: adaptou-se à equipa!
Vendo as limitações do plantel e as suas características, SC soube adaptar-se ao plantel, ver como ele é e jogar da forma que mais se coaduna com a matéria-prima que tem ao seu dispor. Sabendo que Danilo, Herrera, Marega, Brahimi e outros não são jogadores de posse, SC soltou a equipa para um futebol mais vertical, mais rápido a chegar à baliza, mais agressivo e mais fluente.
Os resultados estão à vista. A equipa marca golos atrás de golos, pelo menos sempre mais um ou dois que o adversário.
Contudo, não se pense que este futebol é de biqueirada prá frente! Não é, não. É futebol de passe e diagonais, de pressão alta.
O plantel, que desde o principio se diz curto e de qualidade duvidosa, pois bem, deu uma valente bofetada de luva branca a quem assim pensou. Sentimos que é curto porque os nomes não são sonantes como eram há uns anos atrás, mas quando vemos que Filipe não joga e Reyes faz e bem o lugar dele e até marca golos; quando vemos um ÓIliver que não calça neste futebol de SC mas que tem em Herrera o maestro onde todo o futebol portista é pensado. Herrera que tem o dom da ubiquidade, pois está em todo o lado, até na minha casa a partir-me sofás…; quando vemos um Danilo que só tínhamos conhecimento de futebol defensivo, até chegamos a considerá-lo como uma boa alternativa a defesa central, emergir, evoluir e mostra à nação portista que também sabe galgar quilómetros com a bola dominada, sabe lá estar nas bolas paradas; um Marcano que enerva de tão calmo que é; um Alex Telles que, ou me engano muito ou não o veremos mais no Dragão na próxima época; um Ricardo que apesar de oscilar defensivamente, ataca com técnica e virtude que não se vê em muitos defesas laterais; Maxi e a sua experiência; Aboubakar e o golo; a maior especulação, a mais discutida e badalada substituição; José Sá!, Sá um rapaz que para o nacional-parolismo nada diz, não é motivo de capa, não é tido nem achado, um guarda-redes que não sendo um Svilar (não marca golos… na própria baliza), nem Varela (não enterra a equipa), porque mora a 300 quilómetros de um centralismo estúpido e bacoco, mostrou que a passagem de testemunho de Casillas foi acertada, benéfica para o FC PORTO e para o futebol português. SC teve neste caso um grande par de, enfim, coragem a rodos para tirar um mega e super estrelado veterano e pôr um jovem ainda sem reais provas dadas, a não ser um estupendo campeonato da europa de sub qualquer coisa onde brilhou mais que… Varela que foi seu suplente! Um jovem que ainda tem muito, mas muito para progredir. Ver portistas a clamarem pela volta de Casillas, não só me entristece, como me leva a pensar que ainda há muita gente para quem o que é estrangeiro é que é bom. 
E Marega? Pois bem Marega é o exemplo perfeito de que nem só de pianistas vive o mundo. Também é preciso ter em consideração os bombos. E quando estes bombos são dos que não racham, dos que não quebram, pois bem que sejam muito bem-vindos. Marega é o exemplo perfeito da mentalidade que SC impregnou no FC PORTO! Aqui não há toscos. Há jogadores de futebol! Quando Marega pega na bola, os nossos corações param, as nossas pernas tremem e os nossos olhos arregalam…
Ao contrário de alguns bazófias que pedem prendas de Natal (leia-se mais reforços), SC apenas pede que não saia ninguém do núcleo duro. Apenas quer que este plantel se mantenha unido, esforçado, dedicado e combativo. SC pode não ter champanhe, mas tem um vinho do Porto vintage!
Primeiro lugar, melhor ataque, melhor defesa, Champions, Taça de Portugal e até mesmo a desdenhada taça SLB(Senhor Lucílio Baptista)!!! … Só um parvo poderia pedir mais e melhor!
Se estes atributos se mantiverem, de certeza absoluta, que contra ventos e marés, contra padres e missas, provocações de uma CS que além de sabuja e prostituída pelo clube do regime, estaremos todos juntos a festejar o titulo de campeão nacional em Maio.
E que linda é a Avenida dos Aliados quando o FC PORTO lá festeja!
Um feliz Ano Novo a todos os portistas em geral e ao Manuel Vila Pouca em particular, um portista dos sete costados.
Afinal… o melhor ainda está para vir!

PS - Apenas para dizer que o MST acaba o ano em grande...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset