Populares Mês

quarta-feira, 24 de abril de 2024


Quando Francisco saiu do FCP recordo o que disse:

«Não costumo precipitar-me, dizer alguma coisa antes da confirmação oficial, mas...

Francisco Conceição(FC) é um jovem com grande talento, potencial, tecnicamente evoluído, tem raça, vai para cima sem medo, estava no plantel principal e jogava por mérito próprio e não por ser filho do treinador. Estava num clube ganhador e que compete sempre ao mais alto nível, junto da família, dos amigos, o clube ideal para evoluir, naturalmente, crescer, ganhar experiência e daqui a algum tempo, como aconteceu com outros jovens da formação do F.C.Porto, sair por valores na casa das dezenas de milhões de euros. O argumento de querer sair para crescer longe das polémicas e de um clima tóxico, é conversa, tanga, apenas um pretexto. Não estarei a especular, longe da realidade, se disser que a esmagadora maioria dos portistas pensa assim, e se alguns cartilheiros, jornalistas entre aspas, analistas  e afins polemizam, isso não acontece com FC, acontece com todos aqueles que servem o F.C.Porto, clube ganhador e que acabou com o monopólio dos clubes da capital dividirem entre si os títulos do futebol português - coitados daqueles que estando no F.C.Porto não estão preparados para mentiras, difamações, especulações, polémicas a partir do nada, dois pesos e duas medidas... Pior se for alguém que é filho de Sérgio Conceição, sempre na berlinda, apenas porque treina os Dragões e tem sucesso. Quem está no F.C.Porto está numa das melhores universidades do mundo desportivo, fica preparado para o mais exigente dos trabalhos e nos mais duros e exigentes dos países. Sendo assim, não vejo nenhuma razão para que FC saia do F.C.Porto. A juntar a isso FC, li e ouvi, estava a negociar um novo contrato e que, entre outras coisas, passava por um aumento substancial da cláusula de rescisão. De repente, sem nada que o perspectivasse, passa-se por cima disso tudo e sai por 5 milhões, valor da cláusula do actual contrato? Um, é um crime de lesa F.C.Porto. Em 1º lugar por culpa de quem o dirige, incapaz de resolver o problema em tempo útil - porque fica a nítida sensação que não houve em relação a FC o mesmo empenho na renovação que houve com Diogo Costa e Fábio Vieira, por exemplo. Era filho do treinador, estava garantido, não era preciso muito trabalho, empenho? Dois, como tese: se alguém que praticamente nasceu no F.C.Porto, tem este comportamento, altamente lesivo dos interesses do F.C.Porto, os beijos na camisola tornam-se apenas actos banais, do mais puro cinismo. O portismo não se apregoa, pratica-se  - o tempo do amor à camisola já era, percebo muito bem, mas não se pode apregoar portismo ontem e sair do F.C.Porto desta forma hoje. Não há clubes de sucesso sem adeptos, principalmente dos genuínos, desinteressados, movidos apenas por uma paixão chamada F.C.Porto. São esses com a sua militância, os seus sacrifícios que mantêm e mantiveram em tempos difíceis a chama acesa, e esses percebem mal estas atitudes. Eu pelo menos percebo. Independentemente de tudo, repito, esta saída é um autêntico crime de lesa F.C.Porto.


PS 1 - Sobre isto é que o senhor presidente devia falar... E não para dizer o óbvio, o clube bateu a cláusula, o jogador quis... Não, é preciso aprofundar, falar verdade, não brincar com a inteligência dos portistas, divagando sobre tudo e não dizendo nada. É verdade que foi o amigo Luciano D’Onofrio que tratou da ida de FC para o Ajax? Porque razão não renovou em tempo útil Francisco Conceição? E Sérgio Conceição, vai dizer que não tem nada ver com o assunto? Tem e não pode refugiar-se na teoria que FC é um jogador como outro qualquer. Não é! Reconhecer o extraordinário trabalho de Sérgio Conceição ao serviço do F.C.Porto, pelo menos a mim não me tira o discernimento. Para mim, portista de sempre e para sempre, ninguém está acima do F.C.Porto.


PS 2 - Num clube /empresa, normal, o treinador é uma espécie de CEO, tem de estar em sintonia, ser totalmente solidário com a administração, não pode dizer que não é o responsável financeiro, só a parte desportiva lhe interessa. Mas como Sérgio Conceição tem sido absolutamente fundamental para que o F.C.Porto se mantenha com a cabeça fora de água, temos um treinador a jogar com isso e uma administração completamente refém do treinador - onde estaria a Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD se o actual treinador fosse mais um na linha de Paulo Fonseca, Lopetegui, José Peseiro ou Nuno Espírito Santo?  

Não podemos analisar a saída de FC do F.C.Porto sem passar por todas estas premissas. »


Quando regressou, isto:

«Francisco Conceição está de regresso tenho de dizer alguma coisa...

Saiu quando estava num processo de renovação nunca concretizado e por um valor simbólico. As razões, entre outras, sentia-se vítima de um clima tóxico por ser filho de quem era, não tinha o reconhecimento merecido. Deu-se mal, não se impôs, volta para o FCP e as razões que motivaram a saída estão ultrapassadas? Porque não renovou na altura e se fazia tanta questão em sair, porque não emprestado?

Jogadores que saem, dão-se mal, arrependem-se e regressam? FCP não era isto... »


Colocando as coisas como entendo devem ser colocadas, o senhor presidente não devia ficar por, "sempre acreditei que ia regressar"; "por isso até lhe guardei a camisola 10", etc. Devia explicar, como disse quando da saída e repito, porque é que um jovem com talento e potencial óbvio, saiu por 5, regressa pelo dobro, com um salário ao nível dos mais bem pagos e com uma cláusula que lhe permite receber 20% de uma futura venda? Isto sim, isto é que devia ser o foco da intervenção do senhor presidente. E não um auto-elogio propagandístico a poucos dias das eleições.


E por favor, poupem-me a beijos no emblema, juras de amor, ADN disto e daquilo. Poupem-me a treinadores e jogadores que jogam ou treinam dependendo de quem é o presidente. Poupem-me que sem JNPC acaba a mística, vem aí o caos e o deserto. Basta-me profissionalismo. Que quando envergam a camisola do F.C.PORTO, sim o clube chama-se F.C.PORTO, a honrem, respeitem dêem tudo por ela. A história do F.C.PORTO está repleta de profissionais que nunca proclamaram o seu portismo, mas foram muito mais portistas que aqueles que sistematicamente o proclamam, mas ao primeiro canto de sereia aí vão eles...



Fico feliz por constatar que o senhor presidente continua com um grande sentido de humor. Comparar o AVB com o amigo Luís Filipe é genial...


Pinto da Costa, a 21/nov/23: "Acha que algum treinador vai renovar contrato sem saber com quem vai trabalhar? Não quero envolver nenhum profissional de futebol nesta matéria"

Sérgio Conceição, a 2/fev/24: "Não é no fim de um mandato que se renova contrato com um treinador"

Depois de terem dito isto, o senhor presidente e o treinador preparam-se para renovar o contrato e por 4 anos a três dias das eleições. Mas do comportamento de ambos já nada me pode surpreender. E fico por aqui, quero manter o nível e respeito até ao fim... mas que tinha uma grande vontade de dizer algumas verdades, o que penso deste comportamento, ai isso tinha.
Espero que no sábado os sócios do FCP votem e votem contra esta forma de agir. Uma forma de agir onde vale fazer e dizer tudo e o seu contrário, mudar de posição como quem muda de camisa, ultrapassar todos os limites que se exige a quem tem um passado que devia dignificar e não pisar.
Nem o desespero justifica este tipo de atitudes.

Se a multidão que está no Super Bock Arena não é o PORTO, onde está o PORTO?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset