Populares Mês

terça-feira, 11 de dezembro de 2018


UMA REFLEXÃO SOBRE ANDEBOL
O que falta a Portugal para ter um andebol de topo? Qualidade individual? Mais e melhor
Formação? Investimento? Mais e melhores infra-estruturas? Mais Promoção/Marketing?
Um dos principais factores que diferenciava Portugal, relativamente aos principais países com sucesso na modalidade era a falta de experiência dos jogadores nacionais em grandes competições de clubes ou em ligas competitivas de grande nível. Nos últimos tempos, felizmente, este panorama tem vindo a alterar-se, com FC Porto e Sporting, por exemplo, a conseguirem qualificações regulares para fases de grupos da EHF Champions Legue e EHF Cup, com bons resultados, ou mesmo vitórias na EHF Challenge. Paralelamente, temos também assistido a uma galopante saída de jogadores nacionais, para algumas das melhores ligas profissionais europeias, tais como Polónia, França, Espanha e Alemanha e com evidente sucesso!
Obviamente, tudo isto tem originado um visível aumento de tarimba internacional nesses jogadores que, ao competirem com os melhores jogadores do mundo e ao serem treinados pelos melhores treinadores do mundo, com mais conhecimento técnico-táctico do jogo, desenvolvem exponencialmente a sua capacidade individual e colectiva. Outra das grandes diferenças que se evidencia no escalão de seniores consiste no trabalho físico dos jogadores, parâmetro FUNDAMENTAL que teremos de melhorar, se queremos atingir a elite do andebol. O trabalho de ginásio é algo que deve ser bem planeado e executado desde bem cedo, mas que em grande parte dos clubes nacionais não acontece por razões diversas, sejam financeiras (falta de infra-estruturas) ou simplesmente opcionais, por não fazer parte dos projectos dos clubes, o que significa que esse trabalho físico indispensável, seja realizado apenas na pré-época. No entanto, nem tudo é mau, pois apesar de no aspecto físico “perdermos” para vários países, existem outros aspectos que são mais trabalhados na formação, pelo que é normal os jogadores portugueses serem mais rápidos e mais evoluídos tecnicamente do que os atletas de outras selecções.
Mas se neste patamar as coisas estão neste cenário, é ao nível da formação que os resultados se mostram ainda melhores, ao ponto de as nossas selecções jovens estarem ultima e regularmente; a atingir fases finais de grandes competições, ao ponto de termos 2 jogadores sub-19, no Top-20 mundial: Luís Frade (pivô do Sporting) na 17ªposição e, principalmente, Diogo Silva (lateral do FC Porto emprestado ao Avanca) na 3ª posição! Diogo Silva foi considerado o jogador mais valioso no Europeu deste 2018, realizado na Eslovénia!
Resumindo, se conseguirmos formar atletas segundo um plano pautado pelo equilíbrio entre o trabalho físico e o trabalho técnico-táctico, será perfeitamente possível que os resultados internacionais possam ser ainda melhores, tanto a nível de clubes como de selecções (julgo que um factor influencia o outro) tornando a nossa liga mais competitiva. Para isso é fundamental um maior investimento em simultâneo de várias instituições, no sentido de dotar os clubes com melhores condições para os atletas poderem evoluir. Sem esquecer, obviamente da promoção massiva da modalidade, que passará por analisar e extrapolar o que de melhor é feito ao nível da educação desportiva, captação de jovens ou integração social, em países como Espanha, França e Alemanha, ou nos países nórdicos, por exemplo!

ANDEBOL
No andebol, a semana começou com um jogo difícil, na Maia, frente ao aguerrido e organizado ADA Maia, treinado pelo nosso ex-adjunto Prof. Rui Silva. A nossa boa vitória por 27-34 não espelha as reais dificuldades colocadas por uma equipa que foi, até agora, a única a conseguir derrotar o actual campeão do cashball Sporting! Com um 16-16 ao intervalo, o FCP teve em Miguel Martins e Angel Zulueta, ambos com 6 golos, os seus principais artilheiros, com o redes Thomas Bauer em bom plano, durante todo do jogo - resumo do jogo.

Já neste Sábado, conforme havia dito, o FCP defrontou o Boavista, para os 1/16 avos da Taça de Portugal. Num jogo bastante agradável de seguir, onde se jogou andebol num Dragão Caixa com uma assistência razoável, triunfámos por 26-40 (apesar de ser no Caixa estávamos como visitantes), com destaque para 2 jovens da formação: Miguel Pinto, na ponta direita ,com 4 golos e um redes de 16 anos (!!!) , de nome Francisco Oliveira, aqui e que promete e MUITO!!! - resumo do jogo

Próximo jogo: FC Porto – Arsenal CD (Campeonato Andebol 1) no Dragão Caixa / Ter. 11 Dez - 21h00 (Porto Canal)

BASKET
Após um pequeno interregno ao qual se seguiu uma boa vitória em casa, frente ao sempre incómodo Illiabum, o FCP deslocou-se este Sábado a Esgueira para defrontar a equipa local. Esperava-se um jogo para confirmar a reviravolta na nossa carreira desta época, já bastante desgastada, fruto de várias derrotas nacionais e internacionais, ou seja, um desempenho muito aquém para um clube como o nosso e a verdade é que o jogo foi bem mais difícil do que o esperado, com um Esgueira muito atrevido, servido por alguns norte-americanos com excelente técnica e que tornaram a nossa vitória MUITO suada! O resultado 82-93, não espelha as enormes dificuldades sentidas, pois o jogo apenas se resolveu mesmo no final, tardando em aparecer capacidade mental na nossa equipa, pois alguns jogadores revelam-se fracos neste aspecto…aqui
Continuemos a acreditar, pois é necessário acumular pontos para subir na tabela e poder disputar a primeira competição da época (Taça Hugo dos Santos) e garantir o melhor lugar possível no playoff, que irá decidir o campeão, no final da época. Ainda há tempo!!!

Próximo jogo: FC Porto – Vitória SC (Liga PB) no Dragão Caixa / Sáb. 15 Dez - 16h00 (Porto Canal)

HÓQUEI EM PATINS
No hóquei, também jogámos nesta última 4ª feira, frente a um HC Braga, que tinha como “cartão de visita” ser a única equipa a ter derrotado o regime/slb esta época. No entanto, com a nossa qualidade e com um miúdo muito talentoso de apenas 18 anos (Hugo Santos) a contribuir com um hat-trick, não demos hipótese aos bracarenses, sobretudo na 2ª parte, vencendo por claros 8-2! - resumo do jogo

Já este Sábado, o FC Porto deslocou-se ao pavilhão do recém-promovido SC Marinhense, equipa com um hóquei bastante interessante, mas que não teve hipóteses contra uns dragões muito profissionais e a saber o que queriam desde cedo, sempre a querer marcar mais um golo, o que até acabou por tirar algum discernimento na parte final do jogo, ou o resultado seria ainda mais desnivelado! aqui. No final, 3-11 e…de malas feitas para a Argentina, para a mítica cidade de San Juan, onde iremos disputar a ambicionada Taça Intercontinental - aqui.

Próximo jogo: CL Murialdo – FC Porto (TI) San Juan (Argentina) / Sex. 14 - Dez 22h00 / Porto Canal? Concepcion PC / FC Barcelona – FC Porto (Se chegarmos à final) / Dom. 16 Dez (hora a definir)

DESPORTO ADAPTADO
Conforme havia prometido no meu primeiro post, sempre que houvesse alguma notícia importante ligada às modalidades do FCP que não as 3 principais, iria obviamente merecer destaque aqui. Assim, não poderia deixar passar em claro a 5ª conquista consecutiva da Supertaça de Ténis de Mesa Adaptado, brilhantemente conseguida frente à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde! - aqui.

Entretanto, hoje uma boa notícia para o ciclismo da W52/F.C.Porto - aqui

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset