Populares Mês

terça-feira, 19 de março de 2019


«O FC Porto venceu o Marítimo por 3-0 num jogo com demasiadas e demoradas consultas do VAR. No lance mais polémico, ou pelo menos aquele que pode ter outras interpretações, João Capela expulsou aos 8 minutos um jogador dos madeirenses por falta sobre Marega, quando o maliano seguia isolado para a baliza. João Capela usou o mesmo critério que tinha usado aquando da visita da coletividade do César da Mala aos Açores. A única diferença é que expulsou Fábio Cardoso por falta sobre Pizzi quando o benfiquista ainda tinha dois adversários pela frente.
Em Moreira de Cónegos um Moreirense que não se inscreveu nas competições europeias e que vinha de um surpreendente resultado de 2-0 para 2-3 frente ao aflito Marítimo, foi goleado em casa. No meio das falhas defensivas de Ivanildo, ficam dois lances de golo com recurso ao VAR ainda com o marcador em branco. Um golo anulado aos Cónegos (sobre a polémica se a bola entrou ou não, alguém acredita que se a bola não tivesse entrado que a propaganda do regime não tinha colocado as imagens em tudo o que era órgão de informação????!!!), e outro validado aos visitantes. Ambos são duvidosos, se bem que o dos visitantes pareça mais adiantado do que o dos homens de Ivo Vieira. No entanto, um foi considerado fora-de-jogo e outro legal pelo árbitro a quem chamam "Ferrari", e não é pelo gosto dos carros do cavalinho.
O quarto classificado venceu o Santa Clara num jogo pobre e em que o empate se aceitava perfeitamente. Mas, o Sporting sofreu dupla derrota no Dragão, primeiro em hóquei com dois erros grosseiros dos árbitros, um para cada lado - no jogo da primeira volta os erros grosseiros e com influência no resultado foram 3, todos contra o Porto -; e em andebol onde o "meu" menino Miguel Martins comandou o Dragão para uma reviravolta espetacular nos últimos 10 minutos. O clássico do hóquei ficou ainda marcado por uma agressão estúpida à mulher de um dirigente do Sporting.

Perante isto o Porto sai do fim de semana com fortes razões de queixa da arbitragem em Moreira de Cónegos. No entanto, quem se lamenta das arbitragens é o beneficiado, queixando-se de dualidade de critérios de João Capela, que como referi atrás não existiram. E vê-los a queixarem-se de João Capela é de uma hipocrisia que vindo de quem vem já não pode surpreender. O que surpreende é o silêncio do FC Porto. A direção come e cala; o treinador está amuado com o Porto Canal (tem tantos motivos para amuar com outros mas... enfim) e não fala de arbitragens; o esforçado e dedicado Francisco J. Marques ainda reclama, mas as indicações da propaganda do benfiquistão são para serem apenas pequenas notas de rodapé.

Entretanto, o fim-de-semana também nos trouxe mais algumas novidades do César da Mala, principalmente da época em que o Sporting de JJ quase chegou ao título, mas o presidente do leões prefere marcar uma conferência de imprensa para falar da bofetada no Dragão Caixa. Quanto ao Presidente do FC Porto e sobre este assunto, chegava que perguntasse numa Conferência de Imprensa qual seria o tratamento que os órgãos de comunicação social dariam a este assunto se as suspeitas envolvessem o FC Porto - não é difícil imaginar, basta recordar o GD Estoril - FC Porto da época passada e as suspeitas infundadas levantadas por esse sujeito.
Por mim, e sem qualquer ponta de ironia, atribuía um Dragão de Ouro ao homem da mala. Não me lembro de alguém, nos últimos tempos, que tenha ajudado tanto o F.C.Porto todas vezes que fala ou escreve publicamente!!!!»

Em serviço combinado com o Adriano Freire e como complemento, umas coisitas mais sobre o golo invalidado ao Moreirense, sobre as declarações do presidente do Sporting, Frederico Varandas e um acorda Porto!
No primeiro caso, para além das muitas dúvidas sobre se o jogador do clube de Moreira de Cónegos estava ou não em fora-de-jogo - as opiniões entre os especialistas, dividem-se -, o que mais me impressionou foi a forma como a propaganda ao serviço do SLB - freteiros, recadeiros, cartilheiros e afins - conseguiu criar a ideia que a bola não entrou na baliza, como se de repente árbitros, assistentes, 4º árbitro, VAR e assistente de VAR, jogadores, treinadores e todo o staff que está nos bancos, quem estava a ver pela televisão, enlouquecesse. Se para mim não é estranho que essa capacidade da máquina de propaganda ao serviço do clube do regime, consiga tudo isso e muito mais, em relação a uma grande percentagem de benfiquistas, já é para mim de muito difícil compreensão que portistas tenham comido a ideia que a bola não entrou - não conhecem os métodos daquela gente? E o que dizer do jornal O Jogo que fez uma peça a afirmar que a bola não entrou, com imagens que provam tudo menos que a bola foi fora?
Este episódio diz muito sobre, desportivamente, mas não só, o país que somos.
Para os comedores de palha, com amor: está lá dentro!

Como no Sporting são todos uns anjinhos e não fazem mal a uma mosca, obviamente só temos de concluir que os dirigentes leoninos que estavam nos camarotes do Dragão Caixa não fizeram nada de nada, estavam sossegados e calados, alguém não gostou desse comportamento e foi lá bater-lhes. Ironia à parte, perante os lamentáveis e condenáveis acontecimentos, primeiro, o presidente do F.C.Porto ligou ao seu homólogo leonino e pediu desculpas, Depois, o F.C.Porto identificou o agressor, denunciou-o à polícia, proibiu-lhe a entrada no pavilhão, como se pode ver aqui. Portanto, fez o que era preciso fazer. Mas parece que Frederico Varandas não ficou contente, achou que não foi o suficiente, quer mais, só faltou a ameaça do corte de relações. Será que para o presidente do Sporting é necessário, sei lá, que os responsáveis do F.C.Porto se apresentem em Alvalade de baraço ao pescoço prontos para o sacrifício?
Deixemo-nos de conversa. Sabemos todos muito bem, já tem barbas e os exemplos são aos montes, atacar o F.C.Porto - presidente em particular - dá muita popularidade, faz as delícias da comunicação vermelha, aliás, como bem se viu nos destaques que deram os jornais aos acontecimentos e às declarações de Frederico Varandas. Mas espero que o líder leonino não enverede pelo caminho do seu antecessor, tal como ele, não comece por fazer do anti-portismo a maneira de ganhar popularidade fácil.

Em 3 de Março de 2013, num Sporting vs F.C.Porto, houve mosquitos por cordas, o presidente do F.C.Porto foi insultado, ameaçado, quase agredido na tribuna de Alvalade. Não sendo o presidente do F.C.Porto conhecido por ter comportamentos merecedores de censura nas tribunas dos estádios que visita, apesar desses tristes acontecimentos, ninguém do F.C.Porto rasgou as vestes, fez disso um grande caso, exigiu tudo e mais alguma coisa. Alguma comunicação social que agora destacou as declarações de Frederico Varandas, nem tocou no assunto, apenas a lixeira desportiva da Cofina falou no assunto e para dizer: "Godinho Lopes agarrou Reinaldo Teles pelo pescoço." Enfim, mais do mesmo...

PS 1 - Lá está a latrina da queimada a promover mais um vergonhoso e desonesto exercício para comedores de palha com origem na Luz, sobre erros dos árbitros a favor do F.C.Porto.
Sobre isso importa dizer mais o seguinte:
Enquanto o SLB mobiliza toda a máquina de freteiros, recadeiros, cartilheiros e prostitutos da escrita e da palavra para coagir, condicionar e pressionar a arbitragem, no F.C.Porto o tema é quase tabu, só Sua Excelência D.António Perdigão tem voto na matéria.

- Acorda Porto, se não acordas vais ser comido. Como se diz em cima, eles até conseguem transformar uma bola que entrou na baliza, numa bola fora... e com isso lá viraram o bico ao prego, colocou-se um não caso na agenda do dia e quase só se discutiu se a bola entrou ou não, quando se devia discutir se foi mais um golo mal invalidado ao SLB.

PS 2 - Iker Casillas mais uma época, pelo menos, no F.C.Porto. Uma excelente notícia, por todas as razões...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset