Populares Mês

segunda-feira, 8 de junho de 2020


Sem surpresa, Jorge Nuno Pinto da Costa ganhou as eleições com 68,65 % dos votos para direcção e 64,96 % para o Conselho Superior, num universo de 8480 votantes.
Importa por isso felicitar o presidente reeleito e desejar-lhe - junto com a equipa que escolheu para a direcção e que irá escolher para a SAD -, muita sorte, todo o sucesso desportivo e financeiro do mundo, consiga tirar o F.C.Porto da situação dificílima em que se encontra.
Parabéns também a José Fernando Rio, Nuno Lobo - apesar da tirada de mau gosto sobre honestidade e integridade de Jorge Nuno Pinto da Costa. Não havia necessidade, devia ter sido assumida e não desmentida, junto com um pedido de desculpas - aos membros da lista candidata ao Conselho Superior, na pessoa do cabeça de lista, Miguel Brás da Cunha.
Meus amigos, graças a vocês o F.C.Porto teve as eleições mais participadas deste século.
Graças a vocês o F.C.Porto teve umas eleições à altura da grande instituição que é - apesar de ser fundamental que no próximo acto eleitoral os sócios do F.C.Porto espalhados pelo país e pelo mundo, possam votar sem ter de se deslocar à Invicta.
Graças a vocês o senhor presidente falou mais em duas semanas do que tinha falado em vários meses. E, por exemplo, tivemos notícias sobre o naming, a Cidade do F.C.Porto - cá estaremos para ver se finalmente a promessa vai ser cumprida - e até a renovação com Tomás Esteves, que alguns já davam como perdida e até já estavam a arranjar bodes expiatórios para a saída do jovem lateral, foi conseguida.
Porque ao candidatarem-se deram um sinal de vitalidade democrática que devia ser aplaudido e não criticado, muito menos encarado como falta de respeito, consideração, memória ou gratidão.

Pela parte que me toca, vou continuar fiel aos princípios que estiveram na génese da criação do blog:
O "Dragão até à morte", será, sempre, dentro das suas possibilidades, um bastião inexpugnável na defesa dos interesses da causa azul e branca. Não foi, não é, nem nunca será, um blog seguidista, acrítico, incapaz de ter opinião... não, será sempre fiel à cultura de exigência que é apanágio do clube do Dragão e porque criticar, desde que com respeito, de forma objectiva e construtiva deve ser incentivado e não olhado de soslaio e como um crime de lesa pátria. Mas, como sabem bem os que frequentam o tasco, guardarei as minhas melhores energias para o combate contra os inimigos do F.C.Porto, que são muitos.

Uma nota final para o Senhor Doutor Juiz Matos Fernandes, presidente da Assembleia Geral do F.C.Porto e que, infelizmente, está de saída.
- Senhor Doutor Juiz, na pessoa do Senhor, quero dar os parabéns a todos os que tiveram participação nas eleições, que sendo as mais concorridas deste século, decorreram com uma normalidade e organização exemplares, à F.C.Porto, em tempos de pandemia.
Parabéns extensivos aos sócios do F.C.Porto que votaram, pela forma serena, civilizada e tranquila como se comportaram neste acto eleitoral - não foi um ou outro exagero, de alguns mais papistas que o papa, que mancharam umas eleições que só podem orgulhar o universo portista.
Viva o F.C.Porto!

PS 1 - Sobre a reacção do SLB à notícia do Público, é preciso perguntar aos senhores advogados que eleboraram aquele comunicado duas coisas:
Uma, o F.C.Porto - Futebol SAD é uma sociedade auditada por empresas de grande prestígio, cotada na bolsa de valores e supervisionada pela CMVM.
Outra, porquê uma ataque ao F.C.Porto a uma notícia de um jornal de referência? Só faltou dizer que o jornal está ao serviço do F.C.Porto...

PS 2 - Um jornal que passou completamente ao lado da notícia do Público e dá todos os destaques às reacções do Benfica, não é um jornal, é uma folha de papel higiénico... usado!

PS 3 - Quem pensa que estas promiscuidade, cumplicidade e compadrio entre o Benfica e os poderes políticos e desportivos é coisa nova, desengane-se. Como podem ver no texto que vem já  aseguir e que me foi enviado pelo Manuel Guimarães, já há 90 anos era assim.

PS 4 - Quando se está à rasca e se usa como argumentação informação made in lixeiras da cofina ou afins, corre-se o risco de rapidamente ser apanhado e desmentido. O SLB disse isto:
«Segundo veio a público, a Câmara Municipal de Matosinhos prepara-se para ceder um terreno para o futuro centro de estágio do FC Porto num processo que contou com a intervenção do novo presidente do Conselho Superior do FC Porto e atual presidente da CM do Porto, Rui Moreira.»

Como se pode ver pelo comunicado da CMM, é falso:
"A Câmara Municipal de Matosinhos encontra-se a analisar um Pedido de Informação Prévia (PIP) que demonstra a intenção do Futebol Clube do Porto em instalar um complexo desportivo, com várias valências, no lugar da Amieira, na freguesia de São Mamede Infesta. Ou seja, o Futebol Clube do Porto fez entrar na Câmara Municipal de Matosinhos um pedido de informação que tem como objetivo perceber se é possível ou não realizar aquela operação urbanística.

A CMM ainda não aprovou nenhum PIP, nem nenhum Plano de Pormenor, nem alterou o Plano Diretor Municipal para esta área, pelo que nega categoricamente todas as notícias que vieram a público insinuando que a Câmara Municipal de Matosinhos teria cedido terrenos ao Futebol Clube do Porto.

A autarquia reforça que este se trata de um projeto privado, cujo promotor é uma entidade privada, não existindo nenhum tipo de parceria entre o promotor e a Câmara Municipal de Matosinhos, a quem cabe, como em dezenas de outros processos da mesma natureza, analisar e pronunciar-se de acordo com os regulamentos."

Porquê, Facadinhas?
Só vejo uma razão: a coisa vai aquecer para os lados da Luz e é preciso ter no Conselho de Disciplina alguém com este perfil...

O benfiquistão, quando era benfiquistinho
Transcrição de “História dos Campeonatos de Futebol em Portugal, 1921 a 1934
de Giusepe Giorgio
“ A época 1929/30 ficou (tristemente) célebre. O Barreirense venceu o III Campeonato de Setúbal, final no Montijo (3-0 ao Vitória). No Campeonato de Portugal, o F.C.B. afastou o Unidos do Barreiro, Comércio e Indústria, Luso, União de Coimbra, Boavista, Espinho, Belenenses (campeão de Lisboa!) e apurou-se para a finalíssima, sem qualquer derrota naquela época. Adversário: o Benfica, que ainda não tinha sido campeão nacional. Sucedeu algo de que se ressentiu muito no Barreiro... O encontro deveria ser disputado em campo neutro, mas as entidades (parciais) de Lisboa marcaram o encontro para o Campo Grande, o terreno de jogos do Benfica. O benfiquista João de Oliveira (um dos dois irmãos “Bananeiras”) estava suspenso por semanas antes, ter agredido um árbitro em jogo. À última da hora, este Oliveira foi “amnistiado” do seu castigo de oito meses (!) a fim de poder alinhar na final contra o Barreirense. E – o que foi o cúmulo – para árbitro foi designado Silvestre Rosmaninho, exjogador do Benfica e um dos sócios mais antigos das águias (!). Os protestos do Barreirense caíram em saco roto. E o Barreirense foi batido no prolongamento, por 1-3, até o segundo golo foi obtido pelo referido “Bananeira” de modo irregular. E Augusto Sabbo não se tornou Campeão Nacional pelo Barreirense em 1930. Reportamo-nos hoje à que no Barreiro foi a tão tristemente célebre temporada de 1929/30, quando ao Barreirensezinho foi simplesmente “rapado” o título de campeão nacional de futebol. Quase não dá para acreditar como a “coisa” se passou... (O que – como é óbvio – não se encontra devidamente reportado nos livros próprios, por ser - como tão amiúde se passa na política - “bastante incorrecto” escrever a verdade). Os torneios máximos de futebol (em que o Benfica até então não se sagrara campeão!) eram disputados em eliminatórias, ainda não por pontos...”


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset