Populares Mês

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

 

Frente ao Arsenal recheado de bons jogadores e uma das melhores equipas inglesas - no momento em 3° lugar na Premier League - e favorito na eliminatória, o FCP venceu e mantém bem viva a possibilidade de passar aos quartos-de-final.

Sérgio Conceição fez alinhar de início Diogo Costa, João Mário, Pepe, Otávio e Wendell, Francisco Conceição, Alan Varela, Nico González e Galeno, Pepê e Evanilson, e os azuis e brancos entraram concentrados, sem bola, num bloco baixo, defendendo bem e procurando sair no contra-ataque, mas raramente conseguindo. Arsenal com muita bola, mas sem criar perigo nos primeiros 15 minutos. Diogo Costa era o jogador do FCP mais interventivo, normalmente por passes dos seus companheiros da defesa.
Na primeira vez que chegou à área do Arsenal com algum perigo, incrível a forma como Galeno falhou um golo certo - nestes jogos não se podem desperdiçar destas oportunidades.
A toada mantinha-se, ingleses dominadores, Dragões na expectativa, mas obrigados a correr muito, frente a uma equipa que domina muito bem a posse, sai com facilidade da pressão. Mas só de bola parada, cantos e livres, os londrinos ameaçavam.

Ao intervalo o nulo mantinha-se. Arsenal com muita posse, vários cantos, mas a grande oportunidade foi do FCP.

Mantendo o mesmos onzes no início da segunda-parte, o jogo recomeçou como tinha terminado a primeira, Arsenal com bola FCP recuado, na expectativa, mas ingleses pareciam mais rápidos. Quando recuperou e atacou, o FCP podia ter feito melhor, Pepê preferiu o toque de calcanhar inconsequente que o remate à baliza.
Com Pepe a indicar o caminho e dar início ao contra-ataque, Francisco Conceição bem a ganhar a falta perto da área e sobre a direita, disparate de Wendell na marcação.
Na melhor jogada até ao minuto 67, excelente arrancada de Pepê pela direita para o remate prensado de Evanilson, portistas ganharam apenas canto.
Dragões estavam mais no jogo, mas não decidiam bem, londrinos mantinham-se fiéis ao seu estilo e iam ganhando cantos.
Ao minuto 80 entrou Iván Jaime e saiu Nico González. Passados 5 minutos entraram Toni Martínez e Gonçalo Borges, saíram Francisco e Evanilson. Depois saiu Wendell e entrou Eustaquio.
Já no último minuto de desconto, Galeno resgatou com um golo do outro mundo, sim, não é um exagero, o que falhou na primeira-parte e deu a vitória ao FCP.

Resumindo, frente a uma equipa muito forte, mas que hoje, muito por mérito do FCP - perceberam ó marretas da SICN? - não mostrou todo o potencial e qualidade que tem espalhado na Premier League, a vitória dos Dragões até acaba por ser justa. Foi a equipa da casa aquela que marcou e teve a outra grande chance de golo. O Arsenal só de canto ameaçou.
É uma grande vitória do FCP, uma vitória que traz prestigio à equipa de Sérgio Conceição e que deixa  tudo em aberto para a segunda-mão.
Vai ser difícil, mas um Porto tacticamente perfeito como o desta noite, pode sonhar.


Faleceu Artur Jorge, um dos GRANDES e primeiro treinador a conquistar um título europeu ao serviço do FCP - no futebol...
Paz à sua alma. à família enlutada e ao FCP, os meus sentidos pêsames.


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset