Populares Mês

terça-feira, 11 de junho de 2013


Treinador oficializado e apresentado, agora é tempo de tratar do resto. Definir o estágio, os jogos particulares no estágio, o dia e frente a quem, será a apresentação aos adeptos e mais importante, construir um plantel ao nível das responsabilidades do F.C.Porto. Já saíram jogadores como João Moutinho e James, outros poderão sair e é preciso colmatar essas saídas. Neste momento temos muita gente, em todos os sectores, gente a mais, precisamos de começar a arrumar a casa...  Embora seja muito difícil fechar um plantel quando o mercado só fecha no dia 31 de Agosto...

Guarda-redes:
Helton, Fabiano e Kadú. Bracali para emprestar ou rescindir.
Aqui tudo bem, não precisamos de ninguém.

Defesas:
Danilo, Maicon, Otamendi, Mangala, Abdoulaye, Alex Sandro, Diego Reyes, Quiñones, Rolando, Fucile e Sereno. Como Fucile não conta - seria uma enorme surpresa se contasse, mesmo com a saída de Vítor Pereira. Quem afronta um treinador como ele afrontou, não está apenas a faltar ao respeito ao treinador, mas principalmente ao F.C.Porto -, falta alguém para fazer concorrência a Danilo, o ideal, embora Maicon possa quebrar, como já quebrou, um galho. Centrais a mais, só precisamos de quatro. Como Reyes será um, quase aposto que Maicon será o outro e Mangala só sairá por uma proposta louca, Otamendi seria, com naturalidade, um dos quatro elementos, mas como está muito valorizado... Se Ota sair, quem fechará o quarteto do centro da defesa? Abdoulaye, que tirando uns excessos já mostrou qualidade? Sereno que tem sido o mais dispensável, mas como se viu na época de Villas-Boas, foi importante pela polivalência? Rolando, depois de tudo, terá alguma hipótese de reabilitação, ele que com a cabeça no lugar é um excelente defesa e internacional? Para o lado esquerdo, não haverá surpresas, Alex Sandro e Quiñones serão os escolhidos. E ainda há a possibilidade, como aconteceu a época passada, de Mangala, se ficar, obviamente, fazer o lugar.
Aqui temos muita oferta, várias opções, apenas um lateral-direito caía bem. Mas se não vier e pelas razões que apontei, não há problemas.

Meio-campo:
Fernando, Lucho, Castro e Defour, Izmaylov, a que se juntam Tiago Rodrigues, Carlos Eduardo, Herrera - falta apenas a confirmação - e Josué, embora o ex-Paços seja mais avançado que médio. Num sector que perdeu o seu jogador mais influente, João Moutinho e olhando para temos, é difícil dizer se chega - não sabemos como Carlos Eduardo e Herrera se adaptarão, apesar das excelentes referências e Tiago Rodriguez que tem capacidade, terá as suficientes para se impor? Se Fernando sair, aí, apesar de Defour, precisamos de um trinco, mais trinco, coisa que o internacional belga não é. Defour é mais 8. Tozé da equipa B e um dos seus jogadores mais influentes, fará parte do plantel principal, será emprestado ou continuará na divisão secundária? A mesma pergunta para outro jogador que me agradou muito, Michael Seri.
No sector intermédio, muito importante, o melhor será aguardar. Primeiro, se o Polvo sai ou fica. Depois, pelo rendimento dos novos na pré-época. Mas um médio de qualidade e já com provas dadas no futebol europeu...

Ataque:
Jackson, Varela, Kelvin, Atsu, Licá, Ricardo, a que se juntam os que foram emprestados, Djalma, Kléber, Iturbe e Ukra. Se ninguém cometer uma loucura e levar o Cha Cha Cha, temos um ponta-de-lança que garante golos, muitos, mas não temos e precisamos de uma verdadeira alternativa ao avançado colombiano - Kléber já provou e digo-o com pena, que não é. Precisamos e vamos ter. Digo uma alternativa, atenção!, se o sistema preferido for o 4x3x3, mas se for outro que privilegie dois avançados... Para alas temos quase certos, Varela, Kelvin, Licá. Atsu, quer sair e se houver uma proposta razoável, acredito que sairá; Ricardo ainda é muito novo e a pergunta, é: já fará parte do plantel principal, com passagens pela equipa B ou será emprestado?; o mesmo para Iturbe. Ukra e Djalma, ou muito me engano ou não ficarão...
Aqui, com a saída de Hulk e agora de James, apesar do colombiano não ser um verdadeiro ala e acreditando que Licá pode ser importante, falta mais qualidade nas laterais. Um jogador acima da média e que pudesse jogar em ambos os flancos, seria ouro sobre azul - estou a pensar num caso concreto, mas não digo o nome.

Nota final:
É apenas uma reflexão, vale o que vale e quem quiser também pode mandar bitaites. Em função dos jogadores que temos, até podia escolher o plantel, mas não faço isso. Tudo vai passar pelos donos da bola, Pinto da Costa, Antero Henrique e principalmente Paulo Fonseca. É o treinador que vai fazer escolhas, partindo das suas ideias para o que vai querer da equipa.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset