Populares Mês

sábado, 31 de agosto de 2013


Em jogo a contar para a 3ª jornada do campeonato, Liga Zon Sagres, o F.C.Porto desloca-se a Felgueiras, casa emprestada do Paços de Ferreira, para defrontar uma equipa pacense ainda sem qualquer ponto conquistado no campeonato e que conta por derrotas todos os jogos oficiais que disputou esta época. Mas apesar das coisas não estarem a correr bem à equipa orientada por Costinha, não será de bom tom o F.C.Porto entrar relaxado, desconcentrado, pensar que não precisa de dar tudo, acreditar em facilidades. Não vai tê-las, as aparências iludem. Vi os dois jogos do Paços frente ao Zenit e se é verdade que foi natural a passagem da equipa russa, o contrário seria um escândalo, também é verdade que vi uma equipa pacense a jogar bem, bem organizada e com alguns bons jogadores, perigosa nos lances de bola parada. Claro que somos melhores, colectiva e individualmente e temos para além disso, a vantagem da equipa da Capital do Móvel ser bem conhecida do nosso treinador; do jogo ser em Felgueiras e não na Mata Real; do natural desgaste de um jogo a meio da semana e uma viagem longa, para uma equipa que não está habituada a estas andanças; mas, repito, é preciso que em Felgueiras esteja um Porto de qualidade e com muito respeito pelo adversário.

O árbitro é Rui Costa, auxiliado por Nuno Manso e Bruno Rodrigues

Lista de convocados:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, Maicon, Fucile, Otamendi, Abdoulaye e Alex Sandro;
Médios, Fernando, Lucho, Defour, Quintero, Herrera e Josué;
Avançados, Jackson, Ghilas, Ricardo e Licá.

A minha equipa provável:
Helton, Danilo, Otamendi, Maicon e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho; Josué Jackson e Licá.


Estatísticas e curiosidades à volta do Paços de Ferreira - F.C.Porto:
Nas 15 anteriores deslocações à Mata Real, o F.C.Porto ganhou 10 jogos, empatou 3, e perdeu 2 jogos. Marcou 24 golos e sofreu 7.

Os 15 confrontos P Ferreira - F.C.Porto na Mata Real, resultados e marcadores dos golos do F.C.Porto.
Primeiros 3 confrontos Paços de Ferreira-FC Porto:
93/94 P Ferreira 0 - Porto 2, golos de Timofte e Kostadinov (repetiram ambos os golos marcados na temporada anterior).
92/93 P Ferreira 1 - F.C.Porto 2, golos de Timofte e Kostadinov.
91/92 P Ferreira 0 - F.C.Porto 3, golos de Kostadinov, Domingos e Rui Filipe.

Últimos 12 confrontos P Ferreira - F C Porto :
12/13 P Ferreira 0 - F.C.Porto 2, golos de Lucho e Jackson.
11/12 P Ferreira 1 - F.C.Porto, 1, auto-golo de Ricardo.
10/11 P Ferreira 0 - F.C.Porto, 3 golos de Otamendi, Hulk e Walter.
09/10 P Ferreira 1 F.C.Porto 1, golo de Falcao
08/09 P Ferreira 0 - F.C.Porto 2, golos de Hulk e Bruno Alves.
07/08 P Ferreira 0 - F.C.Porto 2, golos de Lisandro Lopez
06/07 P Ferreira 1 - F.CPorto 1, golo de Adriano aos 76 Min (golo importantissimo, iremos ver em baixo nas observações, à 29ª Jornada)
05/06 P Ferreira 0 - F.C.Porto 1, golo de Quaresma.
04/05 P Ferreira na II Liga.
03/04 P Ferreira 0 - F.C.Porto 2, golos de McCarthy
02/03 P Ferreira 1 - F.C.Porto 0.
01/02 P Ferreira 1 - F.C.Porto 2, golos de Deco e McCarthy.
00/01 P Ferreira 1 - F.C.Porto 0.
Curiosidades:
Se temos a memória bem fresca, foi justamente na Mata Real que o F.C.Porto ganhou e festejou o Campeonato nº 27, no dia 19 de Maio de 2013, mas há outra estória na Mata Real e com ligações ao título.
Assim, à 29ª Jornada em Maio do ano de 2007, no Campeonato 2006/07, um empate naquele Estádio teve um sabor especial. O Paços nesse jogo adianta-se no marcador - livre apontado pelo lateral- esquerdo Antunes aos 16 minutos - e no final da 1ª parte o F.C.Porto perdia. Como o Sporting, na altura 2º classificado, ganhava em Coimbra à Académica e só estava a 3 pontos, ficamos em igualdade pontual com os leões, ambos com 65 pontos, mas em desvantagem no confronto directo (perdemos no Dragão, e empatamos em Alvalade). Porém, a 14 minutos do fim da partida na Mata Real, o ponta-de-lança brasileiro Adriano, empatou, golo esse providencial: para além do empate nesse jogo, voltou a devolver-nos a  vantagem de um ponto sobre o Sporting. Depois, na 30ª e ultima jornada e no Dragão, vencemos 4-1 o D Aves e carimbamos o bi-campeonato. Repito, pela importância, aquele golo de Adriano, que deu o empate final na Mata Real, foi decisivo para o primeiro dos três campeonatos ganhos por Jesualdo Ferreira ao serviço do F.C.Porto.
Mais curiosidades: dos 15 jogos na Mata Real, o resultado mais comum foi a vitória do F.C.Porto por 2-0, repetiu-se esse resultado em 5 jogos.
Emile Kostadinov que representou o F.C.Porto durante 4 temporadas na década de 90 (de 90/91 a 93/94) e nos 3 únicos jogos, dessa década, em que o F.C.Porto defrontou o P.Ferreira na Mata Real, o veloz e goleador bulgaro, conhecido por "Kosta" marcou sempre nessas 3 vitórias.
O P.Ferreira e nas 2 vitórias obtidas no seu estádio frente ao F.C.Porto, tinha como treinador José Mota!
Essas 2 derrotas tiveram o mesmo resultado o 1-0, curiosamente, ambos os golos apontados ao minuto 89: em 2000/01 marcou o ponta-de-lança brasileiro Leonardo e 2 anos mais tarde, em 2002/03 marcou o central Kadu - repito, ambos os golos foram marcados no "lavar dos cestos", ao minuto 89!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset