Populares Mês

sábado, 12 de outubro de 2013


Não discuto, por falta de conhecimentos, ao pormenor, as Contas da SAD quando dão prejuízo, também não vou fazê-lo agora, quando relativamente ao ano desportivo 2012/2013, dão lucro de 20,356 milhões de euros. Mas quem quiser... faça favor. Aqui a análise do Administrador financeiro da Sociedade, Angelino Ferreira. No entanto, há algumas considerações que posso fazer, num olhar de portista atento, que conhece bem o clube e a sua política. Então é assim:
Num mercado pequeno e pobre como o português, sem grandes possibilidades de aumentar significativamente as receitas de merchandising, bilheteira, direitos televisivos, publicidade, etc., resta-nos continuar a comprar bem, formar, valorizar, transferir, fazendo, salvo algumas poucas excepções, muito bons negócios. Para além disso e pelas verbas que movimenta, temos de estar sempre na Champions League e aí, ir o mais longe possível. Não vejo no curto, médio prazo, alternativas a esta política.

Notas finais:
Congratulo-me que o F.C.Porto nunca tenha renegociado o Project Finance do Estádio do Dragão, com todas as vantagens inerentes e por saber que em 2018 o nosso bonito Estádio estará pago.

Também me congratulo por saber que num país centralista até dizer basta, o F.C.Porto que não é da capital, para além de ser hegemónico internamente e o mais ganhador externamente, é o que tem menor passivo dos três grandes - ver quadro ao lado.

Gosto muito de Mangala, apesar de alguns excessos em momentos que se pedia calma e contenção. Esses excessos, faltas em zonas perigosas, deram golos do Atletico de Madrid e do Arouca e se num caso não veio mal ao mundo, no jogo frente aos espanhóis valeu uma derrota. Tirando esses excessos que têm de terminar, Mangala é um jovem valente, determinado, tem carácter, talento, grande potencial, é um profissional de mão cheia. Digo isto porque o jovem internacional francês volta a estar na berra, com o Mónaco, dizem, disposto a pagar a cláusula de rescisão, 50 milhões de euros. Não sei se é verdade, mas se for e Mangala quiser sair, não há problemas. Basta recuperar Abdoulaye que está emprestado ao Vitória S.C. e temos o problema resolvido.

Dizem-me que o Defour fez um grande jogo pela Bélgica - já está no Mundial! - , na Croácia. Não pertenço ao grupo daqueles que acham Defour mau jogador. Defour é bom jogador, tem todo o cabimento no plantel do F.C.Porto e pode ser um jogador importante. Teve e ainda tem dois problemas: um, o estigma de ser o substiuto de Moutinho, quando são jogadores muito diferentes. O outro, raramente tem jogado onde rende mais. Na época passada muitas vezes sobre a esquerda, como falso ala. Este ano, no duplo pivot do meio-campo que não tem funcionado.

Hoe às 20:15 no Dragão Caixa, Andebol de alto nível, F.C.Porto - Kiel, em jogo a contar para a 3ªa jornada da Champions. Não posso ir, mas quem puder não falte.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset