Populares Mês

domingo, 13 de outubro de 2013


As exibições ultimamente não têm sido famosas, ninguém se tem particularmente destacado, mas no F.C.Porto os "cristos" são sempre os mesmos e para alguns, só fazem falta os que não estão cá. É o caso de Juan Iturbe. O jovem argentino dizem e eu acredito, tem brilhado no Verona, já marcou 2 golos, está a destacar-se no campeonato italiano. Dizem mais, mas aqui já não acredito, que o clube da cidade de Romeu e Julieta está disposto a accionar a opção de compra que dizem e não sei se é verdade, de 15 milhões de euros. Para além disso, os prentendentes pelos vistos são muitos, Milan, Inter, Juventus e agora, também parece que o Barça segue Iturbe. Como não desejo nenhum mal ao jogador e porque o bem dele é seguramente o bem do F.C.Porto, que é o detentor do passe, espero que ele continue a brilhar e no final da época todos estes interesses se confirmem, o F.C.Porto possa fazer mais um excelente negócio - porque descobrir jovens, comprá-los, fazê-los crescer, valorizá-los e depois transferi-los com mais valias, é a nossa filosofia e política desportiva  Se Iturbe não cresce e brilha no F.C.Porto, paciência, desde que cresça e brilhe noutro lado e depois se faça um bom negócio, tudo bem na mesma. No entanto, como já cá ando há muitos anos e já vi muita coisa, aconselho Iturbe, o pai e o empresário, a terem calma, evitarem certas afirmações. A época é longa e ainda vai no início, os jogadores pretendidos e que são alvo dos tubarões do futebol europeu - apenas porque têm mais capacidade económica e financeira que o F.C.Porto...- não gostam de jogadores de fogachos, que brilham em um ou outro jogo e depois desaparecem. Não, esses  clubes seguem jogadores durante uma ou mais, épocas inteiras, valorizam muito a regularidade na qualidade. Portanto, pés no chão, discrição, humildade, muito trabalho e profissionalismo. Falar pouco e jogar muito.

Dito isto, mais duas notas:
Iturbe é jovem, tem talento, potencial, é rápido, explosivo, remata bem, tem um bom pé esquerdo. É minha opinião que brilhará mais em equipas com modelos que privilegiem as transições rápidas, o contra-ataque, tem mais dificuldades em enfrentar defesas fechadas, equipas que não saem para jogar.
Apesar disso, Iturbe podia e devia ter continuado no F.C.Porto? Poder, podia. Se devia, já não respondo da mesma maneira e explico porquê: se Kelvin está, Ricardo está, também Iturbe podia estar, isso é pacífico. Mas para ficar era fundamental que tivesse o espírito correcto, a disponibilidade para jogar na equipa B, ir ao banco ou não ser comvocado e estar sempre disponível para quando chamado, agarrar as oportunidades, nem que elas fossem apenas de pouco tempo de jogo. Pedroto que era Mestre, dizia que gostava de jogadores que faziam má cara quando iam ao banco, mas que depois, lá dentro, no lugar onde se prova que se tem valor, entravam com tudo, aproveitavam todos os minutinhos para mostrar serviço. Aqueles que quando iam ao banco amuavam, entravam com cara de caso, ar de frete e não faziam nada para mostrar serviço, esses, dizia o Mestre, não tinham hipóteses. É aqui, para mim, que a porca torce o rabo em relação a Iturbe.

Meus amigos, depois deste post e porque só fazem falta os que cá estão, Iturbe deixa o palco, sai de cena no Dragão até à morte.
Quem quiser dizer alguma coisa... está à vontade, mas com o espírito construtivo, objectividade e respeito. Não com teorias da conspiração, insinuações, diz-se isto, ouve-se aquilo, etc. Nem vale a pena tentarem.

Pode perder-se um jogo, mas apesar da derrota, ficar satisfeito e orgulhoso? Pode!
O meu amigo JAS enviou-me esta manhã um SMS que subscrevo totalmente e partilho com os que visitam o blog:
«Todos os elogios para o Andebol do F.C.Porto: grande jogo, grande equipa, grande treinador! ATITUDE! Isto é F.C.Porto!
O jogo é fantástico, mas o discurso pós-jogo é ainda melhor... flash-interview do Obradovic, Tiago Rocha e Gilberto Duarte, são dignas de manuais.»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset