Populares Mês

terça-feira, 4 de agosto de 2015

 Última hora: Aly Cissokho regressa ao F.C.Porto...(*)

Jovem, 18 anos feitos em Março, ainda em formação, a crescer e muito para aprender, mas já com uma maturidade, tranquilidade e qualidade que fazem dele uma certeza, Rúben Neves foi muito utilizado na época passada e não em jogos da Taça da Liga, mas no campeonato e na Champions. E o jovem da formação portista deu quase sempre conta do recado, mesmo em jogos de grande responsabilidade, como foi o play-off frente aos franceses do Lille. Nesta temporada e na Colónia Cup fui utilizado 38+60  minutos e esteve em bom plano. Portanto, como não sou infalível, mesmo sendo um portista atento, devem ter-me passado ao lado os rumores de uma possível dispensa de Rúben. Mas se houve esse rumor, foi apenas isso, não acredito que alguma vez estivesse no espírito de quem dirige e nessa matéria tem de tomar decisões, a dispensa de Rúben Neves. Provavelmente não será um titular indiscutível, se há titulares indiscutíveis numa equipa como o F.C.Porto, mas vai jogar muitas vezes, dividir com Danilo o protagonismo na chamada posição 6. Crescerá saudavelmente no seu ambiente natural, junto da família, dos amigos, no clube onde, se tudo correr normalmente, se transformará num jogador de referência, um possível capitão. Talvez daqui a uns anos saia, como saíram outros, mas não emprestado, sim, deixando a marca de mais uma transferência à Porto, isto é, na casa das dezenas de milhões.

Aboubakar caíu-me no goto
No momento que chega Pablo Osvaldo, a quem desejo a melhor sorte e de quem espero profissionalismo, respeito pelo manto sagrado e já agora, golos - o resto é folclore. Perdi a virgindade dos jogadores a custo zero quando Costinha ingressou no F.C.Porto; depois, caro ou barato vê-se na hora da partida e não na hora da chegada. E como nem sei quando custa o italo/argentino... nem sou a versão masculina da Madre Teresa de Calcutá...-, uma palavra para a Aboubakar, um jogador que me caiu no goto. Não apenas porque é um excelente jogador, sim porque tem o espírito correcto e que faz a diferença, para mim. Para além de me parecer um excelente ser humano e bom carácter, o internacional camaronês na época passada, mesmo que tenha ficado na sombra de Jackson; de muitas vezes ter aquecido e não entrado; ou entrando a pouco minutos do fim; nunca fez cara feita, aproveitou sempre todo o tempo para dar tudo, mostrar serviço.
Força e muita sorte, Aboubakar, torço muito por ti!


Quando Maxi no F.C.Porto era uma possibilidade, mas não era oficial, os freteiros e recadeiros trouxeram à estampa que o Benfica lhe tinha oferecido 3 anos de contrato e 1,5 milhões líquidos por ano; o F.C.Porto 4 anos de contrato e 2 milhões líquidos ano; perante estas condições, tadinho do Benfica que não tem petróleo, bem fez Vieira em não cometer loucuras. Depois e para ajudar à festa, o presidente do Benfica disse que Casillas e Maxi tinham sido reforços de peso também no salário. Curiosamente ou talvez não, passou ao lado dos freteiros e recadeiros, já não digo a duração do contrato - Maxi assinou por 3 e não por 4 anos -, mas a resposta de Pinto da Costa a Vieira, na Revista Dragões. O Presidente disse isto: "Ainda bem que Maxi não aceitou a última proposta de renovação de contrato, porque se o tivesse feito, aí sim, teriam sido batidos todos os recordes". Afinal há petróleo ou não? É difícil saber. Tão depressa há um toque de Rei Midas e paletes de jovens jogadores vendidos a 15 milhões cada um; como pouco mais de 1 milhão era importantíssimo e daí a participação na International Cup, mesmo com grandes riscos para o futuro; como se declara à CMVM a venda de um jogador por 7 milhões, como não se declara um que foi vendido por 15... É complicado perceber, mas quem sabe até 31 de Agosto não aparece petróleo na Luz?
Nessa altura os contorcionistas voltarão a mostrar os seus méritos e a brindarem-nos com cambalhotas de abrir a boca de espanto.

(*) - Segundo se diz, vem emprestado com opção de compra. Não sei porquê, quando temos dois laterais-esquerdos, Alex Sandro e José Ángel. Espero que não seja porque há uma proposta daquelas que não podemos rejeitar, pelo lateral brasileiro, seja porque há a possibilidade do lateral espanhol sair.

Para ler os artigos de Paulo Teixeira Pinto e António Simões, clicar nas imagens
Caixa de comentários 

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset