Populares Mês

domingo, 8 de novembro de 2015


Depois do nulo frente ao S.C.Braga, do adiamento do jogo com o União e do triunfo importante em Israel, o F.C.Porto regressa ao Dragão para defrontar um histórico do futebol português, o Vitória F.C.. Os sadinos que em épocas anteriores tiveram dificuldades para se manterem na 1ª Liga, parecem apostados em não passarem novamente pela mesma situação e tem feito pela vida, estão num simpático 6º lugar, curiosamente, com os mesmos golos marcados que o F.C.Porto. Será, certamente, mais um jogo com os Dragões a terem o domínio e a despesa do jogo, muito mais posse, mais ataques, mais remates, mais cantos e com os setubalenses a contraporem uma defesa com todos atrás da linha da bola, procurando jogar no erro, tentando um ou outro contra-ataque para surpreenderem. Nada que já não estejamos à espera. Para evitar surpresas desagradáveis, já temos a nossa conta, temos de entrar forte, pressionar alto, ser rápidos a pensar, assertivos a executar e a assistir, contundentes e eficazes a rematar. Estou a repetir-me, mas não vejo outra forma de encarar estes jogos. Como acho que mais vale ter uma equipa compacta e que funcione como um bloco, mesmo tendo quatro médios, como aconteceu em Haifa; uma equipa capaz de pressionar, libertar os laterais, tomar conta do jogo, encostar o adversário lá atrás e criar várias situações de golo; que ter um 4x3x3, com alas que ficam, médios em inferioridade numérica e alas bloqueados; de início a minha equipa seria a mesma que iniciou o jogo frente ao Maccabi. Veríamos o que acontecia... se não estivesse a resultar e fosse preciso mudar, teríamos gente no banco capaz de dar um safanão no jogo. Seja como for, como o campeonato é o principal objectivo da temporada e já perdemos pontos que não estavam previstos, temos de ganhar, seja em 4x3x3, 4x2x3x1 ou com outro sistema qualquer. Estamos com o ritmo certo na Champions, temos de acertar também no campeonato.

O árbitro é Tiago Martins, auxiliado por André Campos e por Pedro Felisberto.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Casillas;
Defesas, Maxi, Martins Indi, Marcano e Layún;
Médios, Danilo, Herrera, Evandro, Rúben Neves, Imbula e André André;
Avançados, Tello, Brahimi, Aboubakar, Dani Osvaldo, Varela e Corona.

Equipa provável:
Casillas, Maxi, Marcano, Martins Indi e Layún, Rúben Neves, Danilo, Imbula e André André, Aboubakar e Tello.

Antevisão de Julen Lopetegui:
"Fiquei encantado com as palavras do presidente. Fantástico. Não há mais que dizer sobre isso. É algo evidente e espero que assim seja"

"Espero um jogo difícil diante de uma equipa que está a fazer um bom trabalho, que já marcou tantos golos como nós na Liga"

"Preferíamos ter jogado com o União da Madeira, mas as condições eram adversas. Temos que pensar no jogo que temos agora"

"A equipa está bem, a tentar recuperar de uma semana larga, mas está focada em fazer um bom jogo amanhã"

“Estamos focados em olhar para a frente e não para trás. Para olhar para a frente precisamos de olhar para o presente. O único jogo que mexe emocionalmente com a equipa é o jogo de amanhã, que é onde temos poder de acção. Tudo o resto está fora do nosso alcance e ambição. É um jogo suficientemente difícil e importante para precisar de 100 por cento da nossa atenção”

"Aboubakar não marcou, mas fez um grande jogo frente ao Maccabi"

Históricos dos últimos 10 anos do confrontos entre F.C.Porto e Vitória F.C.
O FC Porto - Vitória F.C.(Setúbal), é já um clássico do futebol português, estes dois clubes já se defrontaram em 67 ocasiões para o Campeonato, isto em partidas disputadas no Porto. Os Dragões apresentam uma enorme supremacia sobre os sadinos, com 57 vitórias, 6 empates e 4 derrotas averbadas pelo FC Porto como visitado!
Vejamos, os 10 últimos resultados e com marcadores respectivos, nos 10 ultimos confrontos disputados no Estádio do Dragão :
2005/06, FC Porto 0 - V.F.C. 0
2006/07, FC Porto 5 - V.F.C. 1, golos: Adriano 2, Anderson, Postiga e Jorginho.
2007/08, FC Porto 2 - V.F.C. 0, golos : Lisandro e Quaresma.
2008/09, FC Porto 2 - V.F.C. 0, golos: Lisandro 2.
2009/10, FC Porto 2 - V.F.C. 0, golos: Farias e Varela.
2010/11, FC Porto 1 - V.F.C. 0, golo: Hulk.
2011/12, FC Porto 3 - V.F.C. 0, golos: Moutinho, James e Belluschi.
2012/13, FC Porto 2 - V.F.C. 0, golos: Lucho e Defour.
2013/14, FC Porto 3 - V.F.C. 0, golos: Josué, Quintero e Jackson.
2014/15, FC Porto 4 - V.F.C. 0, golos: Danilo, Quaresma, Brahimi e Jackson.

O último resultado negativo dos Dragões, aconteceu justamente há 10 temporadas com um empate a zero, com um Vitória orientado por Norton de Matos e com o guarda-redes Moreto a "engatar" uma exibição de luxo no Dragão, exibição essa que provocou a cobiça do FC Porto e Benfica pelo brasileiro, tendo o F.C. Porto, felizmente, perdido a corrida por Moreto!

Nestas 10 últimas partidas, o resultado mais comum foi a vitória do FC Porto por 2-0, tal tendência aconteceu em 4 confrontos!

A vitória mais triste do FC Porto aconteceu numa tarde chuvosa e cinzenta.  No dia 16 de Dezembro de 1973, ao minuto 13 da jornada 13, Pavão, jogador do FC Porto, faleceu em campo num FC Porto 2 - V Setúbal 0 disputado no Estádio das Antas. Guttman orientava então os Dragões (Gutmann entrou e saiu de Portugal pela porta FC Porto) e José Maria Pedroto que havia consolidado o estatuto de titular do flaviense Pavão nos Dragões anos antes, estava então no banco sadino. Fica o onze do FC Porto na vitória mais triste da história dos Dragões: Tibi; Rodolfo, Ronaldo, Rolando e Guedes; Pavão, Bené e Marco Aurélio, Abel, Oliveira e Nóbrega. Vieira Nunes entrou para a posição do malogrado Pavão. Abel e Marco Aurélio apontaram os dois golos do FC Porto!

Uma outra estória, com dois protagonistas do Futebol Português do século passado, José Maria Pedroto e o "enfant terrible" Vítor Baptista "o maior", teve como palco o Estádio das Antas e um FC Porto - V. Setúbal. Corria a temporada 1969/70,  Pedroto regressa ao Estádio das Antas, isto após ter abandonado o clube com divergências com a direcção e alguns jogadores, esse regresso do pensador estratégico do crescimento do FC Porto, dá-se como treinador do V. Setúbal. Pedroto, em pleno Estádio das Antas, como fumador inveterado que era, saca de um isqueiro em ouro e acende um cigarro; o então jovem Vítor Baptista fica impressionado com aquele vistoso isqueiro do Mestre e sublinha : "Mister, tem um isqueiro muito bonito...", o imprevisível Pedroto acena que sim, e faz uma proposta ao "maior: "se hoje marcares dois golos o isqueiro é teu...". Bom, esse FC Porto penoso na ressaca Pedroto, perde essa partida com o V Setúbal por 0-3 e Vitor Baptista bisou, pois então, o "maior" após ter apontado o seu 2º golo nas Antas, correu para o banco com os braços abertos e gritava para o seu treinador : "Mister, o isqueiro é meu, o isqueiro é meu..."

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset