Populares Mês

quinta-feira, 24 de maio de 2007


A Administração do F.C.Porto Futebol SAD, resolveu manter o Prof. Jesualdo Ferreira para a época 2007/2008. Tem obviamente esse direito e essa legitimidade. Aos portistas compete-lhes respeitar e apoiar.
É o que farei. Mas, discordo da decisão. De uma forma clara, concreta e construtiva, procurarei explicar, porquê.
O F.C.Porto é um clube com alma, com chama. Não me parece que J. Ferreira tenha essa alma e essa chama. O actual técnico dos Dragões não galvaniza, não mobiliza, o seu discurso não passa.
Quando o Prof. diz : "vamos ganhar", as pessoas não acreditam muito e interrogam-se, será que vamos? Falta claramente convicção na mensagem. O treinador do F.C.Porto é também para mim, um técnico reactivo e não activo, isto é, não previne e depois tem de remediar. Os jogos com o Sporting, Boavista e Paços de Ferreira são bons exemplos.
Sob ponto de vista físico, a equipa deu sempre a ideia de não estar bem. O que é estranho, pois foi de longe a época em que o F.C.Porto fez menos jogos (menos 4 no campeonato, menos 4 na taça e só mais 2 na L. Campeões). Mas, se analisarmos os dados estatísticos das últimas épocas, no S. Braga e F.C.Porto, chegaremos à conclusão que as segundas voltas das equipas treinadas pelo Prof., são sempre piores que as primeiras, vejamos : no Braga, época 2003/2004 - 1ª. volta 33, 2ª. volta 21 - época 2004/2005 (30-28), época 2005/2006 (32-26), no F.C.Porto (40-29).
Terá a ver com a gestão da pausa natalícia? Estes, são dados concretos e desmontam a teoria da culpa ser de Co Adriaanse.
Aliás, a propósito do técnico holandês, seria importante que o treinador dos Dragões , dissesse claramente, como encontrou o plantel, quando assumiu a responsabilidade de treinar o clube azul e branco. Como estava a equipa? Como estava estruturado o futebol dos Dragões? Não é correcto que fiquem dúvidas acerca das responsabilidades de cada um, no que de bom ou de mau se passou.
Não tenho nada de pessoal contra J. Ferreira. Um excelente profissional, correctíssimo e que teve com os adeptos portistas sempre relações normais. Mas, entendo que o F.C.Porto precisa de outro treinador, com outra capacidade, com outra ambição, com outra convicção. Esta é uma opinião transmitida de forma honesta e de boa fé. Desejo sinceramente, torço por isso, estar enganado. Se for o caso, cá estarei com toda a humildade a reconhecê-lo e a dar a mão à palmatória.
A alguns bastaram 45minutos para mudarem de opinião, esses, se as coisas correrem mal, serão os primeiros a reagir.
Uma palavra final em jeito de brincadeira; costuma dizer o Pres. Pinto da Costa, que quando alguns que ele conhece bem, o começarem a elogiar muito, é caso para ir logo ao médico. Aplicando a mesma teoria ao Prof. Jesualdo Ferreira, não será urgente marcarem-lhe uma consulta?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset