quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Com os campeonatos da Liga parados, para dar lugar aos decisivos jogos da selecção portuguesa, com a Polónia e a Sérvia, com o mercado de transferências fechado - há excepções em países pouco atractivos - é chegado o momento para uma reflexão, que procurarei o mais objectiva possível, sabendo como é óbvio
que não possuo todos os dados.
Mesmo assim, aqui vai a minha opinião sobre o "problema" Hélder Postiga.
A favor do internacional do F.C.Porto temos: é um jovem de apenas 25 anos, feitos no mês passado. Tem por isso ainda muito para dar e para crescer futebolisticamente - às vezes fala-se de Postiga como se ele fosse um jogador em final de carreira - é indiscutivelmente talentoso, com toques de génio - veja-se o penalti que marcou contra a Inglaterra no Euro/2004 - marca golos - na época passada, na 1ª. volta marcou 10 - é da formação azul e branca, logo, cresceu, a saber o que a casa gasta. É internacional em vários escalões, chegando à selecção principal onde é indiscutível de Scolari.
Contra o jovem natural de Caxinas, vejamos: se não considerarmos a época de 2004/2005 que foi atípica, José Mourinho, Co Adriaanse e Jesualdo Ferreira' não vão à bola' - perdoe-se-me a expressão - com Helder Postiga. Mas é curioso todos começaram por apostar nele.
O actual treinador do Chelsea, diz-se que insistiu, insistiu, insistiu... até que se cansou!
O holandês, começou por lhe entregar a camisola 10, n.º de referência em qualquer plantel. Em meados da época, acabaria por o colocar completamente à margem, obrigando o ponta-de-lança a voltar a emigrar.
Finalmente Jesualdo Ferreira, o professor de Mirandela começou por o recuperar e fez dele titular. Mais tarde a história repetiu-se; Postiga saíu da equipa e ouviu o treinador dizer-lhe que não contava com ele para esta temporada.
Mas há outro facto que não abona a favor do internacional do F.C.Porto, sempre que saíu, para Inglaterra - Tottenham - ou - França - Saint-Etienne - não se afirmou. Haverá certamente outras razões positivas e negativas a considerar, algumas fazem parte do diz-se, diz-se ... seria especulativo estar a referi-las.
Aqui chegados o que fazer? O jogador fez a pré-época, jogou e marcou, mas sempre com a perspectiva de saír. Começadas as competições oficiais, contra quase todas as expectativas Helder Postiga foi convocado e suplente utilizado contra o Braga e o Sporting. Com surpresa geral ficou de fora para o jogo com o Leiria, 1º jogo após o fecho do mercado de transferências.
Não interessa saber agora porque não saíu o jovem avançado, se houve propostas que o jogador não aceitou ou o contrário, importa é resolver o problema a contento de todos. Chegados a Janeiro logo se vê...
O F.C.Porto não pode, nem deve desvalorizar um activo importante, deve sim, fazer tudo para o rentabilizar.
Ao jogador pede-se profissionalismo, responsabilidade, cara alegre, disponibilidade total para o trabalho e um rendimento consentâneo com o seu valor. Que ambas as partes percebam que se as coisas correrem mal, todos ficam a perder.
Termino citando José Mourinho no seu 1º livro, publicado em 2003: "O Hélder é um jogador com um potencial enorme e se quiser ouvir os conselhos dos outros, pode ir muito longe no futebol mundial".
Ainda é tempo! Têm a palavra o jogador e quem o rodeia.