Populares Mês

sexta-feira, 28 de setembro de 2007


Escorado em mais de 40 anos a ver futebol e o F.C.Porto, resolvi fazer a Minha análise, que espero o mais objectiva possível, acerca do tema do momento no clube azul e branco: são os jogadores contratados, reforços? Toda a gente fala no assunto, sócios, adeptos, jornalistas, colonistas, etc... e o veredicto qual é? Salvo uma ou outra excepção (L. Lima, Stepanov...), são uns "Barretes", um tremendo flop (M.S.T. dixit...), não valem nada! Não concordo, é cedo demais para juízos tão peremptórios! Vou com alguns exemplos, tentar explicar porque penso assim. Apetecia-me falar de Ademir, de todos, o mais paradigmático, mas esse aos mais novos nada diz, por isso, socorro-me de casos mais recentes: Pepe, Diego, L.Fabiano, Anderson (sim, ouve quem dissesse que nem contra equipas da 2ª divisão ele se distinguia), mas principalmente W.Renteria ou T.Sektioui. O colombiano chegou a ser motivo de chacota, agora no Strasbourg é o melhor marcador, também regressou e facturou ao serviço da selecção A do seu País. E Tarik? O marroquino contratado por indicação de C.Adriaanse, não servia, foi emprestado, regressou e foi até ao início do Ramadão, um jogador importante para a equipa. Haveria certamente muitos outros exemplos para provar a precipitação de de certas análises, no entanto, estes são mais que suficientes.
Claro que concordo e aceito que alguns têm mostrado muito pouco, mas pergunto se é a jogar 15 ou 20 minutos, jogando juntos pela 1ª vez ( como em Fátima), que se pode mostrar serviço? A atitude ou a falta dela, não tem também a ver com a forma, como os jogos e os jogadores são preparados e mentalizados?
Que Diabo! Mariano Gonzalez, internacional argentino, contratado pelo Palermo, justificou posteriormente o interesse do grande Inter, só vale o que tem mostrado? Aos 26 anos já está desmotivado? Já não quer nada com isto? Desculpem lá mas não aceito, às vezes basta apenas um click, uma grande jogada, uma assistência para golo, um golo importante, a palavra certa na hora certa, para o talento e a motivação que estão lá, aparecer e deitar por terra todas as teorias.
Por isso à pergunta do título, respondo: Sim ou talvez, nunca um não definitivo.
Finalmente e como Tese direi o seguinte: não compreendo, não aceito e não tolero , que haja treinadores que consintam que lhes entreguem jogadores que não conhecem ou que não sirvam os seus modelos de jogo.
PS 1- Contra o Boavista temos que cumprir a regra, isto é, ganhar!
PS2-Mesmo não tendo nada a ver com o tema que aqui me trouxe, não posso deixar de me congratular com o início das obras do Pavilhão, espero brevemente dizer o mesmo sobre o campo da Constituição, sem esquecer o Museu.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset