Populares Mês

sábado, 10 de novembro de 2007


Há tempos atrás e a propósito das nomeações para os jogos do F.C.Porto com os seus rivais de Lisboa, coloquei em causa os critérios do Pr. da C.A.Liga. Hoje, volto a fazê-lo, na sequência de uma notícia que li na C.Social e que dizia: " 6 árbitros estão castigados e não vão actuar nesta jornada, por terem cometido erros graves ". Entre os castigados está o Juíz portuense Rui Costa, que como se lembrarão, arbitrou o F.C.P. -Leixões. É um facto, que o árbitro errou no lance do 1º golo dos Dragões, mas, nem no campo, nem posteriormente, mesmo com ajuda das imagens televisivas, foi possível confirmar, que R.Costa poderia ver Lisandro a levar a bola com o braço. Tirando este lance e um possível penalti sobre Quaresma, não me lembro de qualquer outra decisão errada do jovem árbitro.
Em contrapartida, no Paços de Ferreira-Benfica, essa Eminência Parda da arbitragem Portuguesa, que se chama Bruno Paixão, errou de forma clara, nítida e visível (o livre que deu a vitória ao Benfica não existiu), aliás, até o jornal do Benfica, A Bola, diz e cito " empurrou os pacenses para a sua área de forma habilidosa e digna de compêndio ". Assim, pergunta-se quais os critérios para estas decisões contraditórias? J.Ferreira pediu que Vítor Pereira se explicasse, o Pr. dos árbitros diz que não tem que fazê-lo, mas, devia, para que todos percebessem claramente, o porquê destas decisões. Eu, como não sou o treinador do F.C.Porto, logo, não tenho as suas responsabilidades, posso colocar as questões que Jesualdo, provavelmente gostaria de por, mas não pode.
Será que Vítor Pereira se deixa impressionar, pelas carpideiras invejosas do costume, que quando os seus clubes são beneficiados se calam muito caladinhos, mas, quando são prejudicados ou os beneficiados são outros, desatam numa gritaria que é sempre amplificada por uma C.Social tendenciosa? Será que o líder dos árbitros da Liga se deixa impressionar por aquela ladainha, que pensei já ter passado à História, segundo a qual: " quando os árbitros erram a favor dos Dragões são maus, manobráveis, pouco sérios etc., mas, quando erram a favor dos clubes de Lisboa, são seres humanos, logo sujeitos a errar, estavam mal colocados para analisar, não se pode por em causa a sua qualidade, nem a sua seriedade, etc. " ? Ou então e mais grave, esta decisão é uma mensagem que Vítor Pereira, de forma subtil, quer passar e que consiste no seguinte: " quem comete erros a favor do F.C.Porto é penalizado, quem os comete a favor de Benfica, não tem problemas."
O Pr. dos árbitros da Liga é um homem experiente, habituado ao barulho sistemático dos perdedores, não pode pois, deixar-se impressionar, deve de uma forma clara, simples e transparente, dizer quais os critérios que presidiram a esta decisão. A bem da arbitragem e do futebol Português.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset