Populares Mês

sexta-feira, 16 de maio de 2008




Termina Domingo, com a realização da final da Taça de Portugal, entre o F.C.Porto e o Sporting, a época desportiva nos principais escalões do futebol português.
O Colosso do Norte, desce à Capital com os galões de Tri-Campeão e pronto para no relvado do Jamor, lançar a chama que incendiou a Liga Bwin, condenou leões a serem gatinhos, trucidou conquistadores e transformou águias em abutres.
F.C.Porto e Sporting já se defrontaram por três vezes em finais de Taça de Portugal, com o saldo a ser favorável ao clube azul e branco por duas vitórias a uma: vitórias portistas em 1993/1994 - treinador Bobby Robson - e 1999/2000 - treinador Fernando Santos - contra uma vitória do Sporting em 1977/1978 - treinador Rodrigues Dias. Foi uma vitória chinesa. - Porém, esta época, em jogos disputados entre os dois clubes- Liga e Supertaça - os leões levem vantagem, tendo ganho em Alvalade para a Liga e em Leiria para a Supertaça, contra apenas uma vitória portista no jogo do Dragão.
Não gostamos, ficamos incomodados, com saldos negativos, por isso é importante ganhar a Taça. Seria também a forma, de terminar uma grande época, com chave de ouro, a cereja no topo do bolo.
Conquistar a Taça, significaria mais um grande motivo de alegria para J.N.Pinto da Costa, que apesar de já ter ganho tanto, merece, ele que tão atacado, caluniado e insultado, tem sido, viver ali no meio dos adeptos portistas, mais uma conquista do Dragão demolidor, que construiu.
Mas teria também um grande significado para Jesualdo - parabéns pelo Globo de Ouro e pelo discurso ao receber o prémio - que foi capaz de conquistar a simpatia da exigente massa adepta azul e branca e merece entrar na galeria dos notáveis, que conquistaram a dobradinha.
E significaria muito para nós, os adeptos, pela forma apaixonada como vivemos o clube.
Sempre atentos, vigilantes, defensores intransigentes, do nome e da honra do F.C.Porto, os sócios portistas que nunca se vergarão e nunca capitularão, merecem também fazer a festa.

A este propósito gostaria de dizer o seguinte: foi no Porto - nunca se esqueçam disso -, aconchegado no apoio vibrante e entusiástico de mais de 200 mil pessoas, que Humberto Delgado, General Sem Medo, proferiu há 50 anos, a célebre frase que abalou o regime de Salazar: "obviamente demiti-lo-ei" disse então o General a uma pergunta acerca do que faria ao Primeiro- Ministro, se fosse eleito Presidente da República. É política assumo-o sem rebuço, porque o F.C.Porto é cada vez mais a última bandeira a derrubar e última voz a calar, por um centralismo doentio, que não perdoa o facto do futebol português ser dominado por um clube de fora da Capital.

Jogo a disputar no Estádio do Jamor a partir das 17 horas do próximo, Domingo 18 de Maio.

Árbitro Olegário Benquerença, auxiliado por Valter Ferreira e por Luís Salgado.

Convocados do F.C.Porto:
Nuno e Ventura


Fucile, P.Emanuel, B.Alves, Stepanov, J.Paulo e Lino

R.Meireles, P.Assunção, Lucho González, Kasmierczak, Bolatti e Mariano González

R.Quaresma, Tarik, Lisandro, E.Farías e Hélder Barbosa.

Nota final: duas das fotos que emolduram o Post, reportam-se à final da Taça, época 2005/2006, conquistada pelo F.C.Porto em confronto com o Vitória de Setúbal. Espero que as fotos do próximo Post, tenham outra vez jogadores portistas com a Taça na mão.

P.S- ABola de hoje com mais uma provocatória 1ª página, assume definitivamente as posições de um clube, Benfica, contra outro clube, F.C.Porto. Nos últimos tempos, o jornal lisboeta não tem feito mais que acirrar animos e incendiar rivalidades cada vez mais profundas. Depois da final da Taça, espero que o F.C.Porto tome uma posição clara contra esta pouca vergonha e tome todas as decisões necessárias para que estes ordinários da ABola fiquem longe do clube.

A paciência tem limites e os nossos já se esgotaram há muito tempo.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset