Populares Mês

segunda-feira, 1 de setembro de 2008



Acabou finalmente, a novela Quaresma e acabou da melhor maneira para todas as partes.
Para o Inter que queria o jogador, até para satisfazer e não dar, já, o flanco a José Mourinho - sem Quaresma e não tendo conseguido Lampard, Deco e R.Carvalho, o treinador português, não deixaria de fazer os respectivos reparos -, mas queria pagar o menos possível, até porque desconfia, é preciso dizê-lo, das possibilidades de Quaresma se impor no futebol italiano.
Ao F.C.Porto interessava-lhe também, pois já tem gastos mais de 20 milhões de euros e só tinha transferido o Bosingwa - as transferências do Postiga e de M.Cech, são trocos - e precisava de transferir mais alguém e dos dos transferíveis, Quaresma era a transferência mais desejada.
Finamente foi bom para o jogador, que há vários meses já não estava com a cabeça no F.C.Porto, queria sair e já tinha manifestado essa vontade, às vezes de uma forma muito desagradável.
Escolher uma Conferência de Imprensa, num estágio da selecção, para dizer que queria sair do Tri-Campeão, não abona nada a favor de Quaresma.

As verbas envolvidas são de 18,6 milhões de euros mais o passe de Pelé - vai assinar por 5 épocas - e ainda, uma variável que pode atingir os 6 milhões de euros, dependendo do comportamento desportivo do " Cigano " e do Inter. Segundo sei, destas variáveis, 4 milhões são praticamente garantidos e os outros 2, podem ser atingidos, embora não com tanta facilidade.
Aqui gostaria de abrir um parêntesis para agradecer ao sócio nº 17599 do F.C.Porto Luís Filipe Vieira, que quando era presidente do Alverca e tinha óptimas relações com o F.C.Porto e com J.N.Pinto da Costa, possibilitou a transferência de Deco para o nosso clube.
Como todos se recordarão o F.C.Porto com o Mágico fez História e que História - Campeonatos, Taças, uma Taça Uefa e uma Liga dos Campeões - sob o ponto de vista desportivo e com a transferência do luso-brasileiro para o Barcelona, sob o ponto de vista financeiro.
Deco foi para o clube catalão por 15 milhões de euros mais Quaresma avaliado em 6 milhões.
Tudo somado e excluindo o que pode vir a acontecer no futuro com Pelé, - tem capacidade para vir a valer bastante mais que o valor porque foi avaliado - a saída de Deco já rendeu ao F.C.Porto: 15+18,6+4= 37,6 milhões de euros. Mesmo que Pelé não venha a corresponder e não possibilite nenhum retorno financeiro, mesmo que os 2 milhões referidos anteriormente, não venham a ser conseguidos, a transferência do agora, jogador do Chelsea, foi a maior transferência da História do futebol português. Por isso deixem-me dizer duas coisas: em primeiro a todos aqueles que já falam em mau negócio, peço calma e digo que neste momento é prematuro dizer isso: vejam o exemplo de Deco. Depois peço a todos que me acompanhem nos agradecimentos ao nosso " amigo " e consócio, Luís Filipe Vieira: obrigado Luís, és um gajo porreiro, pá!
Agora umas palavras sobre Quaresma: não sou e nunca fui, um grande fã do "Harry Potter ", não porque não lhe reconheça, talento, capacidades acima da média, génio e uma técnica, do melhor que vi e eu vi jogar e, treinar, grandes craques:Pavão, T.Cubillas, A.Oliveira, R.Madjer, P.Futre, Deco, etc. Mas porque lhe falta consistência, maturidade e humildade, para perceber, que ainda tem muito que aprender e crescer, como futebolista. Tem também de perceber que o objectivo de um avançado é marcar golos ou tentar dá-los a marcar e não os shows particulares, muitas vezes completamente estéreis.
Dirme-ão e é verdade, que o Nº 7 marcava golos e era o rei das assistências, mas podia, nas duas situações, ser muito mais produtivo. Quaresma faz-me lembrar aqueles alunos com grande capacidade, que podiam tirar sempre notas altas, mas, porque muitas vezes porque não estavam para aí virados, alternavam boas, com más notas.
Em Itália, o internacional português vai para um campeonato muito mais exigente que o nosso, com a cobrança a ser maior para quem vem de fora. Vai trabalhar com um treinador que não lhe vai permitir as atitudes, amuos, faltas de concentração e, principalmente, indisciplinas tácticas, que lhe eram toleradas por Jesualdo, que tinha para com ele uma paciência quase ilimitada. Se não perceber tudo isto e não mudar atitudes e comportamentos, corre o risco de sair de Itália pela porta pequena, como aconteceu quando esteve em Espanha ao serviço do Barça. Concluo dizendo o seguinte: tenho dois amigos: Abílio Costa e F.S.S. que têm em relação ao personagem em referência, posições totalmente distintas. Um, o primeiro, a esta hora estará a dizer: " ainda bem que saiu, que vá chatear os italianos! ", o outro dirá:" oxalá que não nos venha a fazer muita falta!". Estes estados de espírito, explicam bem o sentimento dos portistas: uns desejam a saída, outros gostariam muito que ficasse. Eu, sem fundamentalismos e pelas razões aduzidas, não me importo que saia. Perdemos criatividade, improvisação e espectáculo.
Ganharemos consistência, versatilidade e solidariedade.
No entanto todos sabemos como são as paixões no futebol: se as coisas correrem bem...ninguém se lembrará de Quaresma. Se pelo contrário correrem mal...a saída do " Harry Potter " será uma arma de arremesso, que alguns utilizarão, contra quem dirige o F.C.Porto.
PS- Escrevo este post a poucas horas do final do período de transferências e excluindo Pelé, não entrará nem sairá mais ninguém do F.C.Porto.
É pois com estes que pelo menos até Dezembro, temos de contar e a estes que temos de apoiar. Eu acredito e apoio!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset