Populares Mês

domingo, 22 de fevereiro de 2009


Há em todo o Universo portista da blogosfera, um sentimento de revolta contra as campanhas levadas a cabo por toda a C.Social - quem são as excepções? - contra o F.C.Porto. Diariamente somos confrontados com os ataques mais miseráveis, sem escrúpulos, baixos, onde vale tudo, mesmo tudo, para denegrir, insultar e achincalhar, o Tricampeão nacional. Se queremos ver a SIC, temos de levar com um Rui Santos, um F.M.Seara, um Dias Ferreira, um Nuno Luz, um José Augusto Marques ou um Jorge Baptista. Se vemos a TVI, até no jornal nacional, somos confrontados com um Pedro Pinto, de camisola do Benfica vestida, cachecol ao pescoço e bandeira na mão, a apresentar as notícias e isto, já para não falar nos jogos, onde a dupla Luís Sobral e Valdemar Duarte, é um delírio anti-portista, constante. Mas se na TVI e na SIC, eles podem sempre argumentar que não temos nada a ver com a linha editorial e se não estivermos bem, que mudemos de canal, o mesmo não se pode passar com a "querida" RTP, que sobrevive com o dinheiro de todos nós, nos impostos que pagamos e na factura da luz, onde nos tiram à descarada, uma taxa para o audio-visual, contra nossa vontade. E é na televisão pública que a pouca vergonha atinge maiores dimensões. Seja no Zona Mista, onde um avantajado - para não ferir algumas susceptibilidades -, que teve honras de post, uns dias atrás, descarrega semanalmente - ontem foi mais uma pouca vergonha -, a sua frustração e o seu anti-portismo doentio e intelectualmente desonesto. Seja no Trio d' Ataque, onde um realizador desiludido, solta sistematicamente a bílis contra o azul e branco e um sportinguista, especialista em sondagens que nunca batem certo, faz jus à imagem do seu clube: chorinhas e queixinhas. Seja no Domingo Desportivo, onde o benfiquista de Paredes - dizem que é o mentor de toda esta nojeira anti-portista na televisão pública - lidera e em que no tema sensível da arbitragem, os analistas são: Paulo Parati e Cruz dos Santos, conhecidos por adorarem o encarnado - então o ex-jornalista e ainda com uma coluna às terças- feiras na A Bola, é alguém que só vê para um lado. Seja no Telejornal ou no Jornal da Tarde, onde os destaques são sempre para o mesmo clube e o F.C.Porto é manifestamente, o parente pobre.
Mas se nas televisões estamos conversados, nas rádios públicas e não públicas, é a mesma história. O já falado Jorge Baptista na RR, Joaquim Rita e José Nunes, na Antena 1, enquanto na TSF, que não oiço há muito tempo, dizem-me que é igual ou pior, destilam ódio e fazem as pessoas mais calmas, perderem a paciência. Isto nos comentários, porque nas edições e salvo uma ou outra excepção, é tudo igual. Sobre os jornais é tudo tão óbvio, que nem vale a pena estar a perder tempo, sendo que até o jornal O Jogo - dito, mas não é, portista - já vai pelo mesmo caminho...
Contra tudo isto, tem aparecido uma frente unida, solidária, atenta, que vai dando combate a estas campanhas e vai denunciando, sem medo e com frontalidade, a pouca vergonha, que ao melhor estilo da propaganda Nazi, tenta fazer que uma mentira muitas vezes repetida, passe a ser verdade.
Esta frente unida, que é a blogosfera portista, tem prestado - todos sem excepção - um grande serviço ao F.C.Porto e tenho a certeza, o clube saberá reconhecer, na altura própria.
Nota final: este post tinha de ser emoldurado com as fotos dos dois cavalheiros que lhe deram origem: Hélder Conduto e Luís Freitas Lobo, escreveram na sexta-feira, em Paços de Ferreira, uma das páginas mais tristes da história do jornalismo da RTP. Que nunca mais se volte a repetir é a exigência de, e atrevo-me a dizer, todo o Mundo Azul e Branco, do F.C.Porto.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset