Confesso: gosto deles assim cheios de "tesão", eufóricos, optimistas, a ocuparem todos os espaços nas capas dos jornais... "Suazo acelera para o Dragão", diz o pasquim do Quim Oliveira, cada vez mais parecido com A Bola. O dono, um parolo centralista, que fuma charuto e joga golfe com gente "importante", já se esqueceu das origens e troca jornalistas com dezenas de anos na redacção do jornal O Jogo, no Porto, por Tadeias e afins, que não escondem, sempre que aparecem a escrever ou a comentar, o anti-portismo primário. E que dizer do silêncio ensurdecedor de Manuel Tavares, o director do jornal?
No jornal do Benfica - leia-se A Bola -, é Aimar em grandes parangonas : "Quero sair líder do Dragão", enquanto na última página, o Freteiro Delgado esse paradigma do jornalismo faccioso, tendencioso, sectário e vermelho, tece grandes elogios à Taça da Liga. Pudera! -Viva o regresso às finais Benfica/Sporting que marcaram o tempo da outra senhora. Viva!
Para não ficar atrás, o jornaleco da Cofina diz: "Vieira vai ao Dragão ver clássico", aqui desculpem, mas custa-me a acreditar que Rui Costa autorize. É meus amigos, eles andam de candeias às avessas e tudo porque Vieira tinha acertado com o Marítimo a vinda de Marcos já em Janeiro, por troca com Moretto, mas o director desportivo vetou a transferência, para grande desgosto de Vieira, que não se atreveu a contestar. E não se atreveu a contestar, porque sabe que não pode nem deve, sob pena de nas próximas eleições perder o poder, entrar em conflito com Rui Costa.
Os ataques do Gabriel a Fernando Mãozinhas Seabra, não são inocentes. Aquilo para os lados da Luz promete e nós podemos dar uma ajuda. Mas no meio desta paródia vermelha, há um motivo de grande preocupação e ele chama-se Pedro Proença.
Vejamos o seguinte:
Nacional - F.C.Porto, árbitro Pedro Proença,
F.C.Porto - Marítimo, árbitro Duarte Gomes,
Belenenses - F.C.Porto, árbitro Duarte Gomes,
F.C.Porto- Benfica, árbitro, Pedro Proença.
Isto é: para 4 jogos importantíssimos na luta pelo 1º lugar, duas lindas parelhas lisboetas, com Pedro Proença, benfiquista confesso, a ser nomeado para um jogo que pode ser decisivo na discussão do título. Alguém imagina o que se diria, se fosse ao contrário e em vez de árbitros de Lisboa, fossem árbitros do Porto?
Estamos atentos, muito atentos e não nos vamos inibir nunca, de clamar contra a vergonha, o despudor e a forma miserável, como o F.C.Porto é sistematicamente tratado, até por os Judas que se venderam por um prato de lentilhas.
Allez Porto allez
Nós somos a tua voz
Queremos esta vitória
Conquista-a por nós...