quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Depois de nos primeiros minutos o Sporting ter dominado, e criado, algum perigo junto à baliza portista, o conjunto do F.C.Porto, equilibrou, passou a pressionar mais à frente, a sair bem para o contra-ataque e com mais calma, podia ter juntado mais um golo ao golo de Tarik - T.Costa falhou um golo certo após belíssima jogada de Benítez.
Com Farías sobre a direita, Tarik descaído na esquerda e Mariano mais atrás e no meio, a equipa de Jesualdo foi uma agradável surpresa e só não foi para o intervalo em vantagem, porque P.Emanuel de forma despropositada e absurda, fez penalti - tenho muitas dúvidas se fosse na área leonina, Xistra marcasse - dando à equipa leonina, que tinha mais posse de bola, mas era um domínio consentido, a possibilidade de empatar.
No reínicio, uma Xistrada logo aos 3 minutos - mais um penalti, este inexistente. Se estes lances fossem penalti, haveria certamente, meia-dúzia por jogo - acabou com as veleidades do F.C.Porto, que a partir daí nunca mais teve capacidade anímica para discutir o jogo.
Vitória justa, mas exagerada do Sporting e réplica digna do Tricampeão, que principalmente,nos primeiros 45 minutos, esteve bem.
Gostei de Mariano - com muitas iniciativas, mas muito desacompanhado -, de T.Costa - que fez um jogo de grande entrega, determinação e foi sempre quem levou o F.C.Porto para a frente -, de Andrés Madrid - sempre bem colocado a ocupar o espaço que lhe pertencia e sempre a entregar bem, sem invenções ou grandes erros. Quando tiver capacidade física e estiver integrado, pode ser uma mais valia.
Não gostei de Sapunaru - dá muitas facilidades e não dá profundidade -, de Guarín - muito trapalhão, complicativo e incapaz de soltar a bola no tempo certo - e de P.Emanuel - um jogador com a sua experiência não pode ter erros primários como o que deu origem ao penalti e ao golo do empate leonino.
Os restantes cumpriram, com maiores ou menores dificuldades, embora Tarik não tenha confiança e pior, velocidade, que era a sua grande arma. Ver o marroquino com espaço à sua frente e vê-lo incapaz de arrancar, sair do drible e criar perigo, é para mim incompreensível. Esteve parado, lesionado, tem jogado pouco, mas devia jogar mais...
Acabou para o F.C.Porto, a Taça da Liga que coloquei no 4ºgrau nas prioridades para a época. Não deixa saudades, tal a desorganização, inadmíssivel no futebol profissional. O F.C.Porto desde o início que disse ao que ia. Mesmo com esta derrota, concordo com as opções tomadas e como tal, não gostando de perder nem a feijões, não vou agora criticar a estratégia portista.
A partir de Domingo é a sério e só faz sentido a subalternização da Taça da Liga, se o F.C.Porto, contra o Benfica, se apresentar na planitude de todas as suas faculdades.
Acredito que é o que vai acontecer.
A responsabilida deste jogo comparado com o de Domingo, que em caso de vitória, significará um passo importantíssimo rumo ao tetra, era para os portistas, uma brincadeira de crianças.
Declarações de Jesualdo no final do jogo:
«Fiquei desiludido com o resultado, pois não se ajusta ao que foi o jogo. Controlámos bem a partida, apesar do Sporting ter tido mais bola. Os meus jogadores deram uma boa resposta e combatemos bem a teórica superioridade do Sporting. Estes jogadores disseram-me que posso contar por eles. O Sporting ganhou bem, mas o resultado é exagerado. Demos uma excelente resposta e apresentámos jogadores que muito nos podem dar no futuro.»
«Fiquei desiludido com o resultado, pois não se ajusta ao que foi o jogo. Controlámos bem a partida, apesar do Sporting ter tido mais bola. Os meus jogadores deram uma boa resposta e combatemos bem a teórica superioridade do Sporting. Estes jogadores disseram-me que posso contar por eles. O Sporting ganhou bem, mas o resultado é exagerado. Demos uma excelente resposta e apresentámos jogadores que muito nos podem dar no futuro.»
Sobre as duas grandes penalidades do Sporting:
«Não vou discutir a justiça das grandes penalidades. Ainda nem vi as jogadas na televisão. Mas o que nos matou foi entrar a perder na segunda parte. Se não tivessem surgido esses lances, o jogo poderia ter sido outro. Depois do terceiro golo, fiz aparecer miúdos, todos com muita qualidade. Cumprimos em absoluto o que projectámos para a Taça da Liga.»
Taça de Portugal, meias-finais:
F.C.Porto-V.Guimarães/Estrela
Paços de Ferreira-Nacional
O meu comentário: gostei do sorteio, porque se como espero, formos à final, encontraremos ou o Nacional ou o Paços o que fará da final da Taça uma festa, o que não aconteceria, se o adversário fosse por exemplo o Guimarães.