Populares Mês

terça-feira, 7 de abril de 2009


De há uns tempos a esta parte, a palavra sonho começou a tomar conta do Universo portista - nos Estádios, junto dos adeptos, nas crónicas dos colunistas portistas, nos comentadores de programas de televisão e rádio, que gostam do Tricampeão, mas principalmente, nesta grande realidade que é a blogosfera. Começamos a sonhar e sonhamos, com tanta força, com tanta convicção, que agora, ninguém se atreve a dizer, que o sonho, o sonho da Dragão, é uma utopia. Não sei se a equipa também sonhava, mas sei que ela agora, alimenta o sonho. E de que maneira!


Jogamos em Manchester, contra o Campeão da Europa e do Mundo, olhos nos olhos, sem medo e taco a taco, dizendo na Pátria do futebol, que em Portugal há um clube, que tem a "mania" de ser Grande, num País de anões - e paga um preço muito elevado por isso. Numa altura que que os clubes ingleses dominam, a seu belo prazer, o futebol do Velho Continente, que o milionário Inter de José Mourinho, foi eliminado sem honra nem glória, aos pés da equipa de Ferguson e C.Ronaldo, o F.C.Porto, mais uma vez, põe o Mundo do futebol, a interrogar-se, como é possível, qual é o segredo, o que é que o Porto tem? Que classe, que maturidade, que personalidade!

Ainda falta a segunda-mão, não podemos e não vamos, embandeirar em arco, mas com o apoio dos adeptos - obrigado aos portistas, com especial destaque às claques, que tanto apoiaram em Old Trafford. Também nesta matéria, somos os melhores! -, que vão encher o Dragão, com o respeito que o adversário vai merecer, estou convencido que vamos continuar a fazer História.

Quase que não me apetece falar do jogo. Da fantástica primeira-parte, em que fomos superiores ao Manchester, mas em que mais uma vez, uma desatenção individual ia deitando tudo a perder - depois do golo de Rooney houve uma ligeira perturbação, mas esta equipa cresceu muito, já não treme, já bebeu o espírito ganhador de outras equipas que atingiram o Céu, reagiu, equilibrou e foi sempre mais perigosa. Normal a reacção do Campeão da Europa na segunda-metade, mas apesar de não ser tão brilhante, nunca o F.C.Porto foi subjugado, muito menos, massacrado, pela equipa de Alex Ferguson que a esta hora, deve estar a pensar que o F.C.Porto tem alguma coisa contra ele.
O golo de Tevez colocou injustiça no marcador, mas o mal amado, mais uma vez, voltou a marcar - com os golos que vai marcando vai justificando o porquê, do F.C.Porto ter accionado a opção de compra - e fez justiça. - É Sir Alex o seu risinho está em vias de se tornar muito amarelo!

Não vou destacar ninguém pois, o F.C.Porto valeu pelo seu conjunto. Tudo bem, Fernando fez um grande jogo, mas o grupo é o grande destaque.

Declarações de Jesualdo:
«A reacção da equipa ao golo sofrido foi boa. Não se desequilibrou, continuou a atacar e fizemos pressão alta em várias partes do jogo. Quando acontecem lances menos felizes, preferimos não individualizar as questões. Pela positiva, não é fácil que um Fernando e um Cissokho, que chegaram há meia-dúzia de dias, tenham jogado como jogaram em Old Trafford.»

Sobre a evolução da equipa: «Esta equipa tem ainda muitos passos para dar e para ser melhor. Temos seis jogadores novos em relação à última temporada. Não conheço ainda os nossos limites. Se fomos capazes de chegar até aqui sempre com muita pressão, podemos ir ainda mais longe. Mas temos também outro objectivo, que é o campeonato nacional. Somos uma equipa muito forte neste momento.»

Sobre a 2ª-mão: «O Manchester terá que vencer ou empatar com muitos golos. Vai ser um jogo completamente diferente. Vou fazer ver aos meus jogadores que temos recursos para vencer essa partida.»
Nota final: Antero Henrique o Director Geral da Sad, está duplamente de parabéns. Primeiro pelo aniversário - faz hoje 41 anos. Depois porque tem grandes responsabilidades na construção deste F.C.Porto. - É, meu caro Antero, aquela entrevista sobre a memória futura, a revelar-se premonitória...
Trabalho, competência, dedicação, profissionalismo e discrição, ao serviço da causa portista, é a marca do sucesso.
Ah, quem foi que disse que este plantel era o pior dos últimos 10 anos?


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset