Populares Mês

sábado, 4 de abril de 2009


No regresso da Liga Sagres, após paragem para os compromissos com as selecções, que só não foi de três semanas, para o F.C.Porto, porque houve o jogo da Taça de Portugal contra o Estrela, o Tricampeão, tem na sua deslocação a Guimarães, o obstáculo mais difícil de ultrapassar, até ao final da época.
Para além do ambiente que será complicado, do valor da equipa vitoriana, sedenta de desforra, da dupla humilhação do ano transacto - os 5-0 que encaixou, mais a derrota por ko, na UEFA e no TAS -, acresce o facto, de vários jogadores internacionais do plantel portista, terem estado sujeitos a um grande desgaste físico e psicológico, mais a impossibilidade, pela sua ausência, de o grupo poder trabalhar junto e preparar como deve ser, a curta deslocação à cidade berço.
Também o factor Xistrema - já tratado num dos posts anteriores -, tem de ser levado em conta, mas o pior de tudo, é que o jogo antecede a deslocação a Manchester e quer queiramos, quer não, a C.League, condiciona, mexe, perturba, faz hesitar, e este jogo contra o Vitória, exige o máximo rendimento aos profissionais portistas.
Como o jogo tem muitas semelhanças, com o que o F.C.Porto disputou no Estádio do Mar, contra o Leixões - adversário difícil, ambiente complicado, vésperas de prova europeia...
Que seja possível aos Dragões, repetir, já não digo o resultado dilatado e a exibição, mas apenas a conquista dos 3 pontos... Tenho para mim, que se o conseguirmos, o Tetra ficará à mão de semear e será uma realidade.
Que a decisão do Tribunal de Gaia, também funcione como factor de motivação e depois, não há melhor "doping", para o jogo frente ao Campeão de Europa, que uma vitória, num jogo de grande grau de dificuldade.
Ah e como o blog faz anos, a festa de aniversário teria outra animação e entusiasmo, com uma vitória do F.C.Porto.
Vamos a isso rapazes!
O árbitro é Carlos Xistra - de péssimas recordações -, que terá o auxílio de Luís Marcelino e Valter Oliveira.
Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Nuno;
Defesas, Sapunaru, B.Alves, Rolando, Cissokho e Stepanov;
Médios, Fernando, A.Madrid, Mariano, Lucho, R.Meireles e T.Costa;
Avançados, Hulk, Rabiola, Farías, C.Rodríguez e Tarik.
Antevisão de Jesualdo:

Atentos ao futuro
«O Lisandro foi castigado por supostamente ter simulado e agora está a perder por 2-0. Nessa situação de jogo, o único que não errou foi o Lisandro. A lei foi utilizada, depois de muito ruído gerado em seu torno, no sentido de castigar o jogador. Convém lembrar que, apesar de o jogo com o Benfica ter sido muito falado na imprensa nas semanas seguintes, ninguém referiu o penalti sobre o Lucho que ficou por marcar quando o encontro estava empatado a zero. Está criado um precedente perigoso e nós estaremos atentos a todas as simulações, especialmente aquelas que ocorram em jogos de equipas que lutam pelo título».

Seriedade na defesa da equipa
«O F.C. Porto perde um jogador porque a Comissão Disciplinar da Liga abriu um precedente perigoso. Existe um regulamento que nunca foi colocado em prática e que agora, devido ao grande ruído gerado à sua volta, provocou este castigo. Parece-me uma decisão pouco sensata e pouco inteligente. Estão a tentar branquear um jogo através de um lance, esquecendo outros lances que aconteceram antes. Este tipo de questões exige seriedade das pessoas que lidam com elas, a mesma que eu tenho na defesa do F.C. Porto».

Nada contra Carlos Xistra
«Não tenho nada contra Carlos Xistra. Considero que é um bom árbitro. Espero é que não faça o mesmo que fez em Alvalade. Analisem os lances dos dois penalties marcados contra nós em Alvalade e vejam se há simulações. Nós estamos atentos. Não quero, nem vou entrar neste tipo de questões, estou apenas a defender os meus jogadores, a minha equipa e a verdade».

Deslocação difícil
«O jogo com o V. Guimarães é importante por várias razões: surge numa sequência de jogos positiva no nosso desempenho, por ser o próximo jogo, por ser contra um adversário complicado e por ser num campo tradicionalmente difícil. Este jogo vem numa altura boa e má para nós. Boa, porque o F.C. Porto está na frente da Liga e encara melhor estes jogos difíceis, que são preferíveis nesta fase do que mais para a frente no campeonato. Má, em função do calendário e da paragem do campeonato, que serviu para quebrar o ritmo que vínhamos apresentando».

Olhos nos olhos
«O V. Guimarães vem de uma vitória importante, mas, tal como nós, também parou. Esta seria sempre uma deslocação complicada e estou certo de que o nosso adversário vai jogar olhos nos olhos connosco, vai atacar e vai querer ganhar. Vai ser um jogo de muita luta e a nossa equipa gosta disso».

Ambiente igual ao de sempre
«Não espero um ambiente diferente daquele que o F.C. Porto encontra habitualmente em Guimarães. O contexto é diferente, mas o ambiente em Guimarães nunca foi favorável ao F.C. Porto ou qualquer outro adversário do Vitória. Todos conhecemos a forma intensa como por lá se vive o futebol».

Análise habitual aos internacionais
«Mais em função do desgaste físico do que dos resultados obtidos, é importante perceber em que condições chegarão quer o Lucho, quer o Rodríguez. Amanhã (sexta-feira) faremos a avaliação habitual nestes casos e veremos as condições que ambos terão para jogar ou não no sábado».

Fucile com problemas...
«O Fucile estará de fora nesta jornada. A lesão dele veio em má altura porque estava a atravessar um bom momento. É uma lesão complicada, que leva sempre mais tempo a recuperar.

… Sapunaru a melhorar
«O Sapunaru aprendeu a corrigir aspectos em que estava menos bem e agora está melhor, até em termos de condição física. Temos recursos no plantel para resolver os problemas dessa posição e o Sapunaru tem agora mais confiança e resiste melhor aos problemas».

Parecer positivo sobre Orlando Sá
«O Orlando Sá recebeu uma opinião técnica positiva, mas a decisão final é sempre da administração do F.C. Porto».

Selecção tem condições para se apurar
«A selecção está a fazer o trajecto que tem de fazer, face às renovações e alterações que têm de ser feitas na equipa. Este é um ciclo de alteração da equipa, que é boa, mas que precisa de trabalho para melhorar. Há um conjunto de situações que têm de ser observadas. Acredito que Portugal tem condições para se apurar»


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset