Populares Mês

domingo, 28 de junho de 2009



Olá pessoal, estou de volta!
As férias foram óptimas: o tempo esteve magnífico, com muito sol, calor, ausência de vento, e a água, sempre com a temperatura ideal. Depois, a tranquilidade de Pedras del Rei, junto com a excelência da praia do Barril - das melhores do Algarve, digo eu que conheço muitas, do Sotavento ao Barlavento - com a originalidade de se poder chegar à praia de comboio!, fizeram o resto e ajudaram a que o Dragão esteja de pilhas recarregadas, pronto para começar a chamuscar.
Uma palavra de agradecimento ao meu amigo Fernando Oliveira: sem a sua amizade e consideração, seria difícil passar umas férias tão boas. Os meus agradecimentos!
Uma palavra de agradecimento, também, a todas as amigas (os), que me desejaram boas férias.

Fui acompanhando atentamente o que se está a passar no panorama desportivo, em particular no F.C.Porto, mas sem esquecer os nossos principais rivais - mais os vermelhos -, que merecerão um post nos próximos dias.

Pedro Emanuel terminou a carreira, mas continua ligado ao F.C.Porto. Quando ingressou no nosso clube, confesso, torci o nariz e lembro-me, de muitos portistas que conheço, terem feito o mesmo. Dou a mão à palmatória: Pedro foi um grande jogador, um profissional de mão cheia e na parte final da carreira, um capitão não ficou nada a dever aos capitães de referência do F.C.Porto. Vai treinar os Juvenis - actuais Campeões nacionais - e vai ser como treinador, o mesmo que foi como jogador. Do seu discurso sereno, mas esclarecido, da sua filosofia de estar na vida e na profissão, muito vão beneficiar os jovens azuis e brancos, que vão sair das mãos do Pedro, muito melhores jogadores e homens.

A transferência de Cissokho, que eu ia catalogar como a melhor de sempre - apesar das extraordinárias transferências que o F.C.Porto já fez -, abortou e abortou, não por causa dos dentes, mas porque o Milan não foi um clube sério, honrado, e arranjou uma desculpa esfarrapada, um pretexto, para não cumprir o acordo. A reacção portista ao acontecimento, em comunicado publicado no site, pareceu-me branda de mais, demasiado formal. As posteriores declarações do Presidente, colocaram as coisas no devido lugar e disseram a todos, que com o Dragão não se brinca.
Tenho noção que o jogador, psicologicamente, não vem nas melhores condições, mas encontrará no F.C.Porto, muita gente pronta a ajudá-lo, a fazê-lo esquecer e a dizer-lhe, que ainda é jovem, está num grande clube, muito a tempo de se transferir... Se continuar a trabalhar com profissionalismo, determinação, empenho, ouvindo e aprendendo, crescendo enquanto homem e profissional, porque tem valor, mais tarde ou mais cedo, sairá e rir-se-à na cara dos dirigentes italianos, que brincaram de uma maneira ignóbil, consigo.


Dizem os jornais que Lucho vai sair. El comandante foi um óptimo profissional e um jogador em destaque, nas temporadas, 4 épocas, em que serviu o Tetracampeão. Se sair, como é óbvio e desde que não interfira com os interesses do F.C.Porto, desejo-lhe os maiores sucessos, felicidades e ponto final. Não vou ficar a chorar e a lamentar-me, pela sua saída, até porque já me habituei, de há muitos anos a esta parte, a perceber, que os jogadores gostam todos muito dos clubes, passam a vida a fazer juras de amor e a beijar o emblema, mas basta aparecer outro que lhes dê mais e lá vão eles, nem que para isso andem de cavalo para burro, como é manifestamente o caso. O campeonato português não é, longe disso, brilhante, mas não fica nada a dever ao francês e F.C.Porto em relação ao Marselha, é uma diferença como da água para o vinho. Mas o argentino vai, se sair, ter a oportunidade de verificar isso...

Mais duas notas acerca deste assunto: se o Nº 8 portista sair de facto, tenho a certeza que o substituto, rapidamente o fará esquecer.
Lucho chegou ao F.C.Porto com 24 anos e custou à volta de 11 milhões de euros. Depois de ter dado um excelente rendimento desportivo, é transferido com uma boa margem de lucro, aos 28 anos. É um belíssimo exemplo de política desportiva correcta e deve ser sempre o caminho que os responsáveis portistas devem seguir.

Nas modalidades, o Hóquei conseguiu mais uma vez, a dobradinha. É aquela máquina! Oxalá o Andebol - vai começar a final da Taça - possa seguir-lhe o exemplo.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset