Populares Mês

domingo, 16 de agosto de 2009


Que o jogo era difícil, pelas várias razões apontadas no post do lançamento do jogo, todos sabiamos, mas que o F.C.Porto cometesse os mesmos erros de domingo passado, entrando a dormir, dando a iniciativa ao adversário e fazendo-o acreditar, já não se admite numa equipa com as responsabilidades do Tetracampeão. Há razões para que a qualidade do futebol não seja a melhor, mas que Diabo, entraram frente ao Paços nove, repito nove, jogadores da equipa da época passada e portanto, tinham obrigação de jogar melhor e principalmente, entrar no jogo com outra atitude, outra dinâmica, outra vontade, ser uma equipa pró-activa e não reactiva. E que dizer da reacção ao golo da equipa da Capital do Móvel?! Atabalhoada, nervosa, sem nexo, à base do coração, a viver de fogachos de Hulk e dois lance de Belluschi...O F.C.Porto da primeira-parte é mau de mais para ser verdade. Curiosamente, depois da expulsão do jovem brasileiro - aqui abro um parêntises para dizer o seguinte: Xistra é um mau árbitro e normalmente prejudica o F.C.Porto. No jogo de hoje errou muito, mas errou para os dois lados e não vamos culpar o Factor X pelos dois pontos perdidos. O primeiro amarelo não vi, mas o segundo é uma entrada por trás, escusada, e que um jogador que já tem amarelo não deve fazer. Hulk é novo, tem muito a aprender e não pode carregar nas costas o peso de ter de resolver sozinho os problemas que dizem respeito à equipa no seu conjunto. Não é normal um avançado ser mais penalizado que os defesas, mas se já era assim, esta época ainda vai ser pior e o avançado brasileiro tem de perceber isso definitivamente, sob pena, de prejudicar a equipa...Hulk não pode continuar a discutir muito e a jogar pouco, como fez na tarde calorenta da Mata Real... -, o F.C.Porto com dez jogou melhor e ainda melhorou mais com a saída de Farías e a entrada de Varela. Encostando Mariano na direita e o ex-Amadora sobre a esquerda, com Falcao no meio, apoiado por Belluschi e com Fernando a segurar as pontas, o conjunto de Jesualdo teve o seu melhor período, dominou, empatou e se podia ter perdido, também podia ter ganho, embora pelo que ambas as equipas fizeram, o resultado me pareça justo.

Estamos a começar e se se perdoam as falhas próprias de uma equipa que tem de crescer e vai crescer, não se admitem faltas de atitude, entradas ensonadas, comportamentos displicentes, de quem não encara os jogos com a vontade, a crença e o espírito do Dragão. Como os resultados demonstram de forma clara, o foguetório não assusta ninguém, mas para fazermos a diferença, temos de ser iguais a nós próprios, aprender com os erros e melhorar. Que o jogo da Mata Real ajude a reflectir e que o que aconteceu hoje não se volte a repetir.

Helton:
não tenho a certeza, se no golo do Paços, não reagiu tardiamente...no resto esteve bem, apesar daquele calafrio com a bola a passar-lhe sobre o pé - tem de haver sempre uma "brincadeira" para testar os nervos do pessoal.

Laterais: bem Fucile, mesmo depois da ida à selecção com a viagem a L. Angeles pelo meio. Subiu muito e na segunda-parte foi ele quem levou muitas vezes perigo à baliza de Cássio, tendo saído dos seus pés o cruzamento para o golo da igualdade. O seu colega do lado contrário, que também fez a mesma viagem, esteve nervoso, demasiado até, receoso, nunca subiu e mesmo a defender, não foi feliz. Lembrei-me de Cissokho e não quero que isso volte a acontecer...

Centrais: desconcentrados nos lances de bola parada e permitindo que vários lances de perigo fossem criados nesse tipo de lances - deram um golo e não deram mais porque não calhou -, também não estiveram felizes a passar, nomeadamente Rolando, não ajudando a que a qualidade do jogo portista fosse a melhor.

Fernando: exibição aceitável, mas longe do que pode fazer. Mesmo assim, foi para mim, o melhor médio.

R.Meireles: passou completamente ao lado do jogo. É estranho, mesmo tendo jogado os 90 minutos pela equipa das quinas - um absurdo de C.Queiroz -, não se esperava um Raul tão mal fisicamente...

Belluschi: na primeira-metade foi dos melhores e pertenceram-lhe duas das três oportunidades do F.C.Porto. Na segunda-parte piorou, mas a sua substituição por T.Costa não trouxe nada de novo à equipa...

Mariano: desastrado nos primeiros 45 minutos, melhorou muito na etapa complementar, mas continua a fazer coisas boas, para logo a seguir borrar a pintura, não escolhendo as melhores soluções, complicando as coisas fáceis...uma virtude: foi dos mais inconformados.

Varela: esteve e contribuiu para isso, no melhor período da equipa, mesmo que a dupla função a que esteve sujeito - atacar e defender o lado esquerdo -, lhe exigisse demasiado, não lhe permitindo grandes cometimentos.

Falcao: com ele o F.C.Porto passou a ter ataque e graças a ele não perdeu. Corre, luta, tem presença na área, sabe cair nas laterias, sabe receber e segurar a bola. Não cometerei nenhuma heresia se disser que é muito mais jogador que Farías.

Hulk: já disse tudo anteriormente. Espero que esta paragem, por castigo, o faça pensar e traga um melhor Hulk, não um salvador, mas um jogador importante na equipa.

Farías: tinha dito num dos posts anteriores que o F.C.Porto precisava de mais um avançado. Depois da Supertaça e porque El Tecla marcou um golo de oportunidade, não faltaram os que disseram que já não era preciso, que Farías se tivesse oportunidades, era o avançado que precisavamos. Espero que depois do jogo de hoje não restem dúvidas: Farías até pode ser importante num ou outro jogo, mas não é o jogador que uma equipa com as ambições do F.C.Porto necessita e ainda estamos a tempo de resolver o problema...
Li num site argentino, TyC Sports, que havia acordo entre o F.C.Porto, o Estudiantes e Farías, para a ida do avançado para o clube argentino e que o negócio não se concretizou porque Jesualdo não aceitou. Não sei se é verdade, nem as razões do treinador portista, que podem ser várias, mas sejam quais forem, não quero acreditar que o técnico do Tetracampeão, enjeite a vinda de um novo avançado...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset