Populares Mês

sexta-feira, 9 de outubro de 2009




No 6º fascículo da História do F.C.Porto, embora tudo mereça ser lido, recomendo particularmente as páginas 90, 91 e 92. O retrato feito aos Campeões de 1932 pelo genial jornalista Rodrigues Telles, é uma maravilha que merece ser imprimida e guardada!

Recordo também a selecção militar que ganhou o Torneio Internacional Militar disputado em Lisboa, após bater na final a França por 2-1. Disputaram a prova 4 países pertencentes à NATO, Portugal, França, Holanda e Bélgica, tendo nas meias-finais Portugal derrotado a Holanda por 4-3 e a França derrotado a Bélgica por 4-0. O seleccionador era o T.Coronel Ribeiro dos Reis e o treinador Otto Glória, ambos ligados ao Benfica. Desta equipa faziam parte três jogadores do F.C.Porto: Hernâni, Miguel Arcanjo e Barbosa, que eram obrigados a ir a Lisboa treinar, com o desgaste inerente às viagens - naquela altura demoravam horas... -, em plena discussão do campeonato.
Outra "curiosidade", tem a ver com o facto de Hernâni, que marcou o golo da vitória na final, ter feito a tropa em 1952 e ter sido mantido em reserva-territorial militar para poder jogar esse torneio. É claro que estas habilidades deram polémica, mas naquela altura mandava quem podia e obedecia quem devia. Eram os tempos da ditadura de Salazar e dominavam os clubes ligados ao regime.

Na foto, de pé e da esquerda para a direita: Vital, Moreira, Vicente, Miguel Arcanjo, Barbosa e Casaca. Em baixo e pela mesma ordem: Hernâni (capitão), Coluna, Mendes, Rocha e José Pedro.

Agradeço a colaboração do Armando Pinto na parte que diz respeito à selecção militar.

Clicar nas imagens para ler.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset