Populares Mês

segunda-feira, 1 de março de 2010




Nota de abertura: ontem, em Alvalade, os únicos portistas que não fizeram falta de comparência foram os adeptos. Assim, nada mais justo para ilustrar este post, que fotos desses mesmos adeptos no estádio leonino.
- Parabéns pessoal, não foi por falta de apoio que as coisas correram como correram...

Pois é meus caros amigos, cá estou de novo - já tinha dito que não embandeiro em arco nas vitórias, por maiores que elas sejam, mas também não entro em depressões profundas após as derrotas, por mais dolorosas que sejam, como foi manifestamente o caso de ontem...
E cá estou para tentar, de forma clara e com a objectividade possível, dar a minha opinião sobre aquilo que acho que é um dos males deste F.C.Porto, versão 2009/2010.
O meu diagnóstico é este: a equipa do F.C.Porto é mentalmente fraca, inconstante, passa rapidamente do oitenta para o oito, lida mal com a pressão.
Vejamos, antes do jogo frente ao Braga, solidários com Hulk e Sapunaru, os profissionais do F.C.Porto, reuniram-se, soltaram sinais claros de unidade, de revolta, que depois transportaram para dentro do campo e como corolário, vimos uma exibição de qualidade com vitória por goleada. Só que, em vez de manterem a pressão, continuarem concentrados, determinados, alertados, pensaram que já tinham cumprido a sua missão, relaxaram, adormeceram e como consequência aconteceu o desastre de Alvalade. O Porto cheio de vontade, com alma, com crença, de "raiva", com o espírito correcto, frente à equipa bracarense, deu lugar a um Porto abúlico, amorfo, conformado, incapaz de lutar contra o destino, frente ao Sporting. Mas mais, há um Porto que se marca primeiro e se apanha em vantagem, é uma equipa capaz de conseguir resultados, alguns até surpreendentes, mas se sofre primeiro um golo, desorienta-se, desmorona-se e raramente tem capacidade anímica para dar a volta ao texto - esta época, sempre que o adversário se adiantou no marcador, não ganhamos, empatamos ou perdemos, com a excepção do jogo frente ao Apoel no Dragão. Ora, esta debilidade não tem só a ver com a dificuldade portista em jogar em ataque continuado, em pressionar alto, em ir para cima, mas mais com fragilidades psicológicas, de uma equipa mentalmente fraca e a quem falta liderança dentro e fora do rectângulo do jogo. No relvado, alguém que mantenha a calma, a lucidez, a frieza necessária para corrigir, motivar, alertar, enfim, ser a voz do treinador dentro do campo. Fora das 4 linhas um discurso ousado, "arrogante", de campeão, um discurso que mantenha sempre a pressão alta, que agite e mantenha sempre os jogadores em estado de alerta. Os tão falados "Mind Games".
Mais que as fraquezas deste ou daquele, da falta de qualidade do jogador A ou B, do sistema, do modelo, do conservadorismo de Jesualdo, etc., o grande problema deste F.C.Porto, para mim, são, sem dúvida, as suas fragilidades psicológicas.

Notas finais: ninguém mais do que eu denuncia as poucas vergonhas e os factores externos que têm condicionado, de alguma forma, o F.C.Porto desta temporada, mas e um mas muito grande, ninguém conte comigo para branquear as nossas responsabilidades. Bastava um Porto normal, não precisava de ser super, para estar melhor colocado e não encarar cada jogo sob grande pressão. Para isso bastaria termos ganho, em casa, ao Belenenses, último da Liga, ao Paços e em Matosinhos frente a um Leixões que não é nada. Um Porto normal, frente as estas equipas, até contra 14 tinha de ganhar. Não conseguiu e por isso assumamos a nossa cota de responsabilidades. Culpar só os árbitros, o sistema, o mau tempo, etc., é vulgarizar-mo-nos, sermos como os outros, sejam eles calimeros ou trauliteiros.
Aproveitemos este passo atrás, para tal como no passado - depois de grandes feitos, Taça dos Campeões, Taça UEFA, C.League, Campeões do Mundo, Supertaça europeia, Penta, tivemos sempre um ou outro ano mau -, dar dois à frente e não ponhamos tudo em causa. Digo isto porque considero perdido o grande objectivo da época, o Penta. Taças, para mim, são coisas menores e só a dos Campeões me afagaria o ego...Que querem, estou mal habituado...

Para a Taça de Portugal goleamos o Sporting e ouviram-se olés no Dragão. Ontem foi ao contrário. É futebol e só mentecaptos não entendem isso. Pior que mentecaptos, são os vermes, certamente com gravíssimos problemas alcoólicos, que falam num futebol português mais saudável, menos conflituoso e depois criticam o facto dos presidentes do Sporting e do F.C.Porto verem o jogo lado a lado na Tribuna de Alvalade. Gente de mente suja, mas que aparece como gente "importante" neste Portugal cada vez mais sem futuro...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset