Populares Mês

terça-feira, 6 de julho de 2010



No dia que vou falar do ataque, uma palavra para J.Moutinho.
- Caro João, tenho a certeza que ao optares pelo F.C.Porto, fizeste-lo com a consciência do que te espera, não só dentro do campo, onde o grau de exigência é máximo, mas também fora. Fizeste-lo, sabendo bem que aqui, mesmo os grandes jogadores, como é o teu caso, são tratados como jogadores normais, sem grande relevo, enquanto noutras paragens, qualquer toco de vassoura tem direito a grande destaque e a grandes parangonas - mesmo quando fizeres grandes jogos, não te admires se as tuas prestações forem pouco destacadas. Fizeste-lo sabendo que aqui vais ser escrutinado à lupa e vão procurar de todas as maneiras, mexer contigo, perturbar-te, desestabilizar-te. Vão surgir notícias sobre o teu salário e o mau estar que isso causou; vão surgir notícias que não vales o que o F.C.Porto pagou por ti; vão surgir notícias sobre tudo e mais alguma coisa. Mas não ligues, nem te preocupes. No F.C.Porto terás todo o apoio, todo o carinho, toda a força de uma massa adepta, que te defenderá contra tudo e contra todos, os que te tocarem, nem que seja com luva de pelica. Para isso não precisas de fazer muito, não, apenas queremos que sejas bom profissional e dês tudo pela camisola do F.C.Porto. Finalmente e quanto ao que disseram de ti os responsáveis leoninos, não ligues, nem leves a sério. Sabes, meu caro João, há um ditado que diz: "só se atiram pedras a árvores que dão frutos", bons frutos acrescento eu e ao atirarem tantas pedradas a uma "maça podre", os dirigentes leoninos caíram no ridículo, foram patéticos, mas tu, como bom cristão, tenho a certeza, já lhes perdoaste.
Ah, João, já me esquecia, não ligues ao que diz o Miguel Sousa Tavares, ele de futebol percebe pouco. E depois, como portista do Jet 8, sim João, não sabias, mas ficas a saber, há portistas de tasco e portistas do Jet 8, são os iluminados, os nunca aparecem, mas botam faladura como uns génios, o Miguel tem de manter a chama do crítico, do independente...Só que a independência dele na entrevista ao Vieira, ficou em casa, não apareceu, foi, João, uma vergonha, uma conversa de amigos, que permitiu a um tipo que não sabe abrir a boca, quanto mais falar, brilhar...
O Candeias, o Candeias é que é bom e eu não vejo nada. Como é possível? Parece a história do queijo. Estava-se mesmo a ver que era queijo e ele a dizer que era fromage...

No ataque, teoricamente, o sector que decide, que marca os golos, ainda há algumas indefinições. Orlando Sá vai ser e bem, emprestado - precisa de jogar regularmente e se ficasse no F.C.Porto, dificilmente isso aconteceria... - e Mariano só estará em condições lá para o fim do ano. Assim e garantidos, temos: Hulk, cheio de vontade e disposto a recuperar o tempo perdido.
Falcao, sempre muito sereno e muito lúcido nas declarações, a querer confirmar a grande época que fez e que em condições normais lhe dariam o título de melhor marcador - não vou voltar a falar da pouca vergonha da temporada anterior, mas vou estar atento e denunciar, desde o início, tudo o que não seja correcto nesta.
S.Varela,
a revelação portista em 2009/2010, que está quase recuperado e pronto a fazer, já não peço mais, uma época semelhante à anterior.
C.Rodríguez, a grande desilusão da liga anterior - pagou por isso um preço alto. Ficou fora do Mundial e não está a viver, ao contrário de Fucile e Álvaro, uma epopeia surpreendente -, está apostado em volta a ser o Cebola que faz chorar os adversários.
Ukra, o miúdo que se fez homem e regressa, por indiscutível mérito ao seu clube, ele que é um produto da formação. E James Rodríguez, o puto colombiano, de quem dizem maravilhas, mas como não conheço bem, vou ter de esperar, para dar a minha opinião.
Depois e ainda sem saber qual vai ser o seu futuro, temos Farías, que está a treinar com plantel. Não tenho nada a apontar ao jogador argentino, que sempre teve um comportamento exemplar, de grande profissionalismo, mas depois de tantas peripécias, de tanta vontade de regressar ao Estudiantes, mais o facto de não ser, na minha opinião, o avançado que o F.C.Porto precisa, faz-me dizer que Farías devia sair, desde que, como é óbvio, os interessentes portistas sejam minimamente salvaguardados.

Kléber, que é um jogador interessante, mas tem contrato com o Marítimo - sinceramente não sei o que quer C.Pereira, ou melhor, quanta pasta quer...- e Walter, que conheço mal, são os possíveis reforços de quem se fala. Se Farías não sair, acho que um dos dois não virá e aqui, inclino-me para o jogador do Internacional. Se El Tecla se for embora, poderão vir os dois, ou não. Pode vir alguém que nunca foi falado. Como referi anteriormente, o mercado só fecha a 31 de Agosto e até lá, meus caros, está tudo em aberto e muitas surpresas podem acontecer...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset