Populares Mês

domingo, 4 de julho de 2010



A cerca de dois meses do fecho do mercado de transferências - tanta coisa ainda pode acontecer...-, está tudo calminho - efeitos do mundial -, com a excepção a ser a bomba Moutinho, que o CPS tem o desplante de dizer, brincando com a nossa inteligência, A Bola noticiou em exclusivo, é altura para o primeiro ponto de situação no que diz respeito ao F.C.Porto 2010/2011, que designarei de "Juventude Inquieta".

Assim e para a baliza, tudo resolvido, com Helton, Beto e Kieszek e só uma grande surpresa, que passaria sempre pela saída de Helton, pode alterar esta situação. Aí, Eduardo e o guarda-redes da Nigéria, Enyeama, podiam ser hipóteses, mas não creio que vá acontecer. Penso que ficamos bem servidos e já agora, acho estranho que se critique a contratação do polaco. Com a saída de Nuno e com Ventura, que queremos seja o futuro, a ter de rodar para continuar a crescer e a evoluir, parece-me correctíssima a contratação do ex-guarda-redes do Braga. É jovem, tem capacidades, vem, em princípio, para ser o terceiro da hierarquia que vai guardar as balizas portistas, os encargos foram mínimos...Se mostrar serviço e capacidade para ser segundo ou até primeiro, óptimo, se não, não vem nenhum mal ao mundo...

Na defesa e para o lado direito, neste momento temos três jogadores: Fucile, Sapunaru e Miguel Lopes. O uruguaio, que está a fazer um grande mundial, no final da época e quando partia para o seu país, deu indícios de querer sair, experimentar outros campeonatos. Há dias atrás, teve outro discurso, à Porto, colocando nas mãos do clube o seu futuro. O Fucile do mundial, motivado, com vontade, a querer e a gostar de estar ao serviço dos Dragões, é indiscutível e adoraria que ficasse, mas será assim? Há propostas - com o Atlético de Madrid à cabeça - e tudo vai depender da capacidade que demonstrarem os clubes interessados em contratar o lateral portista, que está muito valorizado. Se Fucile sair, parece-me claro que Sapunaru e Miguel Lopes não resolvem o problema, não me dão garantias. O romeno, teve uma temporada muito atribulada, mas mesmo sem as confusões que levaram o F.C.Porto a emprestá-lo ao Rápid de Bucareste, nunca deu provas de ser o jogador que o clube precisa. É um central adaptado, não é famoso a defender e dá pouca profundidade no ataque. Idem para Miguel Lopes, com o ex-jogador do Rio Ave a mostrar pouca estabilidade, muita inexperiência, a precisar de crescer, ir entrando... Será um bom suplente. Para o outro lado da defesa, Álvaro Pereira é bom e resolve. A alternativa, neste momento, D.Addy, ainda é uma incógnita que o estágio e os jogos particulares ajudarão a clarificar. Assim e resumindo, para as laterais, se Fucile - que e já me esquecia, tanto pode jogar à direita como à esquerda, é portanto, um dois em um - sair temos de ir ao mercado. Aqui, eu sugeriria o lateral argelino do Portsmouth, Nadir Belhajd, que tal como Fucile, tanto joga de um lado como do outro.
Para o centro defensivo, temos Rolando, Sereno (*) Bruno, Maicon e Stepanov - regressa em consequência da saída de N.A.Coelho (**). Se o capitão ficar de corpo e alma, sem os amuos e as diabrites paternais da época passada, tudo bem, problema resolvido e até precisa de sair um, caso contrário, temos de resolver o problema e contratar alguém... Preferencialmente experiente, habituado à pressão, capaz de se impor rapidamente. Fala-se em Rodríguez, o peruano do S.Braga. Não é mau, mas não é bem o que eu gostaria...

(*) Sereno, já me esquecia, pode jogar à lateral, embora seja sempre uma solução de recurso.

(**) Nuno André Coelho, vai para o Sporting envolvido na transferência de J.Moutinho e eu fico triste, muito triste... Quem me acompanha aqui sabe que sempre gostei dele, sempre achei que tinha grandes capacidades, um enorme potencial que só Jesualdo não via. Que só precisava de jogar regularmente para "explodir". Não é essa a opinião de quem dirige, mas não critico. Quando se negoceia, quem está no outro lado também defende os seus interesses e se queriamos Moutinho, tinhamos de abdicar de alguma coisa...Parece que ficamos com 50% do passe, o que é uma garantia para o futuro, se o Nuno for o central que eu auguro. Desejo ao NAC as maiores felicidades e sucessos, desde, como é óbvio, eles não colidam com os interesses do F.C.Porto.

Amanhã, se não houver nada de última hora que mereça destaque, o meio-campo.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset