Populares Mês

domingo, 2 de janeiro de 2011


Ao fim de trinta e tantos jogos sem conhecer o travo amargo da derrota, o F.C.Porto perdeu. Perdeu novamente para a Taça da Liga, - parece que esta Taça não está talhada para o melhor clube português...-, mas e é preciso dizê-lo, nem de perto nem de longe, merecia perder. Sem ser exuberante, melhor na segunda que na primeira-parte, o conjunto de André Villas-Boas dominou totalmente o jogo; teve dez cantos a favor e nenhum contra; nunca esteve em riscos de sofrer um golo; e fez mais que o suficiente para ganhar. Mas como no futebol não há vencedores morais, nem nós queremos arranjar desculpas, temos de dizer que quem não é eficaz no ataque e dá aquelas abébias na defesa, uma autêntica consoada de Natal, antes dos Reis, sujeita-se a ter dissabores.

Foi isso que aconteceu esta noite no Dragão, que teve uma moldura humana, cerca de trinta mil espectadores, digna de registo.
Não adianta lamentarmo-nos, nem ficar a chorar sobre o leite derramado. É hora de reflectir sobre os erros de hoje, tirar as ilações necessárias, olhar em frente e partir para uma nova série de vitórias. Agora, sem a fobia de recordes para a frente e para trás, concentremo-nos no próximo jogo e nesse não pode haver lugar a desconcentrações, experiências, facilitismos.
Vamos a isso pessoal, transformemos este passo atrás em muitos passos à frente.

Sobre os jogadores, não vou fazer grande comentários, nem vou crucificar Kieszek, que cometeu um erro e pagou caro, mas não posso deixar de colocar a seguinte questão: faz sentido não apostar num jovem da formação, para ter alguém como Sereno, que comete tantos e tantos erros e em todos os jogos que é utilizado?
Ah, se houve jogadores que não mereciam  ter perdido, esses jogadores foram J.Moutinho e F.Guarín, que jogaram muito!
Ainda outro ah, com Álvaro Pereira operado e sem tempo previsto para voltar, temos que ir ao mercado... Esta notícia custou-me mais que a derrota no jogo de hoje.

E pouco mais haveria a acrescentar, se não viesse a ouvir a rádio e aí, as cambalhotas, ridículas, dos comentadores - meu Deus, o que eles diziam até ao golo do Nacional e que disseram depois! - e o histerismos de alguns narradores, inspiraram-me para o título do post: só lhes faltou dizer, plagiando C.Ronaldo: "soltem os foguetes, o Porto perdeu! Um, foi ao ponto de logo extrapolar o jogo de hoje para o campeonato e deixou sair o que lhe ia na alma: "esta derrota vai desmoralizar o F.C.Porto e vai dar moral ao Benfica."
- Bravo, Padre Dias, és um digno sucessor dessa aberração do jornalismo desportivo, chamado Valdemar Duarte.
Ao fim de tanto tempo, de tantas vitórias, algumas retumbantes, amanhã o F.C.Porto, finalmente, vai ter destaque e vai fazer o pleno...

PS - Bonita homenagem ao grande Pôncio Monteiro, pena que os modernismos de agora, transformem o minuto de silêncio em minuto de palmas. Silêncio e depois uma explosão de palmas, é assim que devia ser, mas infelizmente agora não é!

                             

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset