Populares Mês

quinta-feira, 14 de abril de 2011


O F.C.Porto volta a Moscovo, capital da Rússia, cidade onde sempre que jogou, ganhou. Desta vez vai com uma vantagem confortável, que lhe dá alguma tranquilidade, mas não vai em passeio. Encarar o jogo com a concentração máxima, o espírito correcto e com vontade de ganhar, é fundamental e meio caminho andado para o objectivo de chegar às meias-finais, ser atingido. Estamos bem, muito bem mesmo, confiantes, moralizados, a pintar um quadro lindo e não queremos borrar a pintura. Para isso só temos de dar continuidade ao que de bom temos feito. Não precisamos de muito, de nos excedermos, não, apenas temos de ser inteligentes, estarmos concentrados, saber jogar com o relógio, sermos iguais a nós próprios. Se não formos, se dermos o flanco, formos displicentes, relaxados, não estivermos dispostos a trabalhar e a lutar muito, porque vamos defrontar uma boa equipa, podemos ter alguma surpresa desagradável e isso não queremos. Seria uma grande desilusão, agora que estamos tão perto e o sonho está cada vez mais à vista. Digo isto porque estou a ver demasiada euforia, demasiado olhar para a frente, demasiado facto consumado. Não é o nosso estilo. Espero que seja só impressão minha... O prestígio e o respeito consolidam-se com boas prestações e não com tiradas muito bonitas, que causam impacto, mas que se viram contra nós, se não tiverem correspondência na prática.
Fica o alerta.

O árbitro é o hungaro Viktor Kassai, auxiliado pelos seus compatriotas, Gabor Eros e Gyorgy Ring.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Beto;
Defesas, Sapunaru, Fucile, Rolando, Otamendi, Maicon e Álvaro;
Médios, Fernando, Souza, Guarín, J.Moutinho e R.Micael;
Avançados, Varela, Walter, Falcao, Hulk, James e C.Rodríguez.

Equipa provável:
Helton, Fucile, Rolando, Otamendi e Álvaro, Fernando, Guarín e J.Moutinho, Varela, Falcao e Hulk.

Dossier de imprensa da UEFA, aqui. Está lá tudo...

Antevisão de André Villas-Boas:
Concentração máxima
«Não haverá descontracção. Qualquer desvantagem pode ser recuperada e nós respeitamos isso. No que toca ao estado de alerta e à atenção, estaremos no máximo e comprometidos com o passar da eliminatória. Respeitamos muito essa imprevisibilidade do futebol e a competência do Spartak, que esteve na Champions League e ganhou ao Marselha. Não vamos fazer poupanças, as nossas opções vão ser feitas consoante o que for melhor para o jogo. A sobrecarga vem mais ‘a posteriori’. Estaremos mais atentos a isso no jogo com o Sporting. Agora vamos pensar em passar à meia-final.»

Terreno sintético
«Os jogadores vão ter no subconsciente o efeito deste terreno. Temos alguma experiência do jogo com o CSKA, que nos vai permitir tomar melhores decisões. As baixas temperaturas não me parecem relevantes. Não vou afirmar nem negar que estamos no topo de forma, mas temos vindo a construir algo sólido, especialmente nesta fase decisiva. Estamos orgulhosos. O grande objectivo já está atingido, mas temos de continuar a focalizar-nos nos outros que ainda temos.»

Análise da primeira-mão
«Na primeira mão, o Spartak foi forte nos primeiros 25 minutos. Depois equilibramos e fizemos o 1-0 antes do intervalo, o que foi muito bom para nós. Na segunda parte, fomos mais fortes, mas o resultado (5-1) não reflecte a diferença real entre as equipas.»

Favoritismo e crença
«Não gostamos muito do papel de favoritos na prova. Os favoritos mudam sempre, a cada eliminatória. Já caíram grandes equipas de topo mundial, que também eram apontadas como favoritas. À medida que nos vamos aproximando da final, vamos acreditando mais nas nossas hipóteses e isso é mais importante do que qualquer favoritismo.»

Jogo a jogo
«A melhor aposta é pensar individualmente em cada jogo. Com o nível de dificuldade dos próximos três encontros, não me passa pela cabeça fazer gestão. Este encontro é decisivo para passarmos às meias-finais e há um sentimento forte em Portugal, que pode ter três equipas nesta fase da prova. Primeiro pensaremos neste jogo, depois no Sporting e só depois no jogo da Taça. Temos um percurso na Liga Europa que é notável, tendo em conta também o que se passou no campeonato. Privilegiamos o jogo e o espectáculo.»

E de F.Guarín:
Confirmar resultado
«Este adversário vai dar tudo, vai entrar forte, e nós temos que confirmar o resultado que fizemos em nossa casa.»

Marcar dá confiança
«Marcar dá sempre confiança a qualquer jogador. Espero demonstrar essa confiança com o nosso grupo e que aconteça o que todos queremos. Os adeptos identificaram-me pelo remate ao longo da carreira e espero marcar mais assim com o FC Porto.»

Favoritismo a provar
«Passo a passo ganhamos algum favoritismo, mas quem nos dá esse estatuto são adeptos e jornalistas. É bom, mas temos de demonstrá-lo em grupo, a cada jogo e dentro do campo.»

Imagem de marca
«O FC Porto joga sempre para ganhar. A vantagem ajuda a encarar o jogo de forma diferente, mas a mentalidade é ganhar. Queremos entrar em campo e tentar marcar. É isso que nos identifica.»

Confiança e inteligência
«Nestes campos e noutros entra-se com confiança. A bola corre de forma diferente e isso é preciso ter em conta. Depois, é pensar que o campo nos pode cansar mais. Mas o principal é saber conduzir a bola, o que é mais difícil e nos lembra que devemos ser inteligentes neste aspecto.»

Continuar a ganhar
«Ganhar a prova é um sonho. Temos valor para isso, mas devemos continuar a ganhar».

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset