Populares Mês

sexta-feira, 10 de junho de 2011


É óbvio que o F.C.Porto tem dado provas, sistemáticas, de ser capaz de se renovar constantemente e independentemente de quem sai, sejam treinadores, mesmo os mais carismáticos, sejam jogadores de referência, o rumo e o caminho do sucesso, continuam. Essa é a nossa marca, é essa capacidade, que os outros não têm, que tem feito a diferença ao longo destes quase 30 anos de gestão Pinto da Costa. Portanto, a saída de Pedro Emanuel se se vier a confirmar, é apenas mais uma, compreensível em alguém que tem ambições e vontade de abraçar uma carreira a solo e para mais num clube, a Académica, que nos últimos anos projectou dois dos melhores treinadores da actualidade, Domingos Paciência e André Villas-Boas.
Mas tenho pena e tenho pena porque o ex-capitão do F.C.Porto é inteligente, esclarecido, sabe estar, sabe da poda e estava próximo dos jogadores. Também, porque em equipa que ganha, não se mexe. Pedro saiu, paciência, outro virá. Quem? Espero que com um perfil semelhante e aí, entre Nuno Capucho e Paulinho Santos, cito estes dois, porque foram falados na CS, a minha opção vai claramente para o primeiro. Paulinho foi um grande jogador, alguém que tinha o verdadeiro espírito do Dragão, mas falta-lhe discurso, à vontade para comunicar e hoje em dia isso é fundamental, mesmo para um treinador-adjunto. Capucho é diferente... Para além de ter os atributos que faltam a Paulinho, tem ideias claras, personalidade, quer ser mais que treinador das camadas jovens, do que adjunto, mas sabe ter calma, dar os passos certos... e tem um perfil muito semelhante a Pedro Emanuel, que encaixaria muito bem na equipa técnica liderada por André Villas-Boas. 
Desejo as maiores felicidades e sucessos ao Pedro, desde não colidam com os interesses do F.C.Porto, como é compreensível.

Notas finais: a RR, como é natural, abordou a saída de Pedro Emanuel. Mas e aqui já não é nada natural, foi ouvir Octávio Machado sobre o assunto. O lacrau, fiel à sua imagem, lá deu uma no cravo e outra na ferradura: por um lado a insinuação, para o Pedro sair alguma coisa se passou; por outro, é natural que o ex-capitão queira abraçar um projecto como treinador principal.
Enfim, será que não há mais ninguém para comentar assuntos do F.C.Porto, sem ser este ressabiado, má língua, que constantemente cospe no prato onde comeu?

Vi a entrevista de Godinho Lopes à RTP e gostaria de dizer o seguinte: o presidente dos leões estava rodeado de taças, mas confesso, não conheci nenhuma...; também fiquei a saber e fiquei espantado: nos últimos 10 anos o Sporting tem mais 13 títulos que Porto e Benfica, juntos?!; assim como fiquei de boca aberta quando Godinho Lopes disse que o Sporting estava avaliar 150??? jogadores que estão no mercado; finalmente cito o presidente dos leões: "Couceiro pode servir o Sporting em cargos federativos". Como é, então quem vai para cargos federativos é para servir clubes, ou o futebol português?

O clube do regime dispara contra tudo que mexe: é o Piris; é o Melgarejo; é o Dedé; é o Chhetri; é o Enzo...


Hoje só temos a crónica do Rui Moreira. A crónica de Francisco José Viegas não foi publicada e Paulo Teixeira Pinto publicarei amanhã em duplicado.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset