Populares Mês

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011


Começa hoje, 21 horas, na Mata Real, frente ao Paços de Ferreira, a participação do F.C.Porto na Taça da Liga ou Bwin Cup. A questão que se coloca, é: que Porto nesta prova? Pelo que disse o treinador, não é um objectivo, nem substitui a Taça de Portugal. Portanto e como aconteceu em anos anteriores, servirá para fazer experiências, dar tempo de jogo aos menos utilizados, ver como se comportam alguns dos jovens: Mangala menos, porque já teve várias oportunidades, Iturbe e Alex Sandro mais, sem esquecer os ainda juniores, Tiago Ferreira e Vion, em quem depositamos grandes esperanças. Claro e isso é óbvio, vamos jogar para ganhar, essa é a nossa obrigação, sempre, mas sem a pressão inerente aos jogos do campeonato. Pela minha parte, como nas nas outras edições, querendo ganhar, estarei mais preocupado em ver o comportamento e a forma como se apresentam alguns dos jogadores já referidos... Isto, se tiver oportunidade de ver o jogo, o que ainda não é uma certeza.

O árbitro é Rui Costa, auxiliado por Nuno Manso e Tomás Santos

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Bracali e Kadu,
Defesas, Tiago Ferreira, Otamendi, Maicon, Mangala e Alex Sandro
Médios, Fernando, Souza, Belluschi e Moutinho,
Avançados, Varela, Iturbe, Hulk, Djalma, Kléber, C.Rodríguez e Vion


Equipa provável: Bracali, Maicon, Otamendi, Mangala e Alex Sandro, Fernando, Souza e Belluschi, Iturbe, Kléber e C.Rodríguez

Antevisão de Vítor Pereira:
Vão encontrar-se duas equipas em momentos antagónicos, com o Paços de Ferreira no último lugar da Liga e o FC Porto na melhor fase da época. Concorda com esta análise?
Esta é uma competição diferente, que se vai iniciar agora. O Paços é uma equipa tradicionalmente complicada na sua casa. Esperamos um jogo difícil mas vamos lá com o objectivo da vitória.

Vai mexer muito no "onze"?
Vamos fazer a gestão necessária, apresentando uma equipa que dá garantias de um bom resultado.

Está há seis meses no comando técnico. Que balanço pode fazer?
Temos aspectos positivos, como o actual momento da equipa, de há uns jogos a esta parte. Ganhámos uma Supertaça. Do lado negativo, temos de assumir que a saída da Taça nos deixou descontentes e lembrar a eliminação na Champions, com o Zenit, num jogo em que claramente não fomos felizes.

Esse balanço corresponde às suas expectativas?
Foram seis meses de muito trabalho, que passou por fases diferentes. Agora temos um FC Porto dentro dos níveis de exigência que ambiciono.

Sentiu o lugar ameaçado?
Os treinadores estão sempre dependentes dos resultados e da qualidade de jogo. Ser treinador é viver jogo a jogo mas também ter ideias próprias, confiar nelas, acreditar na competência da equipa e na sua evolução. Com o tempo ela tornou-se mais consistente e é isso que tenho visto.

Esta paragem de Natal é benéfica para a equipa?
Preferia continuar a jogar.

Que comentário lhe merece o "mea culpa" do árbitro Duarte Gomes relativamente ao penálti não assinalado no jogo com o Marítimo?
No final do jogo falei sobre a arbitragem, relativamente à grande penalidade não assinalada. Comentei um facto, aquilo que vi, mas as minhas competências não passam por avaliar o árbitro. Não quero dizer mais nada.

A Taça da Liga ganha importância em função do facto do FC Porto estar fora da Taça de Portugal?
A nossa prioridade é o campeonato, isso é claro. A Taça da Liga não é uma prioridade e não substitui a Taça de Portugal. É uma competição para dar tempo de jogo a quem não teve oportunidades e lançar jogadores mais jovens. É assim que a encaramos, respeitando a competição. Vamos a Paços de Ferreira com o objectivo de ganhar, mas a competição deve ser enquadrada desta forma.

Espera entradas e saídas em Janeiro?
Temos trabalhado com qualidade e apresentado bom futebol. Concentro-me nos jogadores que tenho e estou satisfeito pelo que estamos a produzir.

Vai dar tempo de jogo a Iturbe?
Vão ter de aguardar para ver. Na integração do Iturbe temos de ter algum cuidado. Recordo-me claramente do James no ano passado: temos de dar tempo de jogo em função da adaptação do jogador e não podemos queimar etapas. Ele tem de ganhar espaço assimilando conceitos de jogo diferentes dos sul-americanos. Vamos fazê-lo crescer com sustentabilidade.

O Danilo vai chegar num patamar diferente, em que pode entrar directamente na equipa?
Teremos de ver em que condições chega. Depois faremos a avaliação e vamos integrá-lo gradualmente.

Gostaria que o campeonato continuasse devido ao bom momento do FC Porto ou porque acha que deveria haver futebol nestes dias?
Alguém disse que o futebol é o ópio do povo e, para mim, um fim-de-semana sem futebol não faz sentido. É quase como um vazio. Podemos dedicar um bocadinho de tempo à família, mas para mim dois ou três dias chegariam e poderíamos continuar a competir.


Dr. CUTTY SARK, o senhor é uma gargalhada!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset