Populares Mês

terça-feira, 18 de setembro de 2012


Estádio Makximir, em Zagreb, 19:45, transmissão na TVI

Zagreb, primeira etapa desta aventura muitas vezes repetida, que é a UEFA Champions League. O F.C.Porto, melhor clube português, tem lugar quase cativo e é um dos clubes com mais presenças na prova, que, recorde-se, ganhou em 2003/2004 e que foi o feito colectivo mais importante do desporto português. Depois de uma participação na época anterior que correu mal, espera-se que para o bi-campeão nesta temporada tudo seja diferente. O primeiro objectivo, é claro e é o mínimo exigível: chegar aos oitavos-de-final. E para isso, numa fase com apenas seis jogos e em que qualquer deslize pode ser perigoso, importa começar bem. Para começar bem, nada melhor que uma vitória e se essa vitória, como é o caso, for fora, melhor ainda, será um enorme passo em frente.
O primeiro obstáculo é o campeão da Croácia - de tantas recordações, foi em Zagreb e frente ao Dínamo que começou a primeira caminhada histórica do Dragão nas provas europeias e que só terminou na final de Basileia em Maio de 1984 - que não será um papão, mas em casa, perante um público apaixonado, será sempre um adversário a ter em conta e merecedor de respeito. Assim, é fundamental um discurso forte, positivo e que alerte para a importância do jogo, por todas as razões e mais uma: é preciso afastar fantasmas e começar uma nova era. Uma era que poderá ser menos incrível, mas que tem de dar continuidade a um longo caminho de vitórias e títulos. Temos contra, uma paragem inoportuna, pouco trabalho colectivo, alguma falta de ritmo, teremos de compensar essas carências com espírito de sacrifício, atitude, carácter e a nossa melhor capacidade colectiva e individual. Se for necessário sacrificar a nota artística, sacrifiquemos, mas pelas razões apontadas, na Champions, o romantismo tem de vir a seguir, em primeiro lugar estão os pontos.

Árbitro Daniele Orsato (ITA)
Árbitros assistentes Elenito Di Liberatore (ITA), Massimiliano Grilli (ITA)
Árbitros assistentes adicionais Paolo Valeri (ITA), Paolo Silvio Mazzoleni (ITA)
Quarto árbitro Luca Maggiani (ITA)
Delegado da UEFA Jaroslav Dudl (CZE)
Observador William Young (SCO)

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, Miguel Lopes, Maicon, Otamendi, Mangala e Alex Sandro;
Médios, Castro, Defour, Lucho, Moutinho e Kelvin;
Avançados, James, Jackson, Varela, Atsu, Kléber e Iturbe.

Equipa provável:
Helton, Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro, Defour, Moutinho e Lucho, James, Jackson e Varela


Antevisão de Vítor Pereira:
«Não vamos mudar absolutamente nada. Trabalhamos, de alguns anos a esta parte, no sentido de ter comportamentos e princípios de jogo. Hulk era um jogador importante para nós – aproveito para agradecer tudo o que nos ajudou a conquistar -, mas o FC Porto vive do colectivo. A equipa tem de responder colectivamente e é isso que espero, independentemente da saída de um jogador que era importante na nossa dinâmica» 

«Estes jogos com o Dínamo Zagreb vão ser complicados, como foram na temporada os jogos com o APOEL, e teremos de estar ao melhor nível se queremos vencer.»

Lucho sobre Hulk:
«Hulk é um excelente jogador que deu muito a este clube. Tinha vontade de sair e esta era uma oportunidade boa para ele e para o clube. Desejamos o melhor a Hulk nesta nova vida»
 «Têm saído vários jogadores, como aconteceu comigo, mas o F.C. Porto trabalha para que as ausências não se sintam»

Sobre a falta de Fernando:
«Com o Fernando temos uma rotina porque nos conhecemos todos muito bem. É um jogador importante, mas não está cá e quem jogar terá toda a nossa confiança»

E sobre a braçadeira de capitão:
«Não é uma responsabilidade nova, não importa quem tem a braçadeira. O importante é transmitir as nossas experiências aos mais jovens»



Vejam e digam se Deco atira ostensivamente a bota a Paulo Paraty...
Um agradecimento especial ao Blue e ao Pedro Cardona, do BiBo-PoRtO carago

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset