Populares Mês

terça-feira, 20 de novembro de 2012


De favoritos que não ganham jogos, está o futebol cheio.
Feita a introdução, um Porto motivado, confiante e competente, defronta o Dínamo de Zagreb, a equipa mais fraca do grupo e que nesta fase da Champions, em 10 jogos, 6 da época passada e 4 desta, ainda não pontuou. Teoricamente, um jogo de baixo grau de dificuldade, mas que na prática se pode tornar difícil, se não o encararmos com o devido respeito, a atitude correcta , se não jogarmos o futebol com a qualidade que está ao nosso alcance e que já produzimos em vários jogos, em particular os disputados no Dragão. É verdade que o mais importante, a qualificação para os oitavos, já está garantida, mas, embora nesta altura, as vantagens de ser primeiro ou segundo, não sejam claras, o primeiro lugar tem mais a ver connosco... sem esquecer que na Champions, os pontos dão euros. Portanto e resumindo:
É um jogo sem pressão, mas vamos lá manter a bitola, ganhar e de preferência, jogando bem. A dupla jornada frente ao Braga, campeonato e Taça de Portugal, pode esperar umas horas.

Árbitro, Paolo Tagliavento (ITA)
Árbitros assistentes, Mauro Tonolini (ITA), Lorenzo Manganelli (ITA)
Árbitros assistentes adicionais, Luca Banti (ITA), Paolo Silvio Mazzoleni (ITA)
Quarto árbitro, Riccardo Di Fiore (ITA)
Delegado da UEFA, Mike Foster (ENG)
Observador, Francesco Bianchi (SUI)


Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, Miguel Lopes, Abdoulaye, Otamendi, Alex Sandro e Mangala;
Médios, Lucho, Moutinho, Fernando, Defour e Castro;
Avançados, Atsu, Jackson, Kléber, Varela e James.

Equipa provável:
Helton, Danilo, Abdoulaye, Otamendi e Mangala, Defour, J.Moutinho e Lucho, Varela, Jackson e James.


 Colunistas
Só posso assinar por baixo o artigo do António Simões em relação ao mudou no F.C.Porto; dizer amem ao artigo de Manuel Martins de Sá; idem em relação ao artigo de Miguel Sousa Tavares, tirando a questão Varela e dizer, acrescentando, que hoje no panfleto da queimada, Reco-reco Guerra, descobriu as razões porque Pinto da Costa se atirou à FPF e ao seleccionador: 
O Benfica vai ganhar ao Olhanense e o F.C.Porto corre o risco de não ganhar em Braga. O Benfica vai ficar isolado. Prevendo esse cenário e como o campeonato "acaba este fim-de-semana" Pinto da Costa já está arranjar desculpas para a perda do título.

Antevisão do F.C.Porto vs Dínamo, de Vítor Pereira e James:
O que espera do jogo com o Dínamo, a equipa mais fraca do grupo?
Não vamos no canto da sereia, vamos com a guarda bem alta, sabemos bem o que queremos e o jogo é determinante para os nossos objectivos, que é ficar em primeiro lugar no grupo.

Vai defrontar uma equipa com um recorde negativo, com dez derrotas consecutivas...
Para o Dínamo será um desafio, de certeza que querem quebrar essa sequência negativa. Nós aqui no Porto gostamos de ter desafios e quanto maior melhor. Eu reposto pelo FC Porto e nós estamos determinados e sabemos que se quisermos ganhar o jogo temos de impor intensidade forte, ser agressivos e provar em campo que merecemos a vitória. Não acredito em jogos fáceis na Liga dos Campeões e não acredito que amanhã seja um jogo fácil.

Conta com Fernando e Alex Sandro para o jogo de amanhã?
Fernando e Alex Sandro são jogadores que estão neste momento disponíveis para amanhã fazerem parte do grupo.

Com o apuramento garantido não seria mais importante gerir o plantel?
Fazemos a gestão que tivermos de fazer, mas em função da resposta de cada um. Sabemos que para este jogo vamos escolher a equipa que pensamos nos dará uma boa resposta. Depois, faremos o mesmo tipo de gestão, o nosso desafio é sempre o próximo jogo e queremos ficar cá com os três pontos.

Como é que olha para os valores monetários. O que vale para si como técnico estar a jogar por pontos e dinheiro?
Não ligo a mínima, não é a minha área. Nunca fui financeiro na vida, nunca pensei muito no dinheiro, não é isso que me preocupa, o que me preocupa é desportivamente reforçar o estatuto do clube, reforçar a qualidade dos jogadores e da própria equipa. Essa é que é a minha responsabilidade.

Quer prolongar ser a única equipa nas competições europeias sem derrotas?
Eu sinto-me um treinador que trabalha todos os dias para evoluir. Há um ano sentia-me o mesmo treinador, a tentar evoluir, aprender com a experiência. Tenho a noção que é preciso trabalhar, evoluir para ir dando resposta a estes desafios. Queremos continuar a fazer parte do pequeno grupo de equipas que consegue somar 13 pontos no grupo. O que queremos para amanhã é termos quatro vitórias acumuladas e um empate.

Como se focam os jogadores com o apuramento garantido, sendo que domingo há jogo importante em Braga?
Os jogadores estão completamente focados neste jogo da Liga dos Campeões, depois do jogo de amanhã, no caminho para casa, começo a pensar no jogo de Braga.

O que achou do sorteio da Taça, com uma deslocação difícil a Braga?
Quando nos saiu o Braga a primeira que me veio à ideia é que as bolinhas devem estar amestradas e sabem que gostamos de desafios difíceis. É bom para nós, para os adeptos e acredito que sejam bom para o Braga. É bom para o futebol.

James: "Temos de encarar o jogo com seriedade"

James Rodriguez assume que todos querem jogar bem na "Champions", mas diz que é preciso desconfiar, porque só com seriedade e uma atitude de conquista o FC Porto poderá somar três pontos.

Os jogos da Liga dos Campeões são mesmo especiais?
Todos querem jogar bem na Champions League, todos querem jogar esta competição. Queremos ganhar e esperamos um bom jogo amanhã.

O que conhece desta equipa?
Amanhã penso que há que ter cuidado, porque estas equipas são muito perigosas. Temos de encarar o jogo com seriedade, entrar para ganhar e nada mais.

Qual é o contributo do treinador para o seu crescimento?
Muito, penso que o mister sabe o que cada jogador tem e é bom saber que conta com cada um de nós. Treino para ser a cada dia melhor, sou jovem, quero aprender.

O seu nome é constantemente associado ao mercado
Não dou importância ao que se diz fora. Estou 100 por cento concentrado no FC Porto.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset