Populares Mês

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


Depois da Champions, onde a intensidade e a importância do jogo obrigaram a um grande desgaste físico e psíquico, mas que a exibição e a vitória, acredito, ajudaram a ultrapassar mais facilmente, o F.C.Porto com a moral e a confiança em alta, recebe o surpreendente e difícil Rio Ave. Vai, não tenho dúvidas, ser mais um jogo amarrado, de sentido único, que vai exigir da equipa portista mais um esforço, esforço que será maior ou menor, dependendo da forma como o conjunto de Vítor Pereira se apresentar. Se no relvado do Dragão estiver um Porto em bom nível, nem é preciso tão elevado como na terça-feira; se tivermos aprendido a lição e não cometermos os mesmos erros que cometemos frente ao Olhanense - na abordagem e na eficácia; com mais ou menos dificuldades, ganharemos. Se não for assim, corremos riscos e tal como aconteceu frente à equipa algarvia, podemos sofrer uma desilusão, perder pontos, o que nesta altura não viria nada a calhar... Como somos uma grande equipa, temos grandes jogadores e as grandes equipas e os grandes jogadores, aprendem com os erros, não perdem pontos em dois jogos seguidos em casa, acredito que vamos ganhar.

Nota final:
Vítor Pereira fez um apelo ao público para que compareça e apoie a equipa. Junto a minha à sua voz:
Meus amigos, os tempos estão muito difíceis, tendem a piorar e esta semana tem dois jogos. Mas quem puder, apareça, não fique em casa, só porque está chuva, frio, o quentinho do sofá e o jogo na televisão fazem hesitar. Este grupo merece o sacrifício.

O árbitro é Artur Soares Dias, auxiliado por Rui Licínio e Bruno Rodrigues

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, Otamendi, Maicon, Abdoulaye e Quiñones;
Médios, Castro, Moutinho, Fernando, Defour, Izmailov e Lucho;
Avançados, James, Jackson, Liedson, Varela e Kelvin.

Equipa provável: Helton, Danilo, Otamendi, Maicon e Abdoulaye, Fernando, Moutinho e Lucho, James, Jackson e Varela.
 
Antevisão de Vítor Pereira:
Três motivos para focar
"Temos três bons motivos para abordarmos este jogo com a mentalidade correcta e ajustada. Primeiro: o Rio Ave, que nos últimos seis jogos só sofreu uma derrota, é uma equipa perigosíssima quando joga fora, com seis vitórias em nove jogos, tem qualidade colectiva e é uma das sensações do campeonato. Segundo: vimos de um jogo da Liga dos Campeões, extremamente desgastante, fundamentalmente do ponto de vista emocional. Terceiro: o campeonato, que entra numa fase decisiva, é o nosso grande objectivo e trabalhamos desde a primeira jornada para o conseguir vencer."

Prazer de Campeões
"Acredito que é possível ser campeão e manter aspirações na Champions. Caso contrário, não valeria a pena tanto trabalho para permanecermos em prova. No campeonato, tem sido uma luta bonita entre o FC Porto e o Benfica, mas isso não invalida as nossas aspirações na Liga dos Campeões. Não é segredo para ninguém que o nosso grande objectivo é o campeonato, mas a prova que mais prazer dá a treinadores e jogadores de disputar é a Liga dos Campeões."

Sem Alex Sandro nem Mangala
"O colectivo vai dar a resposta às ausências do Alex Sandro e do Mangala. Quem jogar vai entrar na equipa e ela não sentirá a falta de ninguém, mesmo quando estamos a falar de jogadores com grande qualidade e que têm sido utilizados regularmente. Nós valemos enquanto equipa."

Uma vez em dez
"Aquele jogo com o Olhanense, em que perdemos dois pontos, acontece uma vez em dez. Tivemos imensas oportunidades para voltar a marcar e ganhar e até dispusemos de uma oportunidade soberana para o fazer. Temos consciência de que, frente ao Rio Ave, teremos que estar ao nosso melhor nível e muito concentrados para conseguirmos aquilo que queremos."

Orgulho recíproco
"Estamos habituados a viver de títulos e de bom futebol, mas este é um momento em que o entusiamo transmitido de fora para dentro é importante e pode ser fundamental. Numa altura destas, em que estamos taco-a-taco com o Benfica, é fundamental que os jogadores sintam este carinho e orgulho dos adeptos e que o saibam retribuir."

Completamente focados
"Os jogadores querem ganhar o campeonato, que é o título máximo em Portugal. Não tenho dúvidas de que eles estão completamente focados. Este é o momento e estão motivadíssimos! É, no entanto, preciso perceber que estes jogos da Champions são altamente exigentes em termos de desgaste emocional. Mas a equipa vai estar preparada para a exigência do jogo."

Muita pressão
"Nesta altura da época, creio que a equipa apresenta uma matriz de jogo muito fácil de identificar e que se baseia em dois princípios fundamentais: ter bola, para impormos o nosso futebol ofensivo, e, logo que a perdemos, procurar recuperá-la o mais depressa possível. Na Liga dos Campeões ou no campeonato nacional, queremos ganhar os jogos desta forma. Só não o faremos no dia em que nos obrigarem a consegui-lo de outra maneira, mas eu diria que nós não sabemos jogar de outra forma. É o nosso jogo, somos muito pressionantes."


PS 1 - Sobre o artigo de Rui Moreira: 
Embora o relvado não esteja ao nível que nos habituou, estava bem melhor no jogo de terça-feira. Como só depois do concerto dos Muse é que vai ser mudado, espero que se possa poupá-lo o mais possível, como aconteceu antes do jogo frente ao Málaga, para que se não estiver nas condições ideais, pelo menos, possa estar em condições aceitáveis até ao final da época.

PS 2 - A luta travada quando dos apitos, foi uma luta muito difícil, muito desigual: de um lado uma máquina de propaganda, desonesta, vermelha encardida e anti-portista primária. Do outro, o clube que ia fazendo o que podia, sites, blogs, colunistas - nem todos - e pouco mais. O que precisava de ser dito sobre o justiceiro e seus compinchas, disse em vários posts, sendo ESTE um deles e quando foi conhecida uma decisão do Tribunal sobre o recurso de Pinto da Costa também, aqui.
Em relação ao Presidente e ao F.C.Porto, ainda não está tudo terminado e portanto, aguardemos com calma e serenidade. Na altura própria e quando nos disser respeito, aí não devemos poupar nas palavras. Agora, é tempos dos outros...

PS 3 - Com toda a simpatia e dedicado aos burros, Os carolinos
Dá-lhes palha, ó Melo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset