Populares Mês

terça-feira, 3 de setembro de 2013


Se não houver supresas de última hora - os mercados em alguns países, Rússia e Turquia, por exemplo, só fecham mais tarde, as listas para as provas da UEFA podem ser apresentadas até ao fim do dia de hoje e sabemos o que aconteceu no ano passado...- e com as saídas de Iturbe para o Hellas Verona, Tiago Rodrigues e Abdoulaye para o Vitória S.C., o plantel de F.C.Porto até ao fim do ano, será o seguinte:
Guarda-redes, Helton, Fabiano e Bolat;
Defesas, Danilo, Fucile, Otamendi, Mangala, Maicon, Reyes, Alex Sandro;
Médios, Fernando, Lucho, Defour, Quintero, Josué, Izmaylov, Carlos Eduardo e Herrera;
Avançados, Varela, Jackson Martínez, Licá, Ghilas, Kelvin, Ricardo.
Mais todos os jogadores que estão na equipa B, mas fazem parte do plantel alargado e a qualquer altura podem ser chamados e para onde entraram o já falado Marko Pavlovski e o desconhecido Joris Kayembe.
Dos excedentários, Djalma vai jogar na Turquia, Ventura, não faço ideia e Kléber vai - jogar?- para a equipa B. O caso do avançado brasileiro é estranho. Não sei as razões porque recusou o Braga, mas como já disse no passado, parece-me um jogador acomodado, pouco ambicioso, a pasta corre e é o que interessa. Onde joga... é secundário.

Olhando para este grupo, concordo que um extremo de qualidade caía bem, mas se não foi possível e contratar por contratar não vale a pena, temos que tirar proveito de Ricardo, um jovem rápido, talentoso, com enorme potencial e com um espírito Porto que me agrada muito. E de Kelvin, o nosso herói e que se eu fosse treinador, estaria sempre, pelo menos, no banco. Depois, como já tinha dito há tempos atrás, os guarda-redes são de confiança; a defesa dá garantias; o meio-campo permite várias soluções; idem para o ataque. Temos gente para 4x3x3; 4x2x3x1; 4x2x1x3; 4x4x2 tradicional; 4x4x2 losango e, repetindo-me,  lá vou dar uma de treinador e dizer: olhando para o plantel, o meu modelo preferido.
Meus amigos, é este o plantel, são estes que apoiarei. Espero e confio que com estes chegaremos à pausa natalícia com um objectivo cumprido, a pasagem aos oitavos-de-final da Champions League e na luta pelos outros, campeonato e Taça de Portugal, já que a Taça da Liga só começa em Janeiro. Mas se não conseguirmos - bato três vezes na madeira -, não voltou cavalgar ondas. As críticas devem ser feitas na altura própria, depois vir dizer: eu bem disse, eu bem previa, devíamos ter feito isto e mais aquilo, não resolve nada, só perturba e faz o jogo dos adversários.

Nota final:
Sei muito bem a origem de certos comentários e de certas notícias que vêm em alguns jornais, nomeadamente no correio manhoso. Se um dia tiver de dizer nomes, ninguém tenha dúvidas que direi. Por agora, silêncio. O F.C.Porto está em primeiro lugar, acima de tudo, de todos e eu, como disse no post de ontem, estou apaixonado.

PS 1 - Por razões de ordem pessoal e durante algum tempo, não sei se vou conseguir manter o ritmo que o blog teve até aos dias de hoje. Farei todos os possíveis para que não se note muito...

PS 2 - Parabéns ao Licá pela chamada à selecção. Curiosamente, entrou para o lugar do rafeiro Danny que está sempre muito bem no Zenit, mas quando se trata da selecção tem o azar de estar sempre lesionado.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset