Populares Mês

terça-feira, 17 de dezembro de 2013


O meu amigo José Manuel Conceição no final do dia de ontem enviou-me mais um e-mail e desta vez a perguntar:
«Vila e agora na Liga Europa?»
A resposta que lhe enviei foi:
«A Liga Europa, Zé? Objectivo Turim! Quem não estiver embuído desse espírito que aproveite reabertura do mercado de transferências e dê a vaga.»

Pensar assim é um exagero? Não, é fundamental! Se andamos a dizer que sonhavamos ir à Luz jogar a final da Champions, mesmo que realisticamente esse sonho fosse pouco realista, quando vamos disputar uma prova em que apesar de ter boas equipas, já não estão Manchester United e Manchester City, Barcelona, Real, Bayern, B.Dortmund e Chelsea, por exemplo, vamos fazer um discurso de coitadinhos? Claro que não estou a pensar neste Porto que temos visto, ainda muito tristonho, irregular, sem alma e sem chama. Estou a pensar que lá para finais de Fevereiro já haverá um Porto com mais qualidade de jogo e portanto, mais confiante, mais consistente, mais corajoso, mais ousado, um Porto à altura dos seus pergaminhos. Enquanto adepto portista de tempos de comer quase só sardinha e tempos de lagosta com fartura, não quero nem me permito pensar, que esta penúria exibicional vai continuar, não vamos reagir, melhorar e como tal, as fasquias não podem ser colocadas lá no alto... Os tempos são difíceis, mas nós no F.C.Porto nunca fomos um clube de gente fraca e a prova disso é que resistimos e resistimos, até que conseguimos chegar ao ponto mais alto da montanha. De há muito tempo a esta parte, um Líder forte fez de gente forte ainda mais forte, construímos uma História que nos enche de orgulho e faz os nossos rivais roerem-se de inveja. Não quero voltar atrás, aos tempos de comer só sardinha e a lagosta, que agora não é apenas o campeonato, passar a ser uma miragem e não um objectivo que é preciso tentar e com muita convicção. Evitar a entrada nesse caminho é o grande desafio que se coloca nos tempos próximos, a todo o universo portista. Ou acreditamos que podemos dar passos em frente, manter o nível que nos colocou como os melhores de Portugal e um dos melhores da Europa, ou então corremos sérios riscos de dar alguns passos atrás.

- Miguel Sousa Tavares, o que pretendes provar com essas análises ao minuto sobre a prestação do Varela? Que tens razão? Fica lá com a tua razão e deixa o Varela, que pode não ser o melhor jogador de Mundo, mas é um profissional sério e íntegro, em paz. Vai caçar coelhos!

Reco Guerra, diz que Paulo Fonseca avaliou mal o preço a pagar pela ousadia de pretender aproximar-se das pessoas e de patrocinar conferências no Dragão com a mesma simplicidade com que fazia na Mata Real. 
Reco Guerra de tanto querer defender o treinador do F.C.Porto, o que não deixa de ser estranho, toca no ponto: o F.C.Porto não é o Paços de Ferreira e os discursos no Dragão têm de ter outra capacidade de análise, outra força, outra ousadia, outra grandeza. Somos Porto, não somos Paços! 
Bato neste ponto porque para mim é fundamental.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset