Populares Mês

domingo, 13 de abril de 2014


Entrando a jogar com uma equipa muito diferente daquela que tem sido habitual titular - dos que entraram de início hoje apenas Fabiano, Fernando, Varela e Jackson deverão ser titulares na Luz na próxima quarta-feira... - e frente a um S.C.Braga também em poupanças, o F.C.Porto foi claramente superior na primeira-parte, chegou à vantagem por Varela aos 23 minutos, após excelente passe a rasgar de Cha Cha Cha, podia e merecia ter marcado pelo menos mais um golo. Perante um conjunto bracarense totalmente inofensivo e que apenas podia marcar um golo num daqueles lances, abébias, quero dizer, em que a equipa azul e branca ter sido fértil esta época - quando a bola chega a alguns jogares parece que queima, estamos sempre à espera que possa sair qualquer coisa má...-, o conjunto de Luís Castro, mesmo sem grande intensidade de jogo, teve 45 minutos interessantes, dominou, circulou e controlou bem, mas quando chegava à zona de finalização, por um passe errado ou falhas no último passe, junto com algum atabalhoamento e por abordagens erradas - dois belos cruzamentos do jovem Víctor Garcia, um logo aos 2 minutos e outro ao minuto 41, podiam ter dado golo, caso Jakcson e Carlos Eduardo tivessem abordado os lances com convicção e cabeceassem com melhor direcção -, não chegou ao intervalo com uma vantagem que lhe permitia encarar a segunda-parte com outra tranquilidade.

A perder o treinador do Braga fez duas substituições para a segunda-parte, entraram Miljkovic e Rafa, saíram Núrio e Erivaldo e a equipa de Jorge Paixão dividiu mais o jogo, foi mais perigosa, obrigou o F.C.Porto a correr riscos de não ganhar. Se até ao golo do 1-1, o Braga, embora melhorando e dando mais réplica que aquela que tinha dado nos 45 mintos iniciais, não tinha feito muito para chegar ao empate. Mas chegou e depois do golo da igualdade a equipa bracarense em dois lances, por Éder e Rafa, podia ter-se adiantado no marcador, seria uma injustiça, é verdade, só que quem facilita tanto, dá tantas caixas, sujeita-se a ser penalizado. Hoje safamo-nos, marcamos dois golos já na parte final do jogo, 1-2 por Carlos Eduardo e 1-3 por Quintero - que entrou muito bem -, mas continuamos a ser muito irregulares, alternamos bons períodos com outros maus e quando é assim... Aliás esta irregularidade tem sido uma constante neste Porto 2013/2014.

Tudo somado, vitória justa do F.C.Porto que com este triunfo deve ter garantido o terceiro lugar. Não é grande consolação, mas numa temporada tão atípica...

Uma palavra para Víctor Garcia. Tinha sido utilizado frente ao Trofense para Taça de Portugal em 19 de Outubro do ano passado e nunca mais tinha sido chamado à equipa A. Hoje provou que tem capacidade, devia ter tido outras oportunidades, podia ter dado a Danilo o descanso que o lateral-direito precisava há muito tempo. Andamos a jogar em jogos frente a equipas claramente inferiores e em competições pela squais não temos grande apetência, Taça da Liga, por exemplo, sempre com os mesmos. Mas quando não há coragem, quando se tem medo até da própria sombra...

Outra para Josué. Um belíssimo jogo, num jogador que tem capacidade, mas que também tem sido tão irregular como a equipa.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset