Populares Mês

segunda-feira, 14 de abril de 2014


O Arouca recebeu o Benfica em Aveiro, mas recebeu por exemplo, o F.C.Porto e o Sporting no seu estádio. O que disseram sobre isto Vítor Serpa, "director" do panfleto da queimada e um dos seus fiéis escudeiros, o nosso bem conhecido reco-reco Guerra? Nada, nadica de nada, no panfleto da queimada também ninguém ligou ao assunto, os realces foram «Onda vermelha em estádio cheio»; «Romaria em Aveiro». Mas quando na época 2011/2012 o Feirense, porque foi obrigado a fazer obras no seu estádio e jogou também com o Sporting e o F.C.Porto em Aveiro e depois do estádio estar pronto, recebeu o Benfica no Marcolino de Castro, quer um quer o outro, saíram a terreiro dizendo, um, o "director" que o Benfica pode queixar-se do seu concorrente mais directo, o F.C.Porto, ter jogado em Aveiro. O outro, atirou-se ao presidente do Feirense, quase o acusando de gestão danosa, por, pasme-se, querer jogar no seu estádio. Na altura fiz um post em que perguntava por onde andavam estes dois artistas de circo quando na vergonhosa época 2004/2005, Porto e Sporting jogaram no Estoril e em Moreira de Cónegos e o clube do regime jogou contra o Estoril no estádio do Algarve e frente ao Moreirense em Guimarães? Agora, em que mais uma vez eles mostram a sua verdadeira dimensão de jornalistas e seu carácter, apenas digo que não é falta de memória, é falta de vergonha na cara.
Serpa e Guerra continuam lixo do mesmo contentor.
Hoje continua a festa. Que interessa que o jogo tenha sido em Aveiro e não em Arouca? Ninguém se escandaliza, ninguém fala em concorrência desleal. País de vendidos!

Freteiro com calo no cu como o macaco, Delgado, é óbvio que a época do F.C.Porto correu muito mal e como no F.C.Porto o responsável pelos sucessos e pelos insucessos, em primeiro lugar, é o Presidente, até concordaria com o duque com que brindaste Pinto da Costa. Só que tu não devias dar um duque ao Presidente portista e não devias, porque não tens autoridade moral para o fazer. Por uma razão e com um exemplo significativo: quando o F.C.Porto em 2010/2011 teve aquela época extraordinária em que ganhou tudo, incluindo um troféu internacional, não deste ao Líder portista um ás. Um "jornalista" que tem este critério, que apenas aproveita os factos negativos para atacar Pinto da Costa e nunca realça os factos positivos para elogiar o Líder dos Dragões, não passa de um rafeiro desonesto, um rato de esgoto, um freteiro com calo no cu.

A propósito de Víctor García.
O jovem venezuelano da equipa B, mostrou ontem, como já tinha mostrado frente ao Trofense, que tem capacidades. Não é um jogador feito, ainda tem muito para aprender e crescer, mas é um jogador fiável, merecia mais oportunidades. Não compromete a defender, sobe com critério, não treme, não nos transmite sensação de insegurança quando tem a bola nos pés. Quando em jogos de provas que não eram prioridades, nem os principais objectivos da época, Taça de Portugal e da Liga, andamos a fazer adaptações, por exemplo, utilizando Alex Sandro na primeira-parte e substituindo-o por Danilo na segunda, a questão que se coloca, é: porquê, se temos jovens na equipa B que podem fazer os lugares sem comprometer? «Ah, é preciso cuidado, podem dar barraca, ficarem perturbados, nunca mais recuperarem, perderem-se para o F.C.Porto», parece ser o argumento. Não concordo. É preciso metê-los à carga, ver se dão cascas ou casqueiros. Se derem barraca e não souberem reagir depois, está visto, não têm estaleca nem estôfo, para as exigências de um clube como o F.C.Porto. Mas pergunto, também não é mau para estes jovens, para o seu crescimento, eles que sonham jogar na equipa principal, trabalharem e cumprirem bem na equipa B e depois nunca terem oportunidades, mesmo em situações em que é preciso fazer adaptações na equipa A? Também passa muito por esta vertente o papel do treinador que estará no banco do F.C.Porto na próxima época. Seja quem for - o treinador é um peça fundamental, um bom treinador melhora mesmos os mais fracos, mas não faz milagres. Que Porto vamos ter, isto é, quem sai, quem entra, vamos continuar a desinvestir ou vamos investir, a aposta vai continuar a ser em jovens jogadores ou vêm alguns já mais velhos e experientes, etc, ainda não sabemos... - e qual for a política desportiva, tem de ser capaz de fazer evoluir e potenciar o talento dos jogadores, ter coragem e ousadia nas opções. É mais fácil falar que fazer, mas há quem seja capaz.

Para arrumar com a questão, nem Fernando Santos, apesar da consideração e respeito que tenho por ele, quer como homem quer como treinador; nem Marco Silva, apesar de reconhecer o grande trabalho que está a fazer no Estoril, são opções que me agradem para treinar o F.C.Porto na próxima época. Um, porque muitos portistas ainda não esqueceram a perda dos dois títulos após o Penta, saiu perdedor, mesmo ganhando duas Taças de Portugal e conseguindo algumas boas prestações europeias; o outro, porque o F.C.Porto não é o Estoril e depois da má experiência com Paulo Fonseca, seria um risco ter um treinador com um perfil semelhante. E Luís Castro? Mesmo reconhecendo que tem qualidades, está fazer um bom trabalho, não sei se qualquer outro, mesmo o mais pintado, poderia fazer melhor, mantê-lo seria um risco. Luís Castro, a partir do momento que foi apresentado como uma solução interina, em caso das coisas não começarem bem, começaria a constestação, teríamos mais um problema. Então quem? A minha preferência vai para treinador inglês ou holandês, um nome forte, alguém com provas dadas, com prestígio suficiente para resistir a um ou outro tropeção inicial, a focus de contestação. Sempre com alguém na equipa técnica que conheça bem o F.C.Porto e o futebol português... E aí, até pode ser o actual treinador. Nomes? Tenho alguns, mas não vou dizer os que tenho na cabeça. Mas atenção, como o F.C.Porto é dirigido de dentro para fora, vai decidir que tem de decidir, esta é apenas a minha opinião.

Nota final:
Tão importante como qual vai ser a política desportiva e o treinador, é que as coisas se clarifiquem totalmente no F.C.Porto... Cada macaco no seu galho e a não saltar para o galho dos outros. Em 2014/2015 não pode haver ninguém a encrencar.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset