Populares Mês

segunda-feira, 12 de maio de 2014


Enquanto Vítor Pereira foi treinador do F.C.Porto teve no Dragão até à morte o tratamento que essa condição exigia, nunca o achei o supra sumo dos treinadores, mas também nunca achei que era o que muitos pintavam. Por perceber a difícil herança que tinha recebido, as dificuldades que enfrentava, atravessei-me por ele mais do que por qualquer outro, ao contrário de alguns que na altura fizeram-lhe a vida negra e nunca tiveram com ele o mínimo de tolerância. Tudo que ele agora diz não é surpresa, é confirmação, mas já estou noutra. Interessa-me agora é o F.C.Porto do futuro com Lopetegui na cadeira de sonho, é para aí que vão as minhas preocupações de adepto portista. E as preocupações são muitas.
Desde logo porque esta época há uma pré-eliminatória da Champions, em ano de campeonato do Mundo. Ora, como temos vários jogadores que estarão no Brasil e porque depois vão ter de gozar férias,  chegarão mais tarde, terão menos tempo para perceberem as ideias no novo técnico. Também e essa é a nossa sina, porque somos um clube vendedor e com os mercados abertos até 31 de Agosto é impossível definir o plantel como gostaríamos, temos de ficar na expectativa para ver se algum dos tubarões de dinheiro fácil não nos vem dar cabo dos planos e já com as competições em andamento. Na época passada João Moutinho e James Rodríguez saíram em Maio e isso foi óptimo. Se este ano acontecesse a mesma coisa, quem tivesse de sair, saísse já, ajudava muito, ficávamos em melhor condição para colmatar as saídas, o treinador ficava a saber mais cedo com quem contar. Mas como isto não é como nós queremos... aguardemos. No entanto, apesar dos contratempos referidos, há coisas que que estão no bom caminho. Já temos o Mister no terreno e se no início de Julho, altura em que regressámos ao trabalho, será quase impossível que tudo esteja tudo pronto, algum serviço se pode ir adiantando. Nesse sentido, falemos de aquisições, mas daquelas que fazem sentido e não de alguns delírios da comunicação social. E daquelas que têm lógica, probabilidades de se concretizarem, falemos das hipóteses da chegada ao F.C.Porto do guarda-redes Ricardo e do médio Evandro - de Ayoze Pérez não falo, porque não conheço e quando é assim... sempre benefício da dúvida...
Com Helton ainda em recuperação, só deve regressar lá para o final do ano e Kadú ainda verdinho, era preciso um guarda-redes que fizesse concorrência a Fabiano, em caso de azar, desse garantias. Ricardo é experiente, tem brilhado na Académica, estava em final de contrato, acho uma boa opção. Fabiano precisa de sentir alguém a morder-lhe os calcanhares para evoluir. E para evoluir, precisa de melhorar o jogo de pés, precisa de perceber que guarda-redes de equipa grande só excepcionalmente dá chutos para a frente, precisa de perceber que quando estamos por cima do jogo e o adversário pressionado, não podem começar nele as quebras de ritmo. Tem imensas qualidades, precisa de refiná-las para ser ainda mais fiável no futuro.

Evandro, o excelente médio do Estoril e que marcou esta época 11 golos, não sendo um avançado, também seria bem-vindo para mim. É experiente, 27 anos, jogou em bons clubes brasileiros, Atlético Paranaense, Palmeiras e Atlético Mineiro, já jogou no Estrela Vermelha de Belgrado, está há dois anos no futebol português, tem-se destacado num Estoril em grande plano nas duas últimas temporadas. Atendendo ao que aconteceu esta época com Licá e Carlos Eduardo, ambos vindos do clube da Linha, é natural que haja desconfianças e se pense que vai ser mais do mesmo. Não vou por aí. Esta época foi atípica, faltou tanta coisa e por isso seria pedir demais a quem chegou de novo, quando os que já cá estavam não renderam nada parecido com épocas anteriores.

A confirmarem-se estas duas contratações, ganhávamos um excelente defensor e um excelente marcador de penaltis.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset