Populares Mês

sábado, 7 de fevereiro de 2015


Numa jornada que pode ser muito importante para o futuro do campeonato, sem margem para errar e obrigado a conquistar os 3 pontos, o F.C.Porto que entrou com Fabiano, Danilo, Maicon, Marcano e Alex Sandro, Casemiro, Herrera e Óliver(depois Brahimi aos 82), Quaresma, Jackson(Aboubakar aos 90) e Tello(Evandro aos 74), sem ser brilhante, venceu o Moreirense com toda a justiça e agora vai esperar tranquilamente pelo clássico de Alvalade, sabendo que seja qual for o resultado ficará sempre a ganhar - apesar de uma vitória leonina ser oiro sobre o azul.

Não foi uma primeira-parte famosa do F.C.Porto, mesmo que a vantagem pela diferença mínima fosse justa. Entrando forte e pressionante, com muita bola e a dominar o jogo, a equipa de Lopetegui teve dificuldades em criar espaços, desmontar a teia do Moreirense, faltava mais gente e mais contundência na frente, as oportunidades foram poucas. Para além do golo de Jackson, após excelente assistência de Herrera - golo 5000 do F.C.Porto na história dos campeonatos portugueses -, uma bola que bateu na parte superior da barra, em livre de Quaresma, um penalty sobre Maicon que Xistra, em cima do lance, não viu, logo aos 12 minutos de jogo, poucas vezes mais o guarda-redes Marafona teve que se aplicar, limitou-se a receber à vontade algumas bolas metidas na área. Nem depois do golo, iam decorridos 28 minutos, com a equipa de Moreira de Cónegos a subir linhas, o F.C.Porto aproveitou, pelo contrário, quando se pedia bola no pé, critério a atacar, metia-se no espaço, quase sempre mal.
Resumindo, os Dragões, foram melhores, justificaram a vantagem ao intervalo, mas não mostraram qualidade para mais que um golo de diferença.

Sem alterações na segunda-parte, a equipa de Lopetegui não entrou mandona, pressionante, dominadora, a procurar resolver rapidamente, parecia até que só queria controlar. Basta dizer que antes de Casemiro aumentar a vantagem, iam decorridos 59 minutos, apenas por uma vez, 5 minutos antes e por Tello, os Dragões podiam ter marcado. Mas mesmo sem estar a ser brilhante, a verdade é que o segundo golo apareceu e o jogo ficou praticamente resolvido. Daí até final os portistas estiveram sempre por cima e mesmo que a sensação fosse da vontade ser mais de gerir que aumentar o resultado, a verdade é que os pupilos de Lopetegui tiveram algumas chances que não aproveitaram, enquanto o Moreirense só teve uma verdadeira oportunidade que Fabiano, rápido e corajoso a sair ao encontro do jogador que estava isolado, evitou.
Resumindo, segunda-parte parecida com a primeira na qualidade que não foi elevada, um golo que se justifica, uma diferença final de dois golos que também parece correcta.

Notas finais:
Hernâni que estava convocado, foi o jogador excluído, o 19º e por isso foi para a bancada. Normal. Foi uma convocatória de integração e para Hernâni ir conhecendo os companheiros, como funciona o F.C.Porto no dia anterior ao jogo, no dia do jogo, toda a envolvência de funcionamento de uma casa nova, com outros métodos e outra exigência, etc.

A defesa, guarda-redes incluído, esteve muito bem, embora Alex tenha estado mais activo e mais certo que Danilo.
No meio-campo, grande jogo de Casemiro, que marcou o segundo golo; Herrera também em bom plano e foram dele as duas assistências para os golos; Óliver não esteve particularmente inspirado; e Evandro entrou como entra quase sempre, isto é, bem.
No ataque, muito bem Jackson; muito bem Quaresma - pena que tenha abusado das trivelas, quando se pedia outra jogada; já Tello falhou um golo e foi muito egoísta noutra jogada de golo, quando quis fazer tudo, perdeu-se em fintas, tendo um colega muito bem colocado para marcar. Brahimi quis mostrar serviço, mostrou algum, mas o tempo não deu para mais. Aboubakar entrou aos 90 e não tocou na bola.

O relvado estava em mau estado, é mais um que não estava em condições e prejudica o futebol de toque e circulação que o conjunto de Lopetegui gosta de fazer. O treinador tocou no assunto no final do jogo e fez bem. Parece sina nossa, parece que fazem de propósito. À atenção da Liga.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset