Populares Mês

quinta-feira, 5 de março de 2015


Não há muito mais a dizer do que já foi dito, sobre o importante Braga-Porto de amanhã. Que vai ser um jogo dificílimo, um duro teste e só um Porto de alto nível, no máximo das suas capacidades, pode sair de Braga incólume e na luta pelo principal objectivo da época, todos sabemos. Portanto, espera-se e deseja-se que na "Pedreira" esteja um Dragão preparado para tudo: para uma equipa forte, ainda mais agressiva, bem orientada e com jogadores acima da média; esteja um Porto à Porto na atitude, no carácter, na personalidade, imune às pressões e às más decisões e depois a jogar um futebol com a qualidade que está ao seu alcance e que tão exeburantemente foi demonstrada no jogo frente ao Sporting. Estamos no momento das grandes decisões, nos momentos que definem equipas e jogadores. Como acredito que temos as duas coisas, tenho confiança que seremos capazes de sair do estádio bracarense com os três pontos.

O árbitro é Jorge Sousa, auxiliado por Álvaro Mesquita e Bruno Trindade.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Fabiano e Helton;
Defesas, Ricardo, Danilo, Maicon, Marcano, Alex Sandro e Martins Indi;
Médios, Rúben Neves, Brahimi, Evandro, Herrera, Casemiro e Quintero;
Avançados, Quaresma, Tello, Jackson, Hernâni e Aboubakar.

Equipa provável:
Fabiano, Danilo, Maicon, Marcano e Alex Sandro, Casemiro, Herrera e Evandro, Brahimi, Jackson e Tello.
Em equipa que ganha não se mexe, em equipa que ganha e joga bem, muito menos...

Antevisão de Lopetegui
Sobre o plantel:
«Não vou comparar planteis. Esta equipa está a crescer. Muitas vezses, um grande plantel não faz uma boa equipa e nós estamos a trabalhar para fazer uma grande equipa. Para isso, os rapazes estão a trabalhar de forma fantástica.
Insisto. Vocês têm uma visão diferente da nossa. Estamos em campos diferentes no mundo do futebol. Temos prioridades diferentes, a vossa nunca é a nossa nem deve ser.
Uma equipa com 16 jogadores novos precisa de uma grande adaptação, seja em que campeonato for. Estamos a trabalhar há muito tempo para tentar melhorar e vamos continuar. O futebol é assim: olhamos para o que temos à nossa frente e amanhã (sexta-feira) temos uma prova dura e exigente frente a uma equipa ambiciosa»

Sobre o Braga:
«Vai ser um jogo de máxima dificuldade, frente a uma boa equipa, que tem feito uma boa trajetória, e que em casa tem um registo fantástico  
O Sp. Braga é uma equipa muito completa em todos os aspetos. Nos aspetos táticos e nos aspetos individuais, com bons valores. Vai obrigar-nos a fazer um grande jogo e a dar o máximo para lutar pelos três pontos»

Sobre o momento da temporada e da condição de alguns jogadores:
«Não vou falar de jogadores individualmente. Estamos contentes com a atitude, uns participam mais, outros menos. Todos estão preparados e conscientes do momento da temporada. Quando toca o despertador é preciso estar preparado, e todos estão preparados»

Sobre Brahimi:
«Quebra de rendimento? Não tenho essa opinião. Estamos encantados com ele. Mas temos um jogo demasiado importante para falar num jogador.»

Sobre a prestação de Evandro frente ao Sporting:
«Não quero falar individualmente. Mas uns jogadores participam mais, outros menos mas todos estão preparados. O futebol não avisa quando toca o despertador, todos têm de estar preparados.»

Braga agressivo?
«O que é ser agressivo? Não vão dar patadas sem bola. Vão tentar tirar-nos a bola. É uma disputa nobre em busca da bola. Temos de ter argumentos para jogar. Eles têm argumentos que são muito mais que esses. Temos de dar as resposta adequada a essas situações.»

Sobre possíveis alterações:
«Há sempre a hipótese de poder mudar alguma coisa, mas está mais ou menos definido»

Sobre o calendário:
«É o adversário que temos. Gosta de atacar muito e é uma equipa muito ambiciosa. Temos de estar preparados para dar uma resposta máxima. O calendário é o que é. Temos de enfrentar o Braga e nem paro para pensar se preferia ou não nesta altura».

Sobre a adaptação dos novos jogadores, em particular, Tello:
«Qualquer equipa com muitos jogadores novos precisa de um período de adaptação. É sempre assim. Estamos a trabalhar para tentar melhorar em todos os aspetos. Temos de trabalhar, mas no futebol olhamos apenas para o que temos em frente»

Duas notas finais:
Que dois jornais espanhóis, Marca e AS, claramente afectos ao clube do regime lá do sítio, o Real Madrid, digam que Danilo já deu o OK aos merengues, não vai renovar, no caso é como quem diz, vai pressionar, quiçá chantagear para sair, não pelo preço que o F.C.Porto considera justo, mas pelo que o Real quer pagar, ainda estou como o outro, faz parte da forma de estar da Marca e do AS. Que jornais portugueses passem a vida a fazer eco dessas notícias, notícias de conteúdo mais que duvidoso, já é outra história, mas que não surpreende.

No último Grande área, o "Catredático" do terceiro mundo e sempre ressabiado no que ao F.C.Porto diz respeito, Manuel José - o trauma de nunca ter sido convidado a treinar os Dragões vai acompanhá-lo até ao fim dos dias -, mais uma vez disse coisas inacreditáveis. O Vassalo já disse quase tudo, sobrou para mim a parte do Lopetegui parecer uma barata tonta e mais umas coisitas.
Primeiro, Manuel José dizer que Lopetegui entrou à campeão, à espanhola, como se o que treinador do F.C.Porto fez no início da época, rodando jogadores, trocando de capitão - o Quaresma de agora nunca teria tido as atitudes que levaram à troca da braçadeira. Quaresma, actualmente, podemos discutir melhores ou piores exibições, mas a postura e o espírito, como já o referi, são correctíssimos -, tivesse alguma coisa a ver com a nacionalidade, é de péssimo gosto. Pode-se criticar tudo ao treinador do F.C.Porto, ele aguenta bem, mas  utilizar como argumento a nacionalidade, é uma análise claramente xenófoba, lamentável em alguém que fez uma grande parte da sua carreira no exterior. Também achei curioso que Manuel José tenha dito que Lopetegui em determinadas alturas parecia uma barata tonta, a esbracejar, aos gritos, aos saltos, extremamente nervoso. E achei curioso porque há algum treinador, já não digo na europa do futebol, mas no futebol português, que grite tanto, esbraceje tanto, saia da zona técnica, pareça sempre tão nervoso, como o apelidado "Doutor do Povo? Não há de certeza absoluta. E nunca ninguém ouviu os comentadores, Manuel José e afins, dizerem que Jesus parece uma barata tonta, pelo contrário, aquilo que dizem é que o "Mestre da Táctica" é um espectáculo dentro do espectáculo. Mas não admira, quando alguém que está num programa de desporto, na televisão pública, note-se, na qualidade de comentador e não de adepto/paineleiro afecto a qualquer clube e diz que quer que o Benfica seja campeão, está tudo dito sobre a personagem e sobre quem o escolhe para o programa. Então o Gobern teve de sair de um programa - embora logo depois o benfiquista de Paredes lhe arranjasse lugar no Trio D' Ataque... -, porque foi apanhado a festejar um golo do Benfica e Manuel José toma partido enquanto comentador e não se passa nada?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset