Populares Mês

sábado, 7 de março de 2015


Ontem na "Pedreira" vimos um Porto com identidade, sério, competente, confiante, motivado, motivador e mobilizador, um Porto capaz de reagir à saída de campo por lesão do seu capitão, seu melhor goleador e melhor jogador do campeonato e ganhar o jogo. Vimos um Porto que acredita e faz acreditar a todo o universo azul e branco que pode lá chegar, pode ser campeão. E é isso que faz tremer quem vai à frente, é isso que os deixa nervosos e ter as reacções histéricas que temos assistido nos últimos tempos. Desde o pirómano Silva que não faz outra coisa semanalmente, até ao marido da Manuela Moura Guedes, passando pelo Varandas e terminando nesse inenarrável João Gabriel, Gabi para os amigos, papagaio verde de bico encarnado para os portistas, tem sido um corrupio que não pára, de gente que não disfarça o nervosismo. Mas não é nada de novo, todos nós conhecemos este Benfica de Vieira, trauliteiro e populista, arrogante e prepotente, incapaz de reconhecer o mérito e a competência, ter um gesto de desportivismo, dar os parabéns a quem é melhor. Todos sabemos também que a comunicação social vendida e sem vergonha, tem sempre as portas abertas para que o clube do regime e quem o dirige, passe as mensagens que quer. Já muitas vezes falei disso, mas pela importância, torno a repetir.

Quem não se recorda de ver Luís Filipe Vieira, patético e sem qualquer noção do ridículo, colocar em causa um campeonato em que o seu clube ficou em quarto lugar a 26 pontos do campeão? Internem-me e internem os dirigentes do F.C.Porto se alguma vez eu e eles formos por esse caminho.

Quem não se recorda do escarcéu que o Benfica, com o apoio de alguma comunicação social freteira e recadeira, fez à quarta, repito, quarta-jornada do campeonato, só porque foi prejudicado por Olegário Benquerença e perdeu o jogo frente ao Vitória SC.? Para quem não se recorda, eu recordo: foram ameaças de todo o tipo, desde não participar na Taça da Liga; até ao apelo, um autêntico crime de lesa futebol para que os adeptos vermelhos fizessem boicote aos jogos fora da Luz; passando por ataques contra tudo e todos e nem o Governo escapou, na pessoa do Secretário de Estado dos Desportos, curiosamente, o benfiquista Laurentino Dias.
Ah, nessa época, os Dragões só ganharam Supertaça, Taça de Portugal, campeonato e Liga Europa, com várias humilhações a sangue frio, luz apagada e relva molhada.

Quem também não recorda do comportamento e reacção do clube do regime quando perdeu o campeonato 2011/2012, depois de ter desbaratado um avanço confortável? Eu recordo: tudo foi reduzido a um jogo, Benfica-Porto, o tal do famoso golo de Maicon em fora-de-jogo, esquecendo que mesmo nesse jogo houve outros lances polémicos e todos analisados em prejuízo do F.C.Porto; esquecendo que nessa época, por exemplo, em Barcelos, Bruno Paixão prejudicou gravemente os Dragões na vitória do Gil por 3-1; esquecendo e esse é o ponto que faz toda a diferença como se viu no campeonato seguinte, é que o F.C.Porto saiu da Luz com 3 pontos de avanço, viria a perder 4, foi campeão com 6 de avanço. Se em vez da choradeira que transformou Portugal num vale de lágrimas - seis milhões a chorar é muita gente! -, tivessem acreditado, como fez o F.C.Porto no campeonato, Kelvin, 90+2, quem sabe não seriam campeões? Assim para disfarçar e mostrar de que massa são feitos, lá veio o papagaio verde de bico encarnado, dizer que o título do F.C.Porto era um tributo dos árbitros.

Portanto, aquilo que dizem agora o Moniz, o Varandas ou Gabriel - quem se segue? Será o Rui Costa? -, é mais do mesmo, sabemos o que a casa gasta e sabemos também que eles pensavam que ia ser fácil, mas já concluíram que não vai ser tão fácil assim, mesmo com o colinho semanal. O que os incomoda é que o F.C.Porto mantém a pressão e eles já começam a ver fantasmas. E por isso, já não nos deixamos impressionar, àquilo que eles vão dizendo, até pagando, o F.C.Porto não passa cartão, a nós adeptos pode dar para ter assunto, fazer uns posts para animar esta enorme tertúlia virtual, mas mais nada. Agora, quando vemos a fofa com U, Leonor Pinhão, o Gabi ou mais uns quantos, usarem como arma de arremesso contra o F.C.Porto, palavras de um dos nossos, Vítor Baía, alguém que deve tudo ao F.C.Porto - se agora não tem nada é culpa exclusiva dele... -, isso custa, apetece perder o pouco respeito que ele ainda nos merece e soltar a franga. Querer um lugar na FPF como têm João Pinto, Humberto Coelho ou Pauleta, não justifica que se ache extraordinária uma Gala que ignora Pedroto, o F.C.Porto e o seu Presidente. Dizer que não se deve arranjar desculpas com os árbitros, OK, num campeonato normal, agora neste? Será que Vítor Baía já não sente o pulsar do portismo, só quer ser politicamente correcto, agradar aos seus novos patrões? Não sei o que quer Baía, mas vindo de alguém que quando foi vítima da mais inacreditável decisão que há memória no futebol português, ser excluído do Euro-2004, quando era o melhor da Europa, só contou com o apoio dos portistas, enquanto essa gentalha glorificava Scolari, é uma perda de memória lamentável que não encontra justificação em nada...

Nota final:
Não foi um penalty sobre Pardo, foram três. Danilo devia ter sido expulso, assim como Alex Sandro e Fabiano, sem esquecer Tello por excesso de velocidade. Pelo contrário, o amarelo a Danilo do Braga foi  injustamente mostrado. Portanto, contabilizem lá como dois pontos a mais para o F.C.Porto na classificação virtual.

Como sempre disse, não é porque o Rui Geloso Santos agora diz algumas coisas a favor do F.C.Porto que mudo de opinião acerca da figura sinistra. Mas não deixa de ser curioso ver a reacção dos benfiquistas... até uma petição organizaram contra o Geloso.

Futebol, sub 19, SLB 0 - F.C.Porto 3. Leonardo, Rui Pedro e Bruno Santos.
Hóquei em Patins, Liga Europa, quartos-de-final, 1ª mão, SLB 3 - F.C.Porto 3. Pedro Moreira 2 e Caio 1. Tudo em aberto para a 2ª mão a disputar no Dragão Caixa no dia 22 de Março.
Andebol, Taça EHF, F.C.Porto 29 - Vojvodina 23. Continuamos na luta pelo apuramento.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset