Populares Mês

terça-feira, 12 de setembro de 2017


Começa amanhã, frente aos turcos do Besiktas, a 22ª participação do F.C.Porto na Champions League. Sendo o clube português com mais participações e o único que teve o privilégio da a ganhar, naquele que é e de longe, o maior feito conseguido por um clube luso na história dos desportos colectivos a nível mundial, os Dragões têm responsabilidades acrescidas na prova. Mesmo sendo o saldo frente a equipas da Turquia altamente favorável, em oito jogos, seis vitórias e dois empates, na Champions não há almoços grátis que é como quem diz, não há equipas fáceis.
Por isso, num grupo muito equilibrado, entrar a ganhar é importante, mais ainda porque é um jogo em casa. Sem esquecer que o principal objectivo da época é a reconquista do título nacional, o F.C.Porto, pela sua história na prova, pelo seu prestígio, pela necessidade financeira - uma vitória vale milhão e meio e o empata 500 mil euros -, pela valorização dos seus jogadores na montra da mais importante prova entre clubes do futebol mundial, não pode encarar o jogo de amanhã de ânimo leve. Não vai ser fácil, mas a melhor versão do Porto 2017/2018, aquele Porto pressionante, dinâmico, vertical e que junta a atitude e raça, a uma qualidade de jogo muito aceitável, com a ajuda do público do Dragão, pode causar água pela barba a Quaresma, Pepe, Talisca e companhia, entrar com o pé direito na Champions.

A minha equipa:
Casillas, Ricardo, Felipe, Marcano e Alex Telles, Óliver e Danilo, Corona, Marega, Soares e Brahimi.

 
A famosa estrutura do Benfica é um mito. Como se tem visto nos últimos tempos, apertados, os homens da estrutura parecem galinhas doidas. A desorientação é tal que a coisa já vai numa providência cautelar para impedir o F.C.Porto de divulgar mais e-mails - pensei que iam por outro caminho e quantos mais e-mails "falsos", mais milhões de indemnização, os 50 já iam em 100 - a cassete da intimidação e coacção é repetida todos os dias, os cartilheiros continuam na rádio, televisão e jornais a dizer o que lhes manda o janela opaca. Mas a galinha mais doida, loucura total mesmo, é aquela que ontem à noite proporcionou o mais belo momento televisivo do ano. Sem beber água e por isso com a boca seca, sem pestanejar e sem mexer um músculo - ia dizer uma banha, mas arrependi-me -, colocou um ar solene e atirou:
«Comparo a eleição de Domingos Soares Oliveira para a Associação Europeia de Clubes à de António Guterres para a ONU e à de Durão Barroso para a Comissão Europeia.»
Só me apetece dizer: bendito clube que tem gente desta a servi-lo.
Bendita televisão que tem gente desta como comentador.
Não há dinheiro nenhum que pague o sentimento de frustração por saber que entre tantos e tantos adeptos do F. C.Porto não há nenhuma mente tão brilhante. Ninguém capaz de proporcionar momentos que de certeza vão perdurar.
Na foto da direita podem comprovar que já em 1911 as práticas do  Benfica deixavam muito a desejar. Estás-lhes nas raízes...

PS - Houve um clube que quando dominava o futebol português foi acusado de tudo, mesmo que a esse domínio interno juntasse, a coisa pouca, de uma Taça UEFA e uma Champions League. O clube que domina actualmente o futebol português, como tem visto, lá fora é pequeno, por muito que apregoe grandeza. E não é preciso dizer mais nada...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset